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Empresários veem Tangará da Serra em condições de manter comércio aberto; Decreto 532 tem caráter recomendatório

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Apesar do município de Tangará da Serra estar classificado como de risco “muito alto” de contaminação pelo novo coronavírus, Tangará da Serra não deverá, ao menos por enquanto, adotar medidas mais restritivas recomendadas pelo governo do estado através do decreto 532/2020.

O próprio prefeito Fábio Martins Junqueira afirmou, nas redes sociais, que não tem intenção, ao menos por enquanto, de ampliar as restrições já impostas no município.

Mesmo com o número crescente de casos de contaminação, o município mantém um índice de recuperação ao redor de 80% entre os pacientes acometidos pela Covid-19. Até ontem, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo município, eram 412 registros da doença, número do qual são deduzidos os 333 pacientes que evoluíram para a cura.

Assim, Tangará da Serra, que até ontem registrava seis óbitos, contabilizava um saldo de 73 pacientes com a doença ativa.

O município se insere, então, na faixa entre 51 e 150 casos ativos. Acrescentando-se a taxa de crescimento da contaminação (TCC) de 48,21%, o município fica enquadrado na classificação de risco “muito alto”.

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ACITS e CDL

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra, Alessandro Rodrigues Chaves, não vê necessidade de seguir a recomendação de maiores restrições do governo estadual. Para ele, os estabelecimentos comerciais tem seguido rigorosamente os protocolos de prevenção da doença, com higienização, disponibilização de álcool 70%, monitoramento e aferição de temperaturas corporais dos colaboradores.

“Nossa realidade aqui em Tangará da Serra é diferente da que o estado apresenta. O comerciante está trabalhando de forma muito consciente, seguindo os rigores da prevenção, e o município tem adotado medidas, via decreto e através de comitê (Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus), para manter o controle, como o decreto da ‘lei seca’. Além disso, temos 80% de recuperados, então, vejo o município numa situação muito confortável em não aderir, em não seguir a recomendação do governo do estado”, disse Chaves.

Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), Junior Rocha, avalia que o decreto 532 tem natureza recomendatória e ajusta a análise de risco considerando o número de casos confirmados e número de leitos disponíveis.

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Júnior observa, porém, que o governador não tem poder para decretar quarentena no Estado e também não prevê a quarentena na publicação oficial. “O decreto do governo não tem força legal para determinar efeitos de lockdown em Tangará da Serra. A análise para medida mais radical passa por decisão do prefeito. Em Cuiabá e Várzea Grande as medidas mais severas estão ocorrendo por determinação judicial. Então, ao meu ver, Tangará continua tendo plena condição de manter o comércio aberto”, disse.

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Colheita estrangulada e logística insuficiente encarecem frete em até 73,9% no MT

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Mato Grosso deve colher 47 milhões de toneladas de soja na safra atual. Em meio a esse volume de grãos, o atraso na colheita em razão das chuvas reflete diretamente no fluxo do escoamento.

A colheita está acelerada, aproveitando as janelas de sol para o trabalho das máquinas nas lavouras. Aí é que vem o problema, na medida em que o estrangulamento da colheita encarece o frete em até 70% em algumas rotas a partir de Mato Grosso e esse ritmo de alta deve seguir nesse mês de fevereiro, segundo especialistas do setor.

Mato Grosso ainda depende muito do modal rodoviário e há poucas opções de ferrovias e praticamente nada de hidrovias. Para agravar o cenário, não há caminhões suficientes para atender a demanda, o que catapulta o preço do frete. Por exemplo, na rota Sorriso-Santos o preço do frete por tonelada subiu de R$ 330,00 para R$ 340,00 em janeiro e, agora, em fevereiro, se aproxima de R$ 500,00. Especialistas preveem que para essa rota o prelo do frete/tonelada chegue a R$ 600,00 ainda nesse mês.

Colheita apertada integra cenário de alta nos preços do frete em Mato Grosso.

Para transportar a soja de Sorriso a Rondonópolis, em 15 dias o frete subiu de R$ 118/tonelada para R$ 205/tonelada. Ou seja, um aumento de 73,7%. Outra opção para descarregamento da soja em trens, na rota Querência-Rio Verde(GO), o frete teve alta semelhante, de 73,9%, saltando de R$ 138/tonelada para R$ 240/tonelada.

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Outro gargalo é a insuficiência do sistema de armazenagem, cuja capacidade é de 65% da safra, incluindo as próprias fazendas, as cerealistas, empresas e tradings. O governo, por sua vez, não contribui para uma solução, ainda que disponibilize linhas de crédito para a estocagem nas propriedades através do Plano de Construção de Armazéns (PCA).

Mesmo com disponibilização de R$ 3,3 bilhões pelo PCA a juros anuais de 7% e R$ 4,5 bilhões para armazéns maiores com juros de 8,5% ao ano, o prazo de apenas 10 anos para pagamento são muito curtos para o tamanho dos investimentos.

Por fim, o diesel subiu R$ 0,22/litro nas refinarias. Vale lembrar que o combustível responde por 50% do custo do frete.

As altas verificadas no frete recaem, também, no preço dos fertilizantes.

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