TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Em Tangará da Serra, quarentena geral termina domingo; Feiras passam a ser ‘Mercados Públicos’

Publicado em

Domingo (05/04) é o último dia da quarentena geral imposta pelo poder público municipal por conta da pandemia COVID-19, em Tangará da Serra. A confirmação é do prefeito Fábio Martins Junqueira, através da assessoria de imprensa da prefeitura.

(*) Ao final da matéria, íntegra do áudio do prefeito Fábio Martins Junqueira sobre a quarentena e os mercados públicos.

Segundo Junqueira, o município se enquadra no artigo 6º do Decreto 432 (31/03/2020) do Governo do Estado, que prevê as medidas de contenção da pandemia para municípios com transmissão local do coronavírus. Neste artigo consta que, além da manutenção das restrições de atividades e no comércio, permanecem em quarentena (segundo inciso II) as pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com insuficiência renal crônica, com doença respiratória crônica, com doença cardiovascular, com câncer, com doença autoimune ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico e/ou gestantes e lactantes.

Veja íntegra do decreto no link: http://www.mt.gov.br/documents/21013/13951649/Decreto+dia+31+de+mar%C3%A7o+coronav%C3%ADrus/a5404f20-ccb1-67a1-0032-72dedad32ed7

Leia mais:  Sorteio da campanha Natal Premiado CDL acontece neste sábado, a partir das 13h00

Ao mesmo tempo, o decreto libera a circulação das pessoas exclusivamente para a realização de necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercício de atividades essenciais. Ficam mantidas as barreiras sanitárias e o toque de recolher a partir das 20hs.

Mercados públicos

A partir de segunda-feira (06/04) passa a vigorar decreto municipal (ainda a ser divulgado) que converte as atuais feiras livres do município (Centro, Cidade Alta e Vila Esmeralda) em Mercados Públicos Municipais. A medida tem relação com a prevenção e monitoramento da COVID-19.

Segundo o prefeito Fábio Junqueira, ficam criados os Mercados Públicos do Centro, da Cidade Alta e da Grande Esmeralda, nos locais de costume, funcionando às segundas, quartas e sextas, durante o dia inteiro, com revezamento entre os produtores conforme organização da Associação dos Feirantes.

Poderão funcionar no sábado os mercados da Grande Esmeralda (07 às 12hs) e da Cidade Alta (12 às 18hs). A feira de domingo, no Centro, deixará de ser realizada, ao menos por enquanto.

Serão permitidos somente comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e alimentos produzidos (salgados, pamonhas, tapiocas, queijos e embutidos, etc.) não sendo permitido consumo no local.

Leia mais:  Risco de rompimento de represa deixa em alerta região de Assari-Barra do Bugres

Também fica vedada a comercialização de produtos de artesanato e importados, pelo menos enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Os três mercados públicos também terão uma única entrada e uma única saída, com controle pela Associação dos Feirantes, para evitar aglomerações.

Ouça áudio do prefeito:

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Published

on

Em Tangará da Serra, a Feira do Produtor do Centro é de uma diversidade singular quando se trata de alimentos. E esta variedade de produtos pode ser conferida neste domingo (19), a partir das 05h00.

(*) Veja série de fotos a seguir.

No maior mercado público de Mato Grosso, o consumidor encontra o melhor da agricultura familiar local, com inúmeras opções em hortifrutis, carnes e embutidos, produtos coloniais, leite e derivados, pães e doces, temperos e condimentos, além da praça de alimentação.

“Mas, na Feira do Centro não tem só alimentos. Tem a arte, tem o artesanato, tudo de bom gosto”, destaca o presidente da Associação dos Feirantes (ASFET), Valdeci Ferraz Aquino.

No box 49-C, Dª Eva Rodrigues da Silva comercializa pilões, tábuas de corte, pás de cozinha e outras utilidades artesanais que ela mesmo produz. “É no bambu e na garapeira”, diz Dª Eva, que faz o seu trabalho no sítio localizado na Agrovila 01, do Assentamento Antônio Conselheiro.

Leia mais:  IPES oferece vagas para as séries do Fundamental “1” com turmas pela manhã e à tarde

Ali perto, num dos corredores centrais da Feira, do lado para a rua José Cândido Melhorança (Rua 24), a arte chama atenção. Trata-se da artista plástica Gloria Borges, que mostra e oferece arte sobre tela e artesanato, uma riqueza em cores para decoração de ambientes.

Glória mostra seu talento ao retratar em arte os pássaros da região de Tangará da Serra, figuras humanas e outras inspirações. Também apresenta adornos, como pinturas em pedras e artesanatos, como cestos feitos com fibra de bananeira.

Vale à pena conferir!

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana