TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Eleições/2020: Tangará da Serra terá 219 seções e 69.332 eleitores aptos a votar; Baixo número de voluntários preocupa

Publicado em

Um total de 69.332 eleitores são esperados nas urnas pela Justiça Eleitoral no dia 15 de novembro para as eleições municipais, em Tangara da Serra. As informações são do Cartório da 19ª Eleitoral.

Outros 6.768 eleitores tangaraenses tiveram seus títulos cancelados por não terem comparecido em três pleitos consecutivos e 958 estão com seus títulos suspensos por condenação criminal.

Os eleitores, que naquela data escolherão os novos prefeito e vice, além dos 14 vereadores, estão distribuídos em 219 seções eleitorais em 33 locais de votação.

Entre estes locais, vale destacar o remanejamento das urnas das seções da Escola Fábio Diniz Junqueira para a Creche Futuro Brilhante em razão das obras de reformas do educandário. Ou seja: quem antes votava na Fábio Diniz, no dia 15 de novembro terá de ir até à Futuro Brilhante depositar seu voto.

Voluntariado em baixa

Um problema, porém, chama atenção desde o início dos trabalhos da 19ª Zona Eleitoral com vistas ao próximo pleito. “Estamos tendo dificuldades com o baixo número de mesários voluntários. Hoje não temos nem metade. Há muitos pedidos de dispensa e baixa inscrição de voluntários”, consta em comunicado do Cartório Eleitoral à imprensa.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

A origem do problema é o cenário incerto da pandemia do coronavírus para os próximos meses, a Justiça Eleitoral está especialmente preocupada com o possível “apagão” nesta etapa-chave do processo das eleições municipais deste ano.

Em Tangará da Serra, a demanda para o pleito é de 876 mesários para as 219 sessões, além do pessoal de apoio e logística. Vale lembrar que a 19ª Zona Eleitoral também abrange as sessões de Nova Olímpia, onde as 45 sessões distribuídas em oito locais demandarão 180 mesários, além dos demais atuantes.

Segundo o Cartório Eleitoral, voluntários inscritos ainda não representam nem metade da demanda.

Os dois municípios somam 81.867 eleitores aptos, sendo 69.332 em Tangará da Serra e 12.535 em Nova Olímpia.

Temor

O temor dos possíveis mesários é a justamente a aglomeração. Este ano os representantes da Justiça Eleitoral que compõem a mesa receptora de votos terão de ficar três horas a mais na sala de votação após decisão do TSE, o que aumentará a exposição. OU seja, a pandemia vai assustar as pessoas que forem convocadas pelos riscos, entre os quais o compartilhamento de material e documentos para conferir no dia da votação.

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Outro detalhe é que as filas serão inevitáveis em caso de problema técnico na urna, o que poderá gerar tumulto na seção.

A busca por voluntários, porém, continua. A 19ª Zona Eleitoral já tem páginas no Facebook e no Instagram para informações. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/canal-do-mesario/inscricao.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

Published

on

Uma das atrações da Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, é o setor de carnes. É ali que se encontra bons cortes de carnes bovina, suína, os embutidos e derivados, além de peixes. Nesse domingo de Páscoa, a Feira começa a atender a partir das 05h00.

O dia é especial e  muitos consumidores optam pelo churrasco, e aí vão cortes bovinos e suínos que a Feira do Centro oferece para preparar na brasa. “Nosso setor de carnes é muito frequentado, especialmente aos domingos. As opções são várias, e fica ao gosto do consumidor escolher o que mais lhe convém na ocasião”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),Valdeci Ferraz Aquino.

Tradicional feira de domingo é atração em Tangará da Serra.

Churrasqueadas à parte, há quem valorize uma boa carne de panela como prato principal no domingo. E uma opção deliciosa é o músculo ao molho na pressão, acompanhado da tradicional polenta. (Veja receita ao final do texto)

Leia mais:  Feira do Centro: Entre os cortes bovinos, o músculo se sobressai em sabor e maciez

O corte

O músculo bovino, ou garrão, é aquela carne que deriva das pernas dianteiras e traseiras do boi. É um corte versátil (o mesmo do ossobuco) e nutritivo. É rico em colágeno, possui textura firme e sabor marcante, sendo ideal para receitas que exigem cozimento prolongado.

É considerado uma carne de segunda, geralmente mais acessível. É uma carne magra, com baixo teor de gordura e rico em colágeno, proteínas e nutrientes. Por isso, pode ser utilizada na alimentação infantil.

Seu sabor é marcante e se acentua com o cozimento. É versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações, como guisados, carnes de panela, sopas e ensopados.

Veja, na sequência, receita de músculo na pressão, com polenta.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana