conecte-se conosco


Cidades & Geral

Eleições/2020: Tangará da Serra terá 219 seções e 69.332 eleitores aptos a votar; Baixo número de voluntários preocupa

Publicado

Um total de 69.332 eleitores são esperados nas urnas pela Justiça Eleitoral no dia 15 de novembro para as eleições municipais, em Tangara da Serra. As informações são do Cartório da 19ª Eleitoral.

Outros 6.768 eleitores tangaraenses tiveram seus títulos cancelados por não terem comparecido em três pleitos consecutivos e 958 estão com seus títulos suspensos por condenação criminal.

Os eleitores, que naquela data escolherão os novos prefeito e vice, além dos 14 vereadores, estão distribuídos em 219 seções eleitorais em 33 locais de votação.

Entre estes locais, vale destacar o remanejamento das urnas das seções da Escola Fábio Diniz Junqueira para a Creche Futuro Brilhante em razão das obras de reformas do educandário. Ou seja: quem antes votava na Fábio Diniz, no dia 15 de novembro terá de ir até à Futuro Brilhante depositar seu voto.

Voluntariado em baixa

Um problema, porém, chama atenção desde o início dos trabalhos da 19ª Zona Eleitoral com vistas ao próximo pleito. “Estamos tendo dificuldades com o baixo número de mesários voluntários. Hoje não temos nem metade. Há muitos pedidos de dispensa e baixa inscrição de voluntários”, consta em comunicado do Cartório Eleitoral à imprensa.

Leia mais:  Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

A origem do problema é o cenário incerto da pandemia do coronavírus para os próximos meses, a Justiça Eleitoral está especialmente preocupada com o possível “apagão” nesta etapa-chave do processo das eleições municipais deste ano.

Em Tangará da Serra, a demanda para o pleito é de 876 mesários para as 219 sessões, além do pessoal de apoio e logística. Vale lembrar que a 19ª Zona Eleitoral também abrange as sessões de Nova Olímpia, onde as 45 sessões distribuídas em oito locais demandarão 180 mesários, além dos demais atuantes.

Segundo o Cartório Eleitoral, voluntários inscritos ainda não representam nem metade da demanda.

Os dois municípios somam 81.867 eleitores aptos, sendo 69.332 em Tangará da Serra e 12.535 em Nova Olímpia.

Temor

O temor dos possíveis mesários é a justamente a aglomeração. Este ano os representantes da Justiça Eleitoral que compõem a mesa receptora de votos terão de ficar três horas a mais na sala de votação após decisão do TSE, o que aumentará a exposição. OU seja, a pandemia vai assustar as pessoas que forem convocadas pelos riscos, entre os quais o compartilhamento de material e documentos para conferir no dia da votação.

Leia mais:  Governador autoriza licitação do primeiro lote de pavimentação da MT-358, no Chapadão

Outro detalhe é que as filas serão inevitáveis em caso de problema técnico na urna, o que poderá gerar tumulto na seção.

A busca por voluntários, porém, continua. A 19ª Zona Eleitoral já tem páginas no Facebook e no Instagram para informações. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/canal-do-mesario/inscricao.

publicidade

Cidades & Geral

Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Publicado

Uma forte e extensa massa de ar frio atinge o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

Em Mato Grosso, o frio poderá ser recorde a partir da noite de quarta-feira (18), com mínimas de 7°C na capital, Cuiabá, e de 5° C em Tangará da Serra. Na quinta-feira, os termômetros poderão apontar 4°C na cidade da Serra de Tapirapuã (Veja imagem abaixo).

A friagem deverá persistir por até uma semana, segundo previsões nos principais sites especializados em meteorologia do país, como o Clima Tempo, o Cptec/Inpe e o Inmet.

A figura a seguir, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresenta a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19 (quarta-feira e quinta-feira).
Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira onde as temperaturas deverão ser negativas.

Leia mais:  Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana