TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Eleições/2020: Tangará da Serra terá 219 seções e 69.332 eleitores aptos a votar; Baixo número de voluntários preocupa

Publicado em

Um total de 69.332 eleitores são esperados nas urnas pela Justiça Eleitoral no dia 15 de novembro para as eleições municipais, em Tangara da Serra. As informações são do Cartório da 19ª Eleitoral.

Outros 6.768 eleitores tangaraenses tiveram seus títulos cancelados por não terem comparecido em três pleitos consecutivos e 958 estão com seus títulos suspensos por condenação criminal.

Os eleitores, que naquela data escolherão os novos prefeito e vice, além dos 14 vereadores, estão distribuídos em 219 seções eleitorais em 33 locais de votação.

Entre estes locais, vale destacar o remanejamento das urnas das seções da Escola Fábio Diniz Junqueira para a Creche Futuro Brilhante em razão das obras de reformas do educandário. Ou seja: quem antes votava na Fábio Diniz, no dia 15 de novembro terá de ir até à Futuro Brilhante depositar seu voto.

Voluntariado em baixa

Um problema, porém, chama atenção desde o início dos trabalhos da 19ª Zona Eleitoral com vistas ao próximo pleito. “Estamos tendo dificuldades com o baixo número de mesários voluntários. Hoje não temos nem metade. Há muitos pedidos de dispensa e baixa inscrição de voluntários”, consta em comunicado do Cartório Eleitoral à imprensa.

Leia mais:  Literatura de Mato Grosso brilhou na Bienal com a obra “Ela por Elas”, de Sueli Batista

A origem do problema é o cenário incerto da pandemia do coronavírus para os próximos meses, a Justiça Eleitoral está especialmente preocupada com o possível “apagão” nesta etapa-chave do processo das eleições municipais deste ano.

Em Tangará da Serra, a demanda para o pleito é de 876 mesários para as 219 sessões, além do pessoal de apoio e logística. Vale lembrar que a 19ª Zona Eleitoral também abrange as sessões de Nova Olímpia, onde as 45 sessões distribuídas em oito locais demandarão 180 mesários, além dos demais atuantes.

Segundo o Cartório Eleitoral, voluntários inscritos ainda não representam nem metade da demanda.

Os dois municípios somam 81.867 eleitores aptos, sendo 69.332 em Tangará da Serra e 12.535 em Nova Olímpia.

Temor

O temor dos possíveis mesários é a justamente a aglomeração. Este ano os representantes da Justiça Eleitoral que compõem a mesa receptora de votos terão de ficar três horas a mais na sala de votação após decisão do TSE, o que aumentará a exposição. OU seja, a pandemia vai assustar as pessoas que forem convocadas pelos riscos, entre os quais o compartilhamento de material e documentos para conferir no dia da votação.

Leia mais:  Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Outro detalhe é que as filas serão inevitáveis em caso de problema técnico na urna, o que poderá gerar tumulto na seção.

A busca por voluntários, porém, continua. A 19ª Zona Eleitoral já tem páginas no Facebook e no Instagram para informações. As inscrições podem ser feitas pelo link http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/canal-do-mesario/inscricao.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Published

on

Os termômetros voltarão a cair a partir da madrugada entre quinta e sexta-feira próximas em Tangará da Serra e boa parte de Mato Grosso. A previsão é dos sites especializados em meteorologia, como o Climatempo.

Segundo o portal, as mínimas previstas caem de cerca de 14 °C nesta quarta-feira (16) para cerca de 12 °C na madrugada de quinta para sexta-feira. A máxima não deverá superar os 28 °C no último dia útil da semana. Essa leve friagem se estenderá no fim de semana, com mínimas na faixa dos 12 °C nas noites de quinta e sexta, e máximas diurnas entre 24 °C e 28 °C .

Queda na temperatura deverá ser observada na madrugada de quinta para sexta-feira.

Meteorologistas apontam que essa queda de temperatura é resultado da chegada de uma incursão de ar mais frio, ainda que sem a formação de uma frente fria organizada. No entanto, o padrão de friagem — característico da Amazônia e Centro‑Oeste no inverno — está em curso, influenciado por fluxos de massa polar via Bacia do Paraguai.

Leia mais:  Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Nova friagem

A próxima quinta-feira marcará o início de uma fase mais fria na região de Tangará da Serra, com friagem característica do inverno regional. E os efeitos dessa fase poderão ser sentidos ao longo das próximas duas semanas.

As projeções indicam a possibilidade de uma nova frente fria, mais intensa, entre os dias 29 e 31 de julho, com chance de leve chuvisco e certa instabilidade antes da incursão do ar frio. Embora ainda sem confirmação total, essa previsão deriva de tendências observadas no modelo de 15 dias do Climatempo e corroboradas pelo AccuWeather, que indica queda gradual nas máximas após o dia 29.

Atenção necessária

  • Quinta (17/7): queda térmica já desde a madrugada, com mínimas caindo para ~12 °C e máximas entre 26–28 °C.
  • Sexta e sábado: continuidade da friagem, sem perspectiva de chuva significativa.
  • Final de julho: atenção para possível frente fria com leve instabilidade entre os dias 29 e 31, com nova queda nas temperaturas e chance de chuviscos.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana