TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

COVID-19: Três bairros concentram 50% dos casos em Tangará da Serra; 80% dos infectados tem entre 31 e 60 anos

Publicado em

Segundo boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde, três bairros concentram a metade dos 34 casos de infecção pelo novo coronavírus em Tangará da Serra. São eles o Alto da Boa Vista (08 casos), Cidade Alta (06 casos) e Centro (03 casos).

(Acima, imagem do mapa da cidade com os casos registrados)

Dos 34 pacientes infectados no município, as mulheres respondem por 53% e os homens por 47%. Destes, 27 contaminados (80%) possuem faixa etária entre 31 e 60 anos (11 casos de 31 a 40 anos; outros 11 de 51 a 60 anos; e 05 de 41 a 50 anos).

O município soma, nesta segunda-feira (18), 301 casos suspeitos notificados. Destas notificações, 232 estão descartadas como sendo de Covid-19. Além dos 34 casos confirmados –  sendo 15 deles com pacientes curados e outros 19 em isolamento domiciliar -, há outros 35 casos em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). Não há óbitos, nem pacientes internados.

(Veja quadro abaixo)

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Avanço da gripe e UPA lotada levam município a ampliar atendimento nas USFs; vacinação dia 25

Published

on

A elevação dos casos de Influenza A em Tangará da Serra nas últimas duas semanas provocou aumento na demanda por atendimentos na rede pública de saúde, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que registra superlotação.

Diante do cenário, o município anunciou medidas para ampliar a capacidade de atendimento. As ações foram informadas pelo prefeito Vander Masson (União) na última quinta-feira (09), após recebimento de relatório da Secretaria Municipal de Saúde indicando o crescimento dos casos de gripe e a pressão sobre a UPA.

Como medida emergencial, o município prevê a ampliação do horário de atendimento até as 23h, de segunda a sexta-feira, no Posto Central e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Cohab e Jardim Presidente. A implementação depende de autorização da Câmara Municipal para a contratação de médicos. Para isso, o Executivo encaminhou projeto de lei ao Legislativo.

Também foi anunciada a ampliação do número de leitos hospitalares contratados junto à rede privada. O total passará de 20 para 28 leitos disponíveis nos dois hospitais particulares do município.

Situação de alerta

Mato Grosso apresenta cenário de alerta para aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2026, com a Influenza A entre os principais vírus em circulação. O estado registra crescimento nas internações e nas notificações da doença.

Dados recentes indicam elevação no número de casos suspeitos de influenza e aumento da pressão sobre os serviços de saúde. Em Cuiabá, também há registro de crescimento das infecções respiratórias.

Entre os vírus identificados nos casos de SRAG, a Influenza A aparece com frequência, ao lado do vírus sincicial respiratório (VSR) e do rinovírus.

A Fundação Oswaldo Cruz monitora a evolução da doença no país e aponta avanço da influenza em 18 estados e no Distrito Federal. Mato Grosso está entre as unidades da federação com maior impacto.

Os casos de SRAG associados ao VSR seguem em alta, principalmente entre crianças de até dois anos, com registros em estados do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Vacinação

A campanha nacional de vacinação contra a influenza ocorre entre 28 de março e 30 de maio, voltada aos grupos prioritários.

Em Tangará da Serra, a aplicação das doses está prevista para o dia 25. A vacinação será realizada em todas as USFs, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, destinada ao público prioritário. (Veja quadro abaixo)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana