Composta por 19 municípios (ver quadro ao final do texto), a região de influência econômica de Tangará da Serra soma 405 mil habitantes, o que representa 12% da população de Mato Grosso. Nestas cidades, a Covid-19 acometeu um total de 2.264 pessoas até ontem (quarta, 08).
O levantamento é do Enfoque Business, com base no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de ontem e, também, das prefeituras.

Quatro destes municípios – Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio – somam 1.630 infectados desde o início da pandemia, o que corresponde a 71,9% do total de casos da região, segundo mostra a tabela ao final do texto.
Incidência

A incidência da doença na região é de quase 55,82 pacientes por cada grupo de 10 mil pessoas. Campos de Júlio é o município mais afetado, com uma incidência de 177,94. Sapezal figura como segundo município de maior incidência, com índice de 109,30. Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis vem logo em seguida, com respectivas incidências de 89,71 e 83,29 por cada grupo de 10 mil pessoas. (Gráfico da incidência a seguir)
Curados

O número de recuperados na região, no geral, é satisfatório. São 1.513 pessoas curadas da Covid-19, perfazendo um índice de 66,83% em relação ao número de infectados. Também são de Campos de Júlio (86%), Tangará da Serra (78%), Campo Novo do Parecis (71%) e Sapezal (68%) os melhores índices de cura de pacientes que contraíram a doença. (Gráfico de cura a seguir)
Letalidade

Os óbitos somam 41 entre os 19 municípios pesquisados, indicando uma taxa de letalidade de 1,81%. O maior número de óbitos é de Tangará da Serra, 11, mas o município possui uma taxa de letalidade abaixo da média regional, com 1,18%. (Gráfico de letalidade a seguir)
Comparações
Comparando com os índices estadual e nacional, a região mostra uma incidência menor (55,82/10 mil) que o índice geral do estado, que registra 71,19 infectados para cada grupo de 10 mil habitantes. Ante o índice geral de incidência no país – 81,5/10 mil – a região também possui muito melhor quadro.
Quando ao percentual de recuperados, a região polarizada por Tangará da Serra também figura em condição melhor (66,8%) que o estado (43,7%) e o país (59,5%).
Considerando as taxas de letalidade, a da região, que conta 41 óbitos, é de 1,81%. No estado e no país, as respectivas taxas de letalidade são 3,8% e 4%.
Os números nacionais e estaduais, vale destacar, podem ser conferidos nos links https://covid.saude.gov.br/ e http://www.saude.mt.gov.br.
Parâmetro
O Enfoque Business valeu-se da divisão das populações em grupos de 10 mil pessoas pelo fato da grande maioria dos 141 municípios de Mato Grosso ter menos de 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza grupos de 100 mil pessoas como parâmetro para estas estatísticas.
Quadro abaixo mostra detalhamento dos números da região.
