TANGARÁ DA SERRA

Saúde Pública

Coronavírus leva à suspensão de aulas, eventos, atividades privadas e eleições suplementares

Publicado em

Escolas, universidades, eventos e até eleições. O coronavírus está paralisando tudo em Tangará da Serra, em Mato Grosso, no Brasil e pelo mundo afora.

Ainda ontem, o Sicredi anunciou a suspensão das suas assembleias com cooperados e ainda irá deliberar se mantém para o dia 31 de março a inauguração de sua nova agência em Tangará da Serra, no bairro Cidade Alta. Na mesma cidade, atividades em academias fitness foram suspensas, assim como eventos culturais e esportivos.

Ensino público e privado

Ontem (segunda-feira, 16), o governo de Mato Grosso e o Ministério da Educação anunciaram a suspensão das aulas nas escolas da rede pública estadual e nas instituições de nível superior (UNEMAT e IFMT). Também ontem, universidades particulares – como a UNIC – anunciaram a suspensão das aulas, mantendo apenas o expediente interno com as devidas precauções.

Em sua decisão, o prefeito estabelece que as aulas nas redes municipal e particular de ensino permanecerão suspensas do dia 23 de março ao dia 5 de abril.

Ainda na manhã desta terça-feira (17), o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, anunciou a suspensão das aulas nas redes pública municipal e privada do município. A suspensão das aulas se dá nos termos do Decreto nº 407, assinado ainda ontem (segunda-feira, 16) pelo Governador do Estado, Mauro Mendes.

Leia mais:  Campanha da vacinação contra pólio começa dia 15; Rotary defende ampliação da cobertura

Em sua decisão, o prefeito estabelece que as aulas nas redes municipal e particular de ensino permanecerão suspensas do dia 23 de março ao dia 5 de abril.

Segundo a Assessoria do Executivo, a prefeitura de Tangará da Serra já adotou medidas de antecipação para tentar diminuir as chances da pandemia coronavírus – que já superou a barreira de 6 mil mortes e 160 mil infectados em todo o mundo – chegar com força ao município.

Eleições suplementares

Também em razão do risco de propagação do coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta terça-feira (17) a suspensão da eleição suplementar ao Senado, em Mato Grosso, marcada para o dia 26 de abril. A decisão é da ministra Rosa Weber, que na semana passada rejeitou o mesmo pedido feito pelo governo do Estado.

Agora, a ministra enfatizou que a preocupação externada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso justifica o reexame da matéria. Destacou também a necessidade de definição porque a período de propaganda eleitoral teria início nesta quarta-feira (18). Weber destaca que uma nova data deverá ser marcada, o mais brevemente possível.

Leia mais:  Campanha da vacinação contra pólio começa dia 15; Rotary defende ampliação da cobertura

A eleição suplementar em Mato Grosso foi marcada pelo TSE no dia 22 de janeiro, ficando agendada para 26 de abril. A decisão foi tomada após confirmação da cassação da senadora Selma Arruda (Podemos) por caixa 2 e abuso de poder econômico.

Na última semana, os partidos realizaram as convenções e foram confirmados 12 candidatos para disputar a vaga de Selma.

Vacância

Apesar da eleição ter sido confirmada, no dia 31 de janeiro o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu liminar para que o terceiro colocado nas eleições ao Senado, Carlos Fávaro (PSD), assumisse interinamente, em caso de vacância, a vaga da senadora cassada Selma Arruda (Podemos). Ainda não assumiu porque o Senado ainda não declarou a vacância.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Campanha da vacinação contra pólio começa dia 15; Rotary defende ampliação da cobertura

Published

on

Começa no próximo dia 15 (segunda-feira) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no estado de Mato Grosso. A campanha, que estava prevista para começar no início dessa semana, foi adiada em razão do atraso na remessa das vacinas pelo Ministério da Saúde.

As doses da vacina são custeadas através de parceria de alcance mundial, em ação conjunta liderada pelo Rotary Internacional, através da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Segundo o governador assistente da região 6 do Distrito 4440 do Rotary, Alfredo Acácio Nuernberg, a cobertura vacinal contra a poliomielite ainda está baixa em Mato Grosso. “Podemos ampliar esta cobertura e vamos levar esta campanha ao conhecimento do público através da Imprensa, das redes sociais e do trabalho dos nossos companheiros de Rotary, divulgando amplamente os dias de campanha de vacinação”, disse o membro rotariano.

Estimativa

De acordo com a secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a estimativa é imunizar 227.559 crianças menores de cinco anos. Até o momento, chegaram 170 mil doses da vacina na Rede de Frio do Estado. Como houve o atraso na remessa, as equipes da Vigilância e Atenção à Saúde da SES não tiveram tempo hábil para organizar a logística e distribuir as doses aos municípios até ontem (segunda, 08). Porém, os trabalhos de recebimento das doses, de conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento estão em finalização e a distribuição das doses aos municípios está em vias de iniciar, criando condições para o início da campanha na próxima segunda-feira.

Leia mais:  Campanha da vacinação contra pólio começa dia 15; Rotary defende ampliação da cobertura

Multivacinação

Paralelamente à vacinação contra a poliomielite, o estado promoverá, a partir do dia 15, a campanha de multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente menor de 15 anos. Ao todo, serão aplicadas 700 mil doses de vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação.

Também haverá vacinação, no mesmo período, contra a Covid-19. O Dia “D” de mobilização nacional das duas campanhas está previsto para ocorrer em 20 de agosto, mas os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização para a vacinação de acordo com a realidade local.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana