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Conta de luz: Estiagem encarece energia e consumidor pagará R$ 7,87 a mais a cada 100 kWh

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Os efeitos da estiagem severa vivenciada em grande parte do Brasil serão sentidos também na fatura de energia já neste mês. No último final de semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá bandeira vermelha patamar 2 em setembro, com custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A conta de luz já veio em agosto com um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh (bandeira B – Amarela), já por força da estiagem.

Além das queimadas, estiagem severa reflete no custo da energia elétrica.

Exemplo

Para se ter uma ideia do aumento que virá em setembro, considera-se uma conta de luz com um consumo de 300 kWh. Nesse caso, o adicional a ser pago pelo consumidor será de R$ 23,61.

Porém, esse valor fica, na verdade, ainda maior. Acontece que nas faturas da Energisa há incidência de Cofins (4,9955%) e ICMS (17%) sobre o adicional cobrado. Assim, acrescenta-se mais 21,9955% sobre o adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh, o que eleva a “bandeirada” para R$ 9,60, passando para R$ 28,80 o valor a ser pago a mais. Ou seja, um acréscimo de 8,8% sobre o consumo em exemplo.

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Justificativa

O governo Federal justificou a alta pela previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, resultando em menor afluência nos reservatórios do país. A Aneel prevê uma redução ao redor de 50% abaixo da média.

De acordo com o órgão, esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que as hidrelétricas, passem a operar mais.

Não era acionada bandeira vermelha patamar 2 desde agosto de 2021.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

A Aneel explicou que com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas.

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Natal Premiado: CDL sorteará premiação no próximo dia 18 e aposta em otimismo para 2025

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A Câmara de Dirigentes Lojistas de Tangará da Serra confirmou para o próximo dia 18 o sorteio da campanha Natal Premiado CDL, que oferece como premiação principal uma Chevrolet Montana novinha em folha e prêmios que somam R$ 19.700,00 em vales-compra. O sorteio acontecerá na sede da CDL – Rua Francisco Ferreira Ramos (Rua 20), 117, Centro -, em horário ainda a ser definido pela direção da entidade.

Chevrolet Montana é a premiação principal do sorteio do próximo dia 18, além de R$ 19,7 mil em vales-compra.

Em Tangará da Serra, a campanha Natal Premiado CDL movimentou R$ 35 milhões em vendas e distribuiu cerca de 1,5 milhão de cupons. A avaliação da campanha é positiva. “Tivemos uma promoção que mexeu com a cidade na reta final do ano e ainda segue até o dia 18, criando uma expectativa que levanta o astral do consumidor, que tem a possibilidade de ganhar um carro novo”, destaca o presidente da CDL, Thiago de Souza Santos.

Presidente da CDL, Thiago de Souza Santos: “Tivemos uma promoção que mexeu com a cidade”.

Para Thiago, o varejo poderá surpreender em 2025 com uma curva ascendente da confiança do empresariado e o ânimo do consumidor. Ele observa, porém, que o governo precisa criar boas condições. “O que nós esperamos é que os governos estadual e federal adotem medidas mais assertivas, que beneficiem o crescimento econômico, com redução da carga tributária e dos juros, além de uma política eficiente de incentivos à formação de mão de obra”, afirma o presidente da CDL.

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Alento

Apesar da projeção da economia para 2025 não ser a ideal, o boa movimentação no período natalino e de vidrada de ano no comércio foi um alento para as projeções da economia em 2025.

Segundo diferentes instituições financeiras e de mercado, as vendas de Natal superaram as expectativas mesmo com cenário de juros elevados. Estudo da Neotrust Confi mostra mudança no perfil de consumo, com altas de 76,4% em itens de esporte/lazer e de 74,4% em produtos para casa e construção. A categoria de produtos de saúde cresceu 57%, e a de eletrônicos, 26%.

O Itaú Unibanco, por sua vez, apurou que as lojas físicas registraram crescimento de 12,3% na semana anterior ao Natal comparado ao mesmo período do ano anterior. Restaurantes e bares registraram o maior aumento, com 26,2%, e o setor de turismo e hotéis também apresentou bons resultados, com crescimentos de 16%.

As vendas de Natal em shopping centers cresceram 5,5% em 2024 na comparação com 2023, indica o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

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(Assessoria Especial)

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