conecte-se conosco


Feiras & Eventos

Bioeconomia é tema da X Mostra local de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Escola Técnica Estadual

Publicado

Nos dias atuais, a sustentabilidade é um imperativo para o sucesso das empresas, que precisam cada vez mais entregar valor agregado e lifestyle, não somente mercadorias. Esta é a principal mensagem da X MLCTI – Mostra local de Ciência, Tecnologia e Inovação -, que a Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Tangará da Serra promoveu esta semana. A escola se localiza na rua São Paulo, Jardim Goiás.

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para um Desenvolvimento Sustentável”, a mostra teve sua abertura oficial na noite da última quarta-feira (28), com apresentação de trabalhos nesta quinta, até às 22hs. “A preocupação com o meio ambiente se converte em vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes e desafiadores. Dessa forma, amplia-se a perenidade da marca, em virtude do fortalecimento de sua reputação e credibilidade”, destacou o diretor da Escola Técnica, Juvenil Gilberti, durante abertura do evento.

A professora Carla Zorzo, coordenadora da escola e uma das organizadoras da mostra, destaca que o objetivo da bioeconomia é focar na utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis, ou seja, mais sustentáveis. “Este é o propósito da feira local, estimular a sociedade escolar e o interesse pela pesquisa”, disse. Ela informa que todas as turmas apresentarão, trabalhos produzidos pelos alunos e orientados pelos professores responsáveis das turmas. A feira é aberta à visitação da comunidade externa até às 22hs.

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para um Desenvolvimento Sustentável”, mostra teve sua abertura oficial na noite da última quarta-feira.

Trabalhos

A Escola Técnica de Tangará da Serra tem tradição de conquistas prêmios na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada anualmente em Cuiabá, no mês de outubro.

Em 2016, o trabalho vencedor foi “Sabão em Pó de Mamão Verde”, da turma de Logística. No ano seguinte, foi a vez dos alunos de Manutenção e Suporte em Informática faturarem o primeiro lugar  no evento nacional, com o projeto “Seu Lixo Eletrônico tem Endereço”. Ano passado, o projeto vencedor na capital foi “Papel Artesanal e Sementes”, dos cursandos de Técnico em Meio Ambiente”.

A mostra deste ano apresenta os seguintes projetos:

– Rastreabilidade Bovina – Alternativa de Rentabilidade na Propriedade Rural (Turma Técnico em Agropecuária);

– Integração entre Lavoura, Pecuária e Floresta – Uso de Alternativas par Bioeconomia (Técnico em Agropecuária);

– Babaçu como Alternativa de Complementação de Renda nas Propriedades Rurais (Técnico em Agronegócio);

– Acessórios ECOPET (Técnico em Marketing);

– Pura Bucha (bucha vegetal, Técnico em Administração);

– Bonecas Sustentáveis (Técnico em Administração);

– Hidroponia (Técnico em Agropecuária).

(*) Veja mais fotos deste evento na Galeria de Imagens do Enfoque Business

Fotos da X MLCTI – Mostra local de Ciência, Tecnologia e Inovação -, da Escola Técnica Estadual

 

 

 

publicidade

Feiras & Eventos

Laboratório de Agrotecnologias: Famato Embrapa Show começa nesta quarta-feira

Publicado

A partir de quarta-feira (22), o Cenarium Rural, em Cuiabá, se tornará um grande laboratório de agrotecnologias com a abertura do Famato Embrapa Show. O evento reúne mais de 60 soluções desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para apoiar agricultores e pecuaristas a terem mais eficiência e sustentabilidade na produção.

Dois ambientes compõem o Famato Embrapa Show com atrações simultâneas. A Mostra de Tecnologia é um verdadeiro show room de aplicativos, equipamentos, produtos, cultivares e protocolos de produção. A exposição é feita de forma interativa (em totens informatizados ou via QR Code), ou como pôsteres, minipalestras ou na exibição propriamente dita de cada inovação.

Cenário do evento: Cenarium Rural sediará o Famato Embrapa Show.

Já a programação técnica ocorre no auditório principal, com painéis de debate compostos por palestras de meia hora e um momento para perguntas e respostas. Além disso, haverá apresentações e palestras magnas.

“Desde que a ideia do evento surgiu, em 2018, realizamos um grande trabalho de seleção. Identificamos as tecnologias que seriam mais úteis para os desafios atuais e futuros do agro de Mato Grosso. O resultado é essa grande vitrine de inovações”, afirma o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral.

Laurimar Vendrusculo, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), observa que um dos critérios adotados foi priorizar soluções prontas para serem adotadas pelo produtor rural em sua propriedade. “O papel da Embrapa é produzir ciência e conhecimento para otimizar a produção no campo. O evento será um grande portfólio de tecnologias já projetadas, desenvolvidas, testadas e disponíveis para contribuir para as atividades mais relevantes da agricultura e pecuária de Mato Grosso”, pondera.

Cerca de 60 profissionais da Embrapa, entre pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias e analistas de transferência de tecnologia estarão presentes no evento para explicar sobre os ativos e tirar dúvidas do público. Além deles, representantes de empresas licenciadas para comercialização de sementes e de produtos desenvolvidos pela Embrapa também estarão no evento, gerando possibilidade de aquisição futura das tecnologias que são comercializadas. Muitas das tecnologias, como os aplicativos e recomendações de manejo, são gratuitas.

Alguns temas receberam destaque na programação devido a seu caráter estratégico para o futuro do agro mato-grossense. São eles: solos sustentáveis, agroenergia, sistemas integrados de produção e manejo integrado de pragas. Os quatro serão foco central dos painéis de debate que ocorrem nos dias 23 e 24 de junho.

Guy de Capdeville, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, fará a palestra magna na abertura do Famato Embrapa Show. Ele falará sobre como a Embrapa entrega valor à sociedade brasileira, na noite desta quarta-feira (22).

Anderson Galvão, CEO da consultoria Céleres, traçará um painel com projeções da agricultura brasileira para os próximos anos na tarde de sexta (24). Em seguida, será a vez do ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebello se apresentar realizando um balanço dos dez anos de implantação do Código Florestal Brasileiro e o estado de sustentabilidade da agropecuária do Brasil.

Confira a programação na íntegra clicando em https://sistemafamato.org.br/famatoembrapashow/.

(Fonte: Ascom Famato/Embrapa)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana