Nos dias atuais, a sustentabilidade é um imperativo para o sucesso das empresas, que precisam cada vez mais entregar valor agregado e lifestyle, não somente mercadorias. Esta é a principal mensagem da X MLCTI – Mostra local de Ciência, Tecnologia e Inovação -, que a Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Tangará da Serra promoveu esta semana. A escola se localiza na rua São Paulo, Jardim Goiás.
![](https://enfoquebusiness.com.br/wp-content/uploads/2019/08/X-MLCTI-082019-22.jpg)
Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para um Desenvolvimento Sustentável”, a mostra teve sua abertura oficial na noite da última quarta-feira (28), com apresentação de trabalhos nesta quinta, até às 22hs. “A preocupação com o meio ambiente se converte em vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes e desafiadores. Dessa forma, amplia-se a perenidade da marca, em virtude do fortalecimento de sua reputação e credibilidade”, destacou o diretor da Escola Técnica, Juvenil Gilberti, durante abertura do evento.
A professora Carla Zorzo, coordenadora da escola e uma das organizadoras da mostra, destaca que o objetivo da bioeconomia é focar na utilização de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis, ou seja, mais sustentáveis. “Este é o propósito da feira local, estimular a sociedade escolar e o interesse pela pesquisa”, disse. Ela informa que todas as turmas apresentarão, trabalhos produzidos pelos alunos e orientados pelos professores responsáveis das turmas. A feira é aberta à visitação da comunidade externa até às 22hs.
![](https://enfoquebusiness.com.br/wp-content/uploads/2019/08/X-MLCTI-082019-01.jpg)
Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para um Desenvolvimento Sustentável”, mostra teve sua abertura oficial na noite da última quarta-feira.
Trabalhos
A Escola Técnica de Tangará da Serra tem tradição de conquistas prêmios na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada anualmente em Cuiabá, no mês de outubro.
Em 2016, o trabalho vencedor foi “Sabão em Pó de Mamão Verde”, da turma de Logística. No ano seguinte, foi a vez dos alunos de Manutenção e Suporte em Informática faturarem o primeiro lugar no evento nacional, com o projeto “Seu Lixo Eletrônico tem Endereço”. Ano passado, o projeto vencedor na capital foi “Papel Artesanal e Sementes”, dos cursandos de Técnico em Meio Ambiente”.
A mostra deste ano apresenta os seguintes projetos:
– Rastreabilidade Bovina – Alternativa de Rentabilidade na Propriedade Rural (Turma Técnico em Agropecuária);
– Integração entre Lavoura, Pecuária e Floresta – Uso de Alternativas par Bioeconomia (Técnico em Agropecuária);
– Babaçu como Alternativa de Complementação de Renda nas Propriedades Rurais (Técnico em Agronegócio);
– Acessórios ECOPET (Técnico em Marketing);
– Pura Bucha (bucha vegetal, Técnico em Administração);
– Bonecas Sustentáveis (Técnico em Administração);
– Hidroponia (Técnico em Agropecuária).
(*) Veja mais fotos deste evento na Galeria de Imagens do Enfoque Business
Fotos da X MLCTI – Mostra local de Ciência, Tecnologia e Inovação -, da Escola Técnica Estadual