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Aneel aciona adicional “patamar 2” e fatura de energia virá ainda mais cara em outubro

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A conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1º), com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877.

Vale destacar que incide ICMS (17%) e PIS/Cofins (1,0846% + 4,9955%) sobre o adicional. Assim, O valor sobre cada 100kWh consumido para a ser R$ 9,6949, e não apenas os R$ 7,877 anunciados.

A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) em nota da Aneel, em consequência do risco hidrológico, com reservatórios baixos, e a elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.

O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, em patamares 1 e 2. A cor verde patamar 1 significa tarifa sem custo extra.

A bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde patamar 1, a mais barata do sistema, prevaleceu por vários meses do ano.

Leia mais:  Natal Premiado: CDL sorteará premiação no próximo dia 18 e aposta em otimismo para 2025

De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar a cobrança complementar mais transparente aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele indica os custos da geração de energia no Brasil e possibilita adaptações no consumo para redução no valor da conta de luz.

(Redação EB, com Agência Brasil)

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Natal Premiado: CDL sorteará premiação no próximo dia 18 e aposta em otimismo para 2025

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A Câmara de Dirigentes Lojistas de Tangará da Serra confirmou para o próximo dia 18 o sorteio da campanha Natal Premiado CDL, que oferece como premiação principal uma Chevrolet Montana novinha em folha e prêmios que somam R$ 19.700,00 em vales-compra. O sorteio acontecerá na sede da CDL – Rua Francisco Ferreira Ramos (Rua 20), 117, Centro -, em horário ainda a ser definido pela direção da entidade.

Chevrolet Montana é a premiação principal do sorteio do próximo dia 18, além de R$ 19,7 mil em vales-compra.

Em Tangará da Serra, a campanha Natal Premiado CDL movimentou R$ 35 milhões em vendas e distribuiu cerca de 1,5 milhão de cupons. A avaliação da campanha é positiva. “Tivemos uma promoção que mexeu com a cidade na reta final do ano e ainda segue até o dia 18, criando uma expectativa que levanta o astral do consumidor, que tem a possibilidade de ganhar um carro novo”, destaca o presidente da CDL, Thiago de Souza Santos.

Presidente da CDL, Thiago de Souza Santos: “Tivemos uma promoção que mexeu com a cidade”.

Para Thiago, o varejo poderá surpreender em 2025 com uma curva ascendente da confiança do empresariado e o ânimo do consumidor. Ele observa, porém, que o governo precisa criar boas condições. “O que nós esperamos é que os governos estadual e federal adotem medidas mais assertivas, que beneficiem o crescimento econômico, com redução da carga tributária e dos juros, além de uma política eficiente de incentivos à formação de mão de obra”, afirma o presidente da CDL.

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Alento

Apesar da projeção da economia para 2025 não ser a ideal, o boa movimentação no período natalino e de vidrada de ano no comércio foi um alento para as projeções da economia em 2025.

Segundo diferentes instituições financeiras e de mercado, as vendas de Natal superaram as expectativas mesmo com cenário de juros elevados. Estudo da Neotrust Confi mostra mudança no perfil de consumo, com altas de 76,4% em itens de esporte/lazer e de 74,4% em produtos para casa e construção. A categoria de produtos de saúde cresceu 57%, e a de eletrônicos, 26%.

O Itaú Unibanco, por sua vez, apurou que as lojas físicas registraram crescimento de 12,3% na semana anterior ao Natal comparado ao mesmo período do ano anterior. Restaurantes e bares registraram o maior aumento, com 26,2%, e o setor de turismo e hotéis também apresentou bons resultados, com crescimentos de 16%.

As vendas de Natal em shopping centers cresceram 5,5% em 2024 na comparação com 2023, indica o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

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(Assessoria Especial)

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