TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Infraestrutura & Logística

Aeroporto: Com cercamento concluído, município assinará termo no DECEA para efetivação do PZPA

Publicado em

O Aeroporto Municipal Joaquim Aderaldo de Souza, em Tangará da Serra, já tem concluído o seu cercamento patrimonial e operacional. Com isso, o município assinará termo de compromisso com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), vinculado à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para efetivação do Plano de Zona de Proteção de Aeródromo (PZPA).

A assinatura do termo acontecerá nesta quarta-feira (12.08) na sede do DECEA, no Rio de Janeiro, pelo prefeito Fábio Martins Junqueira. O termo estabelecerá prazo para a elaboração do PZPA, que tem por finalidade regulamentar e organizar o uso do solo nas áreas circunvizinhas ao aeródromo e estabelecer as restrições impostas ao aproveitamento das propriedades localizadas dentro da Zona de Proteção do complexo aeroportuário.

O PZPA será mais um passo para a consolidação do Aeroporto Municipal como unidade logística integralmente habilitada para operações.

A prefeitura de Tangará da Serra pretende concluir ainda este ano a avenida de acesso ao aeroporto municipal, uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A obra demandará investimentos de R$ 4,37 milhões em recursos próprios do município.

Leia mais:  Estadualização resultará em nova ligação rodoviária entre Barra do Bugres e Cáceres

Deste montante, R$ 971,8 mil são referentes à drenagem (trabalhos já realizados) e R$ 3,4 milhões serão aplicados na compactação e pavimentação com capa asfáltica em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). A avenida terá 1.482 metros lineares e a iluminação será em led.

Regional

Outra informação relevante relacionado ao aeroporto, confirmada pelo deputado federal Neri Geller no início deste ano, é que já está provado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), o projeto do aeroporto regional de Tangará da Serra, que demandará entre R$ 12 milhões e R$ 14 milhões em investimentos.

Uma vez viabilizada, a unidade aeroportuária de Tangará da Serra terá caráter regional e poderá também ser utilizada para cargas. Os recursos ainda precisam ser liberados para que o convênio seja assinado, dando sinal verde para o processo licitatório, cuja responsabilidade será do governo estadual.

Importância estratégica

Considerado como fundamental instrumento de logística para impulsionar a economia do município, o aeroporto municipal – que leva o nome do pioneiro e fundador do município Joaquim Aderaldo de Souza – tem importância estratégica para toda a região polarizada por Tangará da Serra, que inclui cerca de 20 municípios que, juntos, somam 400 mil habitantes e um PIB que gira em torno dos R$ 20 bilhões. Com melhor estruturação física, o aeroporto servirá, especialmente, de atrativo para investimentos privados no município.

Leia mais:  Estadualização resultará em nova ligação rodoviária entre Barra do Bugres e Cáceres

Comentários Facebook
Advertisement

Infraestrutura & Logística

Estadualização resultará em nova ligação rodoviária entre Barra do Bugres e Cáceres

Published

on

Conquista dos produtores abre caminho para investimentos estaduais em corredor logístico estratégico no oeste de Mato Grosso, interligando as MTs 343, 247 e 246/339.

A mobilização de produtores rurais, empresários e lideranças comunitárias resultou em importante conquista para o desenvolvimento da macrorregião Oeste-Sudoeste de Mato Grosso. Após anos de reivindicações e articulações, a Assembleia Legislativa derrubou o veto ao Projeto de Lei nº 310/2025, garantindo a estadualização de aproximadamente 100 quilômetros de estradas vicinais que interligam as rodovias MT-343, MT-247 e MT-246/339, nos municípios de Barra do Bugres, Lambari D’Oeste e Cáceres.

O trecho em questão está compreendido entre a MT-343 (Cáceres/Vila Aparecida) e a MT-246/339 (proximidades do entroncamento com MT-339). Nesse caminho, o trajeto passa, ainda, pela MT-247, na localidade conhecida por Sete Placas, município de Lambari D’Oeste.

Articulação e força representativa: União da comunidade regional e de lideranças políticas em torno de um objetivo comum e a articulação política foram fundamentais para a conquista.

A medida representa muito mais que uma mudança administrativa. Para os produtores da região, trata-se do início de um processo histórico que culminará na transformação do atual trecho vicinal em uma futura rodovia estadual pavimentada, criando uma nova alternativa logística entre a região de Barra do Bugres, Lambari D’0este e Cáceres e impulsionando o desenvolvimento econômico de uma vasta área até hoje considerada remota, apesar do evidente potencial produtivo.

A região beneficiada concentra forte expansão agropecuária, com predominância da pecuária de corte, cultivo de cana-de-açúcar e elevado potencial para produção de biomassa.

Contudo, apesar da importância econômica crescente, as dificuldades de manutenção das estradas sempre representaram um obstáculo ao escoamento da produção e à mobilidade das comunidades locais.

Entidade representativa

Diante desse cenário, produtores rurais decidiram se organizar. Em meados de 2024, foi criada a Associação Intermunicipal dos Beneficiários da Integração Logística Oeste-Sudoeste, entidade formada para defender melhorias estruturais na logística regional e buscar soluções permanentes para a infraestrutura viária.

Conexão: Entroncamento com a MT-343, em Cáceres/Capão Grande.

O movimento ganhou força junto à Assembleia Legislativa por meio da atuação dos deputados estaduais Dr. João e Chico Guarnieri. A proposta de estadualização foi apresentada inicialmente pelo deputado Dr. João, através do Projeto de Lei nº 310/2025, posteriormente subscrito em coautoria pelo deputado Chico Guarnieri.

Leia mais:  Estadualização resultará em nova ligação rodoviária entre Barra do Bugres e Cáceres

A aprovação do projeto, seguida pela derrubada do veto governamental, representa uma vitória coletiva construída por produtores, lideranças locais, parlamentares e pela própria associação.

União e articulação

Para o superintendente da Associação Intermunicipal dos Beneficiários da Integração Logística Oeste-Sudoeste, Edílson Sampaio, a união da comunidade regional em torno de um objetivo comum e a articulação política foram fundamentais para a conquista. “Se temos essa boa notícia para dar à essa região, é porque houve entendimento, mobilização e, acima de tudo, muito trabalho conjunto”, destacou.

Segundo o presidente da associação, Dante Petroni Neto, “a estadualização é apenas a primeira etapa de um projeto mais amplo”. O processo que se inicia com a estadualização da via se assemelhará, mais à frente, com as articulações que evoluíram para integração logística regional.

Interligação: Entroncamento do trecho estadualizado com a MT-247, em Lambari d’Oeste.

Neste pacote logístico se destacam recentes obras de pavimentação em rodovias estratégicas de Mato Grosso, entre elas a MT-240, entre Tangará da Serra e Santo Afonso; a MT-339, ligando Tangará da Serra à MT-170, em Panorama; a MT-358, na região do Chapadão do Rio Verde (Itanorte-entroncamento com MT-175); a própria MT-175, no Vale do Jauru, e a MT-426, em Tangará da Serra, região da Calcário até MT-358.

Ou seja, com a futura promulgação da lei, deverão ser iniciadas tratativas junto ao Governo do Estado para estabelecer parcerias voltadas à adequação da via, garantindo melhores condições de trafegabilidade e preparando o caminho para futuros investimentos estruturantes.

Leia mais:  Estadualização resultará em nova ligação rodoviária entre Barra do Bugres e Cáceres

Atualmente, a Associação Intermunicipal dos Beneficiários da Integração Logística Oeste-Sudoeste reúne 45 associados que representam aproximadamente 100 mil hectares de áreas destinadas à produção agropecuária. Além do setor produtivo, o trecho atende diariamente moradores, trabalhadores e estudantes do transporte escolar dos três municípios envolvidos.

Integração e desenvolvimento

Para o deputado estadual Chico Guarnieri, a conquista é resultado de um esforço coletivo em favor da população regional. “Essa é uma conquista construída a muitas mãos. Estamos falando de uma estrada que atende produtores, estudantes, trabalhadores e famílias que dependem dela todos os dias”, disse.

O deputado Dr. João, por sua vez, destaca a “importância regional de vitórias como essa”, obtida através do Legislativo Estadual. “A estadualização abre caminho para mais investimentos, mais segurança e mais desenvolvimento para toda a região Oeste”, destacou o parlamentar, que é 1º secretário da mesa diretora da ALMT.

Nova estrada estará conectada com a MT-246, em Barra do Bugres.

Com a incorporação à malha rodoviária estadual, a responsabilidade pela manutenção, conservação e futuros investimentos passa a ser do Governo de Mato Grosso. A expectativa é que a medida fortaleça a integração regional, reduza custos logísticos e amplie as oportunidades de crescimento econômico em uma área considerada estratégica para o escoamento da produção agropecuária.

Além da produção rural, a futura rota poderá contribuir para a integração logística entre importantes polos produtivos do Chapadão dos Parecis e do Chapadão do Rio Verde, fortalecendo corredores de transporte ligados à região de Cáceres e abrindo novas perspectivas para o turismo e para o desenvolvimento sustentável do oeste mato-grossense.

Agora, a expectativa dos produtores está voltada para a promulgação da lei pela Assembleia Legislativa e para o início das negociações com o Governo do Estado, etapa considerada fundamental para transformar uma antiga reivindicação em uma obra capaz de mudar definitivamente a realidade econômica e social de toda a região.

(Assessoria Especial)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana