TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

Acordo com novo entrave, a oferta mundial por etanol, notícias e entrevistas são destaques

Publicado em

O Momento Agrícola deste sábado destaca a persistente resistência europeia ao acordo com o Mercosul, as projeções para a oferta global de etanol e entrevistas exclusivas sobre as perspectivas para a safra e a economia.

Produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em formato de notícias e podcast pelo portal Enfoque Business.

Mercosul e União Europeia: Novo Entrave Jurídico

Quando tudo indicava a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia — após 25 anos de negociações — um novo obstáculo surge no horizonte. Na última quarta-feira (21), o Parlamento Europeu recorreu ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) solicitando uma avaliação jurídica do tratado assinado no último dia 17, em Assunção.

Com essa medida, a implementação do acordo fica suspensa por tempo indeterminado. Segundo informações da agência Reuters, o tribunal leva, em média, dois anos para emitir um parecer. Especialistas apontam que, mesmo se houver tentativa de implementação provisória pela Comissão Europeia, a forte resistência política e o risco de anulação posterior tornam o cenário incerto.

Leia mais:  Capacidade de reação do Agro, menos energia de Itaipu, notícias e entrevistas são destaques

Leia, no link abaixo, artigo relacionado a esse assunto:

O acordo comercial com Mercosul é mais importante para a Europa do que ela admite

O Mercado Global de Etanol até 2030

A oferta mundial de etanol precisará acelerar para dar conta da transição energética. Um relatório de janeiro de 2026 da consultoria Mordor Intelligence aponta que a oferta global deve crescer a uma taxa composta anual (CAGR) de 5,15% entre 2025 e 2030.

Segundo o relatório, os principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado estudado são a crescente demanda por etanol como biocombustível, o uso crescente na produção de cerveja e no processamento de alimentos e políticas governamentais rigorosas para restringir o uso de combustíveis fósseis.

Entrevistas

Nesta edição, o Momento Agrícola traz uma abordagem pontual em números e projeções com especialistas renomados sobre “A Soja em 2025 e Perspectivas 2026” e “As Perspectivas da StoneX para o Milho”, com Raphael Bulascoschi; e “A Taxa SELIC e o Agro”, com Reginaldo Minaré.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

Capacidade de reação do Agro, menos energia de Itaipu, notícias e entrevistas são destaques

Published

on

A capacidade de reação do agronegócio brasileiro em um cenário adverso e de insegurança no campo, a redução da energia disponível da usina de Itaipu para o Brasil em razão do crescimento econômico do Paraguai, além de notícias comentadas e entrevistas, são os destaques do Momento Agrícola deste sábado, 31 de janeiro.

Produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em formato de notícias e podcast pelo portal Enfoque Business.

Menos energia de Itaipu

O programa aborda um tema de relevância estratégica para o Brasil: o aumento do consumo de energia pelo Paraguai, que deverá reduzir, até 2035, a parcela de eletricidade da usina hidrelétrica de Itaipu disponível ao país, com possíveis impactos no Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão é de que o Paraguai passe a utilizar cerca de 50% da energia gerada pela usina binacional.

Itaipu possui potência instalada de 14 gigawatts (GW), dividida igualmente entre Brasil e Paraguai. Atualmente, o país vizinho consome cerca de 31% da energia produzida, cedendo o excedente ao Brasil. O crescimento da demanda está associado, principalmente, à expansão da mineração de criptomoedas e à atração de investimentos em inteligência artificial e centros de processamento de dados, favorecidos pelo baixo custo da energia elétrica.

Leia mais:  Capacidade de reação do Agro, menos energia de Itaipu, notícias e entrevistas são destaques

Recordes, mesmo sob pressão

Outra pauta do primeiro bloco trata dos recordes alcançados pelo agronegócio em 2025, com resultados expressivos em produção e exportações, apesar de um ambiente considerado adverso. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a safra de grãos 2025/2026 é a maior da história, estimada em 352,2 milhões de toneladas, com destaque para a soja, que respondeu por 171 milhões de toneladas.

No comércio exterior, o setor também registrou desempenho histórico. Em 2025, as exportações do agronegócio somaram cerca de US$ 169 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), representando quase 50% das exportações totais do país e um superávit comercial próximo de US$ 150 bilhões. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) avalia que os números evidenciam a capacidade de reação do produtor rural, mesmo diante de incertezas regulatórias e tentativas recorrentes de elevação de impostos.

Outros temas e entrevistas

O primeiro bloco do Momento Agrícola traz ainda pautas como a produção de soja por brasileiros em Angola e o acordo de livre comércio entre a União Europeia e a Índia. Nos blocos seguintes, Ricardo Arioli comenta a visita de produtores norte-americanos ao Brasil e apresenta entrevistas sobre “Ferramentas de controle de ervas daninhas”, com o professor Leandro Paiola, da UFPR, e “A Reforma Tributária chegou”, com Renato Conchon, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Leia mais:  Capacidade de reação do Agro, menos energia de Itaipu, notícias e entrevistas são destaques

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana