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ACITS aponta incremento de 5% nas vendas do Natal 2019, mas indica preocupação com 2020

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As vendas do período natalino de 2019 foram 5% maiores que o mesmo período de 2018. É o que informa a Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), após realização de pesquisa com os associados da entidade.

Segundo o presidente da ACITS, Junior Rocha, os setores do varejo que se destacaram na principal data comercial do ano foram os de acessórios para telefonia, eletrodomésticos e vestuário.

O percentual de incremento nas vendas revelado pela ACITS acompanha o otimismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que previu, no início de dezembro, uma movimentação de R$ 769 milhões no comércio em Mato Grosso. A projeção positiva foi de 3,1% ante o ano anterior. Ou seja, Mato Grosso certamente alcançará o terceiro ano consecutivo de resultado positivo.

Dúvidas em 2020

Indagado a respeito das expectativas para 2020, Junior Rocha respondeu sem rodeios: “Não será um ano fácil”.

De acordo com o presidente da ACITS, o diferencial para este ano reside na questão tributária. “Já iniciamos com uma alteração extremamente impactante na legislação tributária estadual e isso vai gerar um impacto negativo na vida do empresário e principalmente dos consumidores”, disse, referindo-se à lei complementar 631/2019, com a qual o governo estadual ampliou o impacto dos impostos sobre o setor ao revogar incentivos fiscais que considerou concedidos irregularmente na gestão do ex-governador Silval Barbosa, entre 2010 e 2014.

Junior: “Já iniciamos o ano com uma alteração extremamente impactante na legislação tributária estadual”.

Outro fator que influenciará 2020 é o período de recuperação pela qual passa a economia. “Isso leva os consumidores à cautela no orçamento familiar, priorizando gastos com produtos de primeira necessidade, como alimentação, habitação e saúde”, observou Junior Rocha, em entrevista exclusiva ao Enfoque Business.

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Eventos

O calendário da ACITS para 2020 mantém eventos já tradicionais, o Destaque Empresarial, em maio; a Feira Ponta de Estoque, em julho e a Campanha de Natal, lançada em outubro. Em agosto, a Feira da Industria terá sua segunda edição. “Temos outros projetos que estão previstos, além das palestras, reuniões e todos os debates que a ACITS oferece no decorrer do ano e, também, os serviços que estão disponíveis aos associados”, completou o presidente da ACITS.

Promoções e liquidações

Junior Rocha salienta que o comércio local conta com períodos de promoções e liquidações e lembra que os consumidores locais já conhecem e aproveitam muito bem essas datas. “Mas é preciso ter muito cuidado com o excesso de promoções e liquidações, para que isso não acabe se tornando um ciclo econômico insustentável para o comércio”, concluiu o empresário.

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Carne bovina de Mato Grosso atinge maior valor de exportação desde outubro de 2022

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O preço médio da carne bovina exportada por Mato Grosso em maio superou, pela primeira vez desde outubro de 2022, a marca de US$ 4.000 por tonelada. De acordo com o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o valor alcançou US$ 4.067,99 no mês passado, o equivalente a R$ 22.577,34.

“Essa valorização reconhece o trabalho do setor na produção da carne mato-grossense. Nosso objetivo não é apenas ampliar as exportações, mas também garantir que essa proteína animal conquiste maior valorização no mercado internacional”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Em maio, Mato Grosso exportou 65,8 mil toneladas em equivalente carcaça, o segundo maior volume registrado em 2024. A China segue como principal destino da carne bovina mato-grossense, responsável por 54,8% das exportações. O país asiático também foi o que pagou o maior preço médio no período: US$ 4.075,43 por tonelada.

“As perspectivas são positivas. Esperamos que a demanda continue aquecida no segundo semestre, especialmente com a continuidade da forte atuação da China, que deve seguir impulsionando os preços e os volumes exportados”, avalia Andrade.

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Outro fator que deve contribuir para o crescimento das exportações é a abertura de novos mercados. Em maio, o Governo Federal conquistou a aprovação do certificado sanitário que autoriza a exportação de carne bovina brasileira para as Bahamas.

“A entrada em novos mercados reflete o alto nível de confiança das autoridades internacionais no sistema sanitário brasileiro, um dos mais rigorosos do mundo. Isso fortalece nossa posição como fornecedor seguro e confiável, não apenas para as Bahamas, mas também para destinos estratégicos como China, Estados Unidos e Emirados Árabes”, destaca o diretor do Imac.

World Meat Congress

Para discutir a expansão dos mercados para a proteína animal, será realizado em outubro, em Mato Grosso, o World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne). Esta será a primeira vez que o evento acontece no Brasil, sendo um dos maiores do setor.

O congresso reunirá produtores, indústrias, representantes governamentais e acadêmicos para debater temas relevantes, como novas tecnologias, sustentabilidade, monitoramento dos rebanhos, saúde animal e estratégias de comunicação com as novas gerações.

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Entre os palestrantes internacionais já confirmados estão o presidente da International Meat Secretariat (IMS), Juan José Grigera Naón; o vice-reitor da Harper Adams University, Michael Lee; o diretor de Estratégia do Meat Institute, Eric Mittenthal; e o diretor executivo da National Cattlemen’s Beef Association (NCBA), Kent Bacus.

O World Meat Congress será realizado em Cuiabá, entre os dias 27 e 30 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI.

(Assessoria)

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