TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Formação & Graduação

Acadêmicos de Administração da UNEMAT concluem estágio na TratorTecMaq

Publicado em

Um trabalho de um ano e meio foi concluído no último sábado (07/12) por acadêmicos do 6º semestre de Administração da UNEMAT, campus de Tangará da Serra. O estágio curricular obrigatório foi realizado pelos universitários na TratorTecMaq, localizada na Lions Internacional, bairro Vila Esmeralda.

O trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos Alyne Karolyn Segundino de Lima, Edivan de Carvalho Silva, Rendner Duarte Santos e Wellyngton dos Santos Leão, sob orientação e supervisão da professora Daniela da Silva Carvalho. O ato formal de encerramento teve a presença do diretor proprietário da empresa, Alfredo Acácio Nuernberg, e colaboradores.

O tema foi voltado ao processo de diagnóstico empresarial, tendo como foco o controle de estoque. Nesta dinâmica foram empregados o método SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) de planejamento estratégico e a matriz GUT (Gravidade x Urgência x Tendência), sendo esta uma das ferramentas utilizadas na solução de problemas. Também foi  utilizado o plano de ação ‘5w2h’ (What/O que?, Why/Por que?, Who/Quem?, Where/Onde?, When/Quando?, How/Como? e How much/Quanto custa?).

Ao final, com base nos métodos empregados, os estagiários entregaram à empresa um relatório com diagnóstico, análise, propostas e formas de implementação. O material contém, ainda, um manual com regras internas elaborado pelos universitários com a devida observância do sigilo e acesso restrito da empresa, Unemat e grupo de estágio.

Interatividade

Para o acadêmico Rendner Duarte, o estágio proporcionou a conciliação entre sala de aula e a realidade de uma empresa. “O trabalho foi esclarecedor, nos permitiu saber quais as ações e como usar as ferramentas”, disse. Já Edivan Silva destacou a observação dos resultados. “Constatamos os resultados do uso das ferramentas e métodos aplicados”.

Alfredo Nuernberg: diretor da TratorTecMaq: “As empresas devem colaborar, pois são as maiores interessadas em profissionais capacitados”.

Alyne Karolyn, por sua vez, destacou a “importância do estágio na visão e integração empresa/acadêmicos”. Wellyngton Leão, que também é colaborador da empresa, enalteceu a aproximação que o estágio proporciona aos acadêmicos com o mercado de trabalho. “Uma experiência das melhores, pois a empresa abre um caminho, proporciona conhecimento fundamental para quem está na academia e almeja uma colocação no mercado”.

Para a orientadora, professora Daniela, é preciso reconhecer a disposição da empresa em abrir suas atividades aos acadêmicos. “Não são todas as empresas que se dispõem a esta abertura”, considerou, acrescentando que o estágio, muitas vezes, serve de atalho aos acadêmicos na direção da vida profissional. “Temos casos de acadêmicos que tiveram encaminhadas suas contratações pela empresa onde realizaram o trabalho”, observou.

O proprietário da TratorTecMaq, Alfredo Nuernberg, cumprimentou os acadêmicos, um a um, e declarou satisfação em proporcionar a interação empresa/academia. É a segunda turma de acadêmicos de Administração que realiza estágio na TratorTecMaq. “O mercado precisa de profissionais qualificados. As empresas devem colaborar, pois são as maiores interessadas em profissionais capacitados. Esta abertura é salutar, muito positiva tanto para quem contrata como para quem busca ingressar no mercado de trabalho e seguir uma carreira de êxito”, concluiu.

Comentários Facebook
Advertisement

Formação & Graduação

Inscrições para o vestibular 2026 da Unemat terminam nesta quinta, dia 16

Published

on

Terminam nesta quinta-feira (data) as inscrições para o Concurso Vestibular 2026/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A instituição oferece 2.350 vagas em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do estado.

O vestibular contará com dois processos seletivos: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio, a depender do curso escolhido pelo candidato.

A taxa de inscrição é de R$ 180 para o seletivo por prova e R$ 60 para a modalidade por histórico escolar.

As provas serão aplicadas em etapa única no dia 30 de novembro, entre 13h e 18h, em 13 cidades: [lista completa das cidades].

Calendário e detalhes

  • Resultado Final: A partir de 30 de janeiro.
  • Início do Período Letivo: 23 de fevereiro.
  • Participação de Alunos do 3º Ano: O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio pode participar, desde que anexe o histórico escolar provisório (1º e 2º ano), que deve ser retirado na secretaria da escola.

Todas as informações, incluindo os editais completos, podem ser acessadas em vestibular.unemat.br ou pelo telefone (65) 98120-0095.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana