TANGARÁ DA SERRA

Formação & Graduação

Acadêmicos de Administração da UNEMAT concluem estágio na TratorTecMaq

Publicado em

Um trabalho de um ano e meio foi concluído no último sábado (07/12) por acadêmicos do 6º semestre de Administração da UNEMAT, campus de Tangará da Serra. O estágio curricular obrigatório foi realizado pelos universitários na TratorTecMaq, localizada na Lions Internacional, bairro Vila Esmeralda.

O trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos Alyne Karolyn Segundino de Lima, Edivan de Carvalho Silva, Rendner Duarte Santos e Wellyngton dos Santos Leão, sob orientação e supervisão da professora Daniela da Silva Carvalho. O ato formal de encerramento teve a presença do diretor proprietário da empresa, Alfredo Acácio Nuernberg, e colaboradores.

O tema foi voltado ao processo de diagnóstico empresarial, tendo como foco o controle de estoque. Nesta dinâmica foram empregados o método SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) de planejamento estratégico e a matriz GUT (Gravidade x Urgência x Tendência), sendo esta uma das ferramentas utilizadas na solução de problemas. Também foi  utilizado o plano de ação ‘5w2h’ (What/O que?, Why/Por que?, Who/Quem?, Where/Onde?, When/Quando?, How/Como? e How much/Quanto custa?).

Ao final, com base nos métodos empregados, os estagiários entregaram à empresa um relatório com diagnóstico, análise, propostas e formas de implementação. O material contém, ainda, um manual com regras internas elaborado pelos universitários com a devida observância do sigilo e acesso restrito da empresa, Unemat e grupo de estágio.

Interatividade

Para o acadêmico Rendner Duarte, o estágio proporcionou a conciliação entre sala de aula e a realidade de uma empresa. “O trabalho foi esclarecedor, nos permitiu saber quais as ações e como usar as ferramentas”, disse. Já Edivan Silva destacou a observação dos resultados. “Constatamos os resultados do uso das ferramentas e métodos aplicados”.

Alfredo Nuernberg: diretor da TratorTecMaq: “As empresas devem colaborar, pois são as maiores interessadas em profissionais capacitados”.

Alyne Karolyn, por sua vez, destacou a “importância do estágio na visão e integração empresa/acadêmicos”. Wellyngton Leão, que também é colaborador da empresa, enalteceu a aproximação que o estágio proporciona aos acadêmicos com o mercado de trabalho. “Uma experiência das melhores, pois a empresa abre um caminho, proporciona conhecimento fundamental para quem está na academia e almeja uma colocação no mercado”.

Para a orientadora, professora Daniela, é preciso reconhecer a disposição da empresa em abrir suas atividades aos acadêmicos. “Não são todas as empresas que se dispõem a esta abertura”, considerou, acrescentando que o estágio, muitas vezes, serve de atalho aos acadêmicos na direção da vida profissional. “Temos casos de acadêmicos que tiveram encaminhadas suas contratações pela empresa onde realizaram o trabalho”, observou.

O proprietário da TratorTecMaq, Alfredo Nuernberg, cumprimentou os acadêmicos, um a um, e declarou satisfação em proporcionar a interação empresa/academia. É a segunda turma de acadêmicos de Administração que realiza estágio na TratorTecMaq. “O mercado precisa de profissionais qualificados. As empresas devem colaborar, pois são as maiores interessadas em profissionais capacitados. Esta abertura é salutar, muito positiva tanto para quem contrata como para quem busca ingressar no mercado de trabalho e seguir uma carreira de êxito”, concluiu.

Comentários Facebook
Advertisement

Formação & Graduação

Até 25/07: Unemat tem vagas remanescentes e para aluno especial para Mestrado

Published

on

O Câmpus Tangará da Serra da Universidade do Estado de Mato Grosso está com seleções abertas para preenchimento de vagas remanescentes e de aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sistemas De Produção Agrícola (PPGASP).

Nas duas categorias, os candidatos podem participar do processo seletivo desde que possuam Diplomas ou Certificado de conclusão de curso superior em áreas afins às linhas de pesquisa do Programa. Ao se tratar de acadêmico em conclusão de curso, é necessário apresentar declaração oficial, ou, em caso de aluno formado na Unemat, o interessado deve apresentar histórico completo onde conste a situação de formando.

No Edital nº002/2022/PPGASP são ofertadas três vagas remanescentes para mestrado na área de Concentração Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, na linha de pesquisa: Água, solo e clima nos Agroecossistemas. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 25 de julho no Sigaa.

O processo seletivo será feito em três etapas: análise das produções científicas do candidato através do currículo Lattes; Análise do Coeficiente de Rendimento e entrevista.  O interessado também deverá realizar exame de proficiência em Língua Inglesa.

O resultado final será divulgado no dia 03 de agosto pelo site do programa. As matrículas devem ser realizadas no dia 04 de agosto, das 08h às 11h e das 13h30 às 17h na secretaria do PPGASP.

Acesse o Edital nº002/2022/PPGASP completo.

Pelo edital nº 001/2022, o PPGASP também oferta 36 vagas para aluno especial em seis disciplinas. O processo seletivo é para ingresso no segundo semestre de 2022.  Os interessados poderão cursar até duas disciplinas nesta modalidade. Não será aceita solicitação de matrícula de candidato a aluno especial que, por qualquer motivo, tenha desistido ou solicitado cancelamento da matrícula em seleção anterior. As inscrições vão do dia 15 até 20 de julho e podem ser realizadas através do Sigaa.

O resultado será divulgado até o dia 27 de julho, na página do programa. Vale ressaltar que em caso de aprovação, o candidato será automaticamente matriculado nas disciplinas escolhidas no ato da inscrição.

Confira abaixo a relação de disciplinas com vagas abertas para aluno especial:

Cadeias produtivas sustentáveis – Prof. Eduardo Jose Oenning Soares – 05 vagas

Fundamentos do manejo fitossanitário em agroecossistemas – Profa. Alessandra Regina Butnariu – 05 vagas

Gestão e Qualidade da Água no Campo – Prof. Tadeu Miranda de Queiroz – 05 vagas

Introdução a analise de dados utilizando o Programa”R” -Profa. Danielle Storck Tonon – 05 Vagas

Pesticidas e ambiente – Profa. Miriam Hiroko Inoue – 06 vagas

Solo e sua capacidade produtiva – Prof. Marco Antonio Camillo de Carvalho –  05 vagas

Veja o Edital 001/2022/PPGASP completo.

 

(Sabrina Ventresqui – Estagiária de Jornalismo)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana