TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

COVID-19: Com quadro inalterado em Mato Grosso, boletim desta sexta-feira aponta 3.417 casos e 92 óbitos

Publicado em

O número de casos de coronavírus (COVID-19) no Brasil subiu para 3.417 e os óbitos chegaram a 92. A informação, oficial, é do Ministério da Saúde e foi divulgada na tarde desta sexta-feira (27).

Segundo a atualização, o quadro do COVID-19 em Mato Grosso está inalterado em relação ao dia anterior. O estado é o único do Centro Oeste que não apresentou evolução nos números da pandemia nas últimas 24 horas. Além do MT, também seguem inalterados os quadros do Amapá e do Pará, no Norte, e Alagoas, Piauí e Sergipe, no Nordeste.

(*) Veja ao final do texto, após o vídeo, tabela com os números por estado e as totalizações

O total de mortes divulgado nesta sexta-feira mostra um aumento de 15 casos em relação a ontem (quinta, 26), quando a totalização marcava 77 vítimas que vieram a óbito por conta da infecção.

O balanço de hoje marca um aumento de 17,22% nos casos em relação a ontem. São Paulo é o epicentro da doença no Brasil, com 1.223 casos notificados. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (493), Ceará (282), Distrito Federal (230), Rio Grande do Sul (195) e Minas Gerais (153) e Santa Catarina (149).

Quanto aos óbitos, o avanço do coronavírus foi de 19,48% no território nacional. São Paulo concentra o maior número de mortes (68), seguidos por Rio de Janeiro (10), Pernambuco (04), Ceará (03), Paraná (02), Rio Grande do Sul (02), Santa Catarina (01), Amazonas (01 e Goiás (01). O Paraná teve seus dois primeiros casos de óbito registrados de ontem para hoje.

Recomendações

O Ministério da Saúde recomenda o isolamento a quem apresenta sintomas da covid-19 e a moradores da mesma residência do paciente sintomático, bem como a idosos acima de 60 anos, pelo prazo de 14 dias. Uma vez terminado esse período, não haveria mais necessidade da medida, a não ser em casos de uma condição médica específica.

Veja vídeo com a coletiva no Ministério da Saúde

Veja tabela completa com os números por estado e as totalizações

 

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Inverno do MT: Clima seco e frio aumentam risco de agravamento da gripe

Published

on

Com a aproximação do inverno, Tangará da Serra entra em um período típico de clima seco, que se estende de maio a agosto e exige atenção redobrada com a saúde respiratória.

Nessa época do ano, a umidade relativa do ar costuma cair significativamente, favorecendo a suspensão de poeira e partículas no ambiente. Esse cenário irrita as vias respiratórias e facilita a entrada de vírus, como o da Influenza A, no organismo.

Outro fator característico da região são as chamadas “friagens” — quedas bruscas de temperatura provocadas por massas de ar frio vindas do Sul do continente. Essas mudanças repentinas impactam o sistema imunológico e aumentam a incidência de doenças respiratórias.

Com o clima mais seco, ambientes fechados e pouco ventilados se tornam mais comuns, o que contribui para a rápida transmissão do vírus entre as pessoas.

Especialistas alertam que essa combinação — ar seco, poeira, variação de temperatura e maior convivência em locais fechados — cria um ambiente propício para o agravamento da Influenza A e o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Diante desse cenário, a vacinação ganha ainda mais importância. A imunização antes do período crítico é considerada a principal forma de evitar complicações, internações e mortes, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Ou seja: Vacinar agora é antecipar a proteção para os meses mais críticos do ano.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana