TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Município reforça chamado para vacinação de crianças e adolescentes neste sábado

Publicado em

Pais e responsáveis têm a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes (até 15 anos) neste sábado, dia 18, nas unidades básicas de saúde de Tangará da Serra.

A mobilização faz parte do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que busca aumentar a cobertura vacinal em meio à crescente preocupação com o retorno de doenças já erradicadas ou controladas no país e que tem ressurgido com novos casos, como o sarampo e a meningite.

Em Tangará da Serra, há grande preocupação quanto à cobertura vacinal do público-alvo. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, há baixa cobertura em todas as vacinas de crianças menores de quatro anos, inclusive na tríplice viral, que é a do sarampo.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Juliana Herrero, reforça a necessidade de conscientização da comunidade local sobre a importância da vacinação. “Precisamos do apoio dos pais, que procurem as unidades de saúde da família e levem a criança ou adolescente para fazer a vacinação. Precisamos atualizar a vacinação”, disse.

Ainda segundo Juliana, há baixa cobertura também em relação às vacinas contra a dengue, meningite e HPV. “Logo começa o período chuvoso e aumentam os casos de arboviroses e precisamos prevenir”, completou a coordenadora.

Vacinas Disponíveis

Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis, entre elas os imunizantes contra poliomielite, covid-19, influenza e outras doenças. As prioridades serão o resgate de crianças e adolescentes não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.

As vacinas disponíveis são: BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A, HPV.

A estratégia de microplanejamento será adotada para identificar áreas de risco e locais com baixa adesão, a fim de direcionar ações específicas ajustadas à realidade de cada território.

A Secretaria de Estado de Saúde distribuiu 500 mil doses de vacina para que os 142 municípios do Estado realizem ações da Campanha Nacional de Multivacinação, que, além do dia D, prossegue até 31 de outubro.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos

Published

on

As unidades de saúde de Mato Grosso devem realizar exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em mulheres de 40 a 49 anos e também aquelas com mais de 74 anos, mesmo sem sinais de câncer, em decisão conjunta com o profissional de saúde.

A nova regra busca ampliar a detecção precoce do câncer de mama e consta em nota técnica encaminhada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) e ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT). O objetivo é uniformizar as informações relacionadas ao exame de mamografia pelo SUS, após recomendação do Ministério da Saúde.

Segundo o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, a orientação anterior do Instituto Nacional de Câncer (Inca) era de que a mamografia de rastreamento fosse realizada na faixa etária dos 50 aos 69 anos. As mulheres com menos de 50 anos poderiam realizar o exame em casos específicos.

“O que muda a partir de agora é que as pessoas com mais de 40 anos e acima de 74 anos já têm a recomendação de rastreamento para o câncer de mama, mesmo que assintomáticas. Esse protocolo deve ser definido junto ao profissional de saúde”, declarou.

De acordo com Oliveira, tanto homens quanto mulheres devem procurar avaliação médica no caso do aparecimento de alguma alteração mamária, como nódulos de consistência endurecida e fixos e nódulo mamário que vem aumentando de tamanho.

O coordenador informou que a detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero aumenta significativamente as chances de tratamento e de cura.

“A campanha do Outubro Rosa enfatiza a necessidade de as mulheres manterem o acompanhamento médico regular e ficarem atentas a qualquer alteração. Também é essencial que os municípios incentivem e apoiem a busca ativa de mulheres que se enquadram no público-alvo para o rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero”, concluiu.

A SES recomenda, ainda, que os municípios adotem horários alternativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as ações de rastreamento, como mutirões noturnos ou em fins de semana, pois muitas mulheres não conseguem comparecer ao local durante o horário comercial.

Casos de câncer de mama em Mato Grosso

Os novos casos de câncer de mama diminuíram de 349, em 2023, para 346, em 2024. De janeiro a setembro deste ano, foram 345 novos casos.

Já os óbitos por câncer de mama passaram de 255, em 2023, para 261, em 2024. Até setembro de 2025, foram registrados 177 óbitos em Mato Grosso. Das 177 mortes deste ano por câncer de mama, 40 foram em pacientes com idade entre 60 e 69 anos, 35 em pessoas com idade entre 50 e 59 anos e 34 eram pessoas de 40 a 49 anos.

(Ascom/SES)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana