TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Vereador recomenda leitura e sugestões para o projeto de atualização do plano diretor (áudio)

Publicado em

“O plano diretor é um projeto de lei dos mais importantes de qualquer cidade (…), aponta  caminhos para o comércio, para as pessoas, para a mobilidade urbana, para os nossos bairros, propõe um regramento da cidade pensada para os próximos cinco anos”.

A observação é do vereador Professor Sebastian (União), que na última sessão ordinária do parlamento local pediu vistas de 15 dias do Projeto de Lei Complementar 06/2024, que trata da revisão do Plano Diretor Participativo de Tangará da Serra.

Na última quinta-feira (13), durante evento da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sebastian (na foto do topo, à direita) recomendou que o PLC seja lido pelas entidades – como a própria CDL – e pelos cidadãos, e que eventuais sugestões devem ser encaminhadas. “É um texto extremamente longo, de mais de 400 páginas, com vários anexos e que demanda tempo para leitura, para compreender, analisar, verificar, apontar, ajustar, inclusive para emendar em caso de necessidade”, disse Sebastian.

Leia mais:  Câmara aprova crédito para plano diretor do aeroporto municipal de Tangará da Serra

(Ouça áudio da Enfoque Rádio Web sobre o tema, na sequência)

Para o vereador, o conhecimento público do conteúdo do PLC 06 é fundamental para que o plano diretor seja bem aplicado. Ele citou, como exemplo, o empresariado. “Eu disse aqui, sobre a importância do envolvimento do lojista, do empresariado, de o tangaraense se envolver com esse projeto de lei”, destacou.

Sebastian advertiu que, uma vez aprovado e sancionado, o PLC valerá por cinco anos, o que se torna um lapso de tempo considerável caso a matéria entre em vigor sem estar devidamente ajustada com a realidade local. “Em cinco anos, ou a cidade cresce e se desenvolve, ou não, ela expande, ou não, e a participação de uma entidade importante para Tangará da Serra – como a CDL – é de extrema relevância na constituição do texto final, porque depois que esse texto for aprovado dificilmente sofrerá ajustes pelos próximos cinco anos”, observou.

Como ler e participar

O PLC 06 está em análise na Câmara Municipal e seu conteúdo pode ser acessado por qualquer cidadão. Para tanto, basta acessar o site do Legislativo (link https://www.tangaradaserra.mt.leg.br/processo-legislativo/projeto-executivo/2024/projeto-de-lei-complementar/projeto-de-lei-06-2024/view) ou o link https://risc.unemat.br/pdtga/. O cidadão ou entidade/instituição pode, também, se dirigir diretamente à Câmara.

Leia mais:  Redes sociais estão repletas de “Fake News” sobre rompimentos em barragens [áudio]

Para apresentação de sugestões, é necessário que seja formal. Ou seja, o cidadão ou entidade deve enviar ofício, devidamente assinado e com identificação (nome, documento, etc.), protocolando na Secretaria Geral da Câmara, ou através de mensagem pelo site da Casa de Leis na aba “contato” ou, ainda, pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feira de domingo: Arte e artesanato são destaques no maior mercado público do MT

Published

on

Em Tangará da Serra, a Feira do Produtor do Centro é de uma diversidade singular quando se trata de alimentos. E esta variedade de produtos pode ser conferida neste domingo (19), a partir das 05h00.

(*) Veja série de fotos a seguir.

No maior mercado público de Mato Grosso, o consumidor encontra o melhor da agricultura familiar local, com inúmeras opções em hortifrutis, carnes e embutidos, produtos coloniais, leite e derivados, pães e doces, temperos e condimentos, além da praça de alimentação.

“Mas, na Feira do Centro não tem só alimentos. Tem a arte, tem o artesanato, tudo de bom gosto”, destaca o presidente da Associação dos Feirantes (ASFET), Valdeci Ferraz Aquino.

No box 49-C, Dª Eva Rodrigues da Silva comercializa pilões, tábuas de corte, pás de cozinha e outras utilidades artesanais que ela mesmo produz. “É no bambu e na garapeira”, diz Dª Eva, que faz o seu trabalho no sítio localizado na Agrovila 01, do Assentamento Antônio Conselheiro.

Leia mais:  Redes sociais estão repletas de “Fake News” sobre rompimentos em barragens [áudio]

Ali perto, num dos corredores centrais da Feira, do lado para a rua José Cândido Melhorança (Rua 24), a arte chama atenção. Trata-se da artista plástica Gloria Borges, que mostra e oferece arte sobre tela e artesanato, uma riqueza em cores para decoração de ambientes.

Glória mostra seu talento ao retratar em arte os pássaros da região de Tangará da Serra, figuras humanas e outras inspirações. Também apresenta adornos, como pinturas em pedras e artesanatos, como cestos feitos com fibra de bananeira.

Vale à pena conferir!

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana