conecte-se conosco


Cidades & Geral

Vereador cita atividade essencial e pede inclusão de jornalistas no grupo prioritário da vacinação

Publicado

O alto número de jornalistas infectados pelo novo coronavírus e que vieram a óbito em razão da Covid-19 no país motivaram propositura de inclusão da categoria no grupo prioritário de vacinação contra a doença.

O alto número de jornalistas infectados pelo novo coronavírus e que vieram a óbito em razão da Covid-19 no país motivaram propositura de inclusão da categoria no grupo prioritário de vacinação contra a doença.

Na última segunda-feira (29), o vereador Marcus Brito Junior (PV) protocolou, na Câmara Municipal de Cuiabá, projeto de lei que visa incluir a imprensa no grupo prioritário na capital do estado. A medida visa garantir a imunização dos profissionais que atuando na linha de frente levando informação para a população.

Propositura é de autoria do vereador Marcus Brito Junior (PV), de Cuiabá.

O parlamentar ressalta que, neste momento, o programa vacinal precisa atingir e proteger profissionais que atuam em atividades essenciais e, portanto, não estão sujeitos a outras medidas de proteção como o isolamento social.

Entre estes profissionais, que não puderam paralisar suas atividades desde o início da pandemia no município, há mais de um ano, estão aqueles que atuam na imprensa.

Leia mais:  Crédito de R$ 200 mil para serviços cartorários viabilizará escrituração de área do aeroporto

O direito à informação é cláusula pétrea da Constituição Federal de 1988 e é assegurado pelo trabalho daqueles que se dedicam em disseminar a informação e, assim, também contribuir para o combate à pandemia.

“A imprensa exerce um papel fundamental neste período de pandemia, mantendo a população informada e ciente de todos os acontecimentos, inclusive, vem sendo utilizada pelo poder público como um canal direto om a população, repassando dados e informações como medidas de combate, vacinação, número de infectados, entre outras coisas”, coloca o vereador.

Desta forma, a fim de resguardar os direitos fundamentais dos mato-grossenses, em especial os cuiabanos, que precisam do acesso às informações, até mesmo para acessarem seus direitos mais básicos, como o da própria vida, saúde e informação, a priorização dos profissionais da imprensa no plano municipal de imunização faz-se necessária para garantir à população o acesso às informações de interesse público e coletivo.

Presença em vários locais para cobertura jornalística expõem os profissionais e, também, a terceiros.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas em Cuiabá, Itamar Perenha, ratifica a iniciativa do vereador. De acordo com ele, já se contabiliza em todo o Brasil 1.032 jornalistas falecidos pela Covid.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

“Eu acho uma boa iniciativa. Perdemos muitos amigos em Cuiabá. Temos diversos casos em internação e outros que faleceram, infelizmente. Quem faz externa está submetido a muitos riscos. Enquanto isso contabilizamos já em todo o brasil 1.032 jornalistas falecidos pela Covid. O maior do mundo”, disse.

Conforme já ressaltado pelo próprio Siundjor-MT, os riscos de contaminação durante o trabalho jornalístico não se restringem aos profissionais da imprensa, mas à própria sociedade. A intensa movimentação dos profissionais da imprensa e a grande variedade de locais onde eles atuam durante seu trabalho os tornam vetor em potencial para disseminação do coronavírus.

publicidade

Cidades & Geral

Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Publicado

Os Rotary do Distrito 4440 darão início hoje (quinta, 30) à série de solenidades festivas de trocas de diretorias para o ano rotário 2022/2023. A região 06 do Distrito, que é sediada por Tangará da Serra, é composta também pelos municípios vizinhos de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

Alfredo Nuernberg assumirá em julho como governador assistente da Região 06 do Rotary Distrito 4440.

A primeira nova diretoria a ser empossada é a do Rotary Club Tangará Cidade Alta, com festiva ocorrendo logo mais, à noite, a partir das 20hs, na Casa da Amizade. Na ocasião, tomará posse na presidência do clube o bancário Luiz Antônio Fontana Junior, em lugar do empresário Eleçandro José de Oliveira.

Até o dia 11 de julho serão empossadas as novas diretorias do Rotary Club Tangará da Serra, Tangará da Serra Centro e Tangará da Serra Águas do Sepotuba, assim como os clubes de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

As posses em julho também ocorrerão no Rotaract, Interact, Rotary Kids e Associação das Senhoras Rotarianas (ASR). O governador assistente do Distrito 4440 para a região 06 do ano rotário 2022/2023 será o empresário Alfredo Acácio Nuernberg.

Leia mais:  Crédito de R$ 200 mil para serviços cartorários viabilizará escrituração de área do aeroporto

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana