TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Trânsito mostra aumento de 67% nas ocorrências em Tangará; Óbitos aumentaram 40%

Publicado em

Os primeiros quatro meses de 2024 representam um destaque negativo no trânsito de Tangará da Serra, com os acidentes superando em 67% o número de ocorrências registradas no primeiro quadrimestre do ano passado.

Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os primeiros quatro meses desse ano somam 386 acidentes de trânsito contra 231 de janeiro a abril de 2023. Nesse ano, as ocorrências somaram 96 em janeiro, 58 em fevereiro, 105 em março e 127 em abril, perfazendo uma média de 97 acidentes. (Veja gráfico demonstrativo, na sequência)

Conjuntos de barras representam o comportamento dos cinco primeiros meses de cada ano.

Estas ocorrências envolvem colisões (carro x moto, carro x carro, moto x moto), quedas de moto, atropelamentos e sinistros com pedestres e ciclistas.

No último mês de abril foi registrado o recorde do ano. Os 127 acidentes atendidos pelo SAMU representaram os maior número de ocorrências em um único mês, não só em 2024, mas desde 2020. Somente neste mês de maio, os registros de ocorrências já somavam 102 no último dia 26.

Leia mais:  Nova Olímpia celebrará 39 anos de emancipação com extensa agenda cívico-cultural

Motociclistas são 90%

Mais de 90% dos acidentes de trânsito atendidos pelo serviço envolvem motociclistas.

Segundo o coordenador administrativo do Samu em Tangará da Serra, Pedro Wilson de Lima Santana (foto a seguir), um dado que chama atenção é que mais de 90% dos acidentes de trânsito atendidos pelo serviço envolvem motociclistas, que são, evidentemente, os mais suscetíveis a lesões graves e sujeitos a óbitos. “O motociclista sofre uma gravidade maior do que aquele que está dentro do carro, pois o impacto é maior, é direto, com mais danos no corpo, mais escoriações, ficam mais expostos a fraturas”, disse.

Coordenador administrativo Pedro Santana, do SAMU: “90% dos acidentes de trânsito atendidos pelo serviço envolvem motociclistas, que são mais suscetíveis a traumas e lesões graves.

Óbitos

Nestas estatísticas de atendimentos do SAMU, há o número de óbitos que ocorrem no local ou na remoção do acidentado à UPA. Enquanto em 2023 foram registradas 10 mortes nos primeiros cinco meses do ano, em 2024 essas fatalidades já somavam 14 até a noite de ontem (terça, 28), quando houve acidente com óbito envolvendo um motociclista em ocorrência na região do anel viário/trevo da melancia.

Leia mais:  Fraude no INSS: CGU anuncia suspensão de descontos; lesados podem pedir ressarcimento

Ou seja, até o dia 28 de maio, o ano de 2024 supera em 40% o número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Estes números do SAMU não incluem óbitos registrados após os pacientes darem entrada na Unidade de Pronto Atendimento.

Subnotificações

Vale observar que sempre há diferença entre os números do trânsito registrados pelo SAMU e os dados apurados pela Polícia Militar. Como as estatísticas da PM se baseiam em boletins de ocorrência, muitos casos ficam de fora por opção dos próprios condutores envolvidos, por motivos de falta de habilitação, documentação atrasada e outras irregularidades.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feirantes escolhem no próximo domingo a diretoria da ASFET para o biênio 2025-27

Published

on

Cerca de 300 feirantes que atuam na Feira do Produtor do Centro elegerão no próximo domingo (04.05) a nova diretoria da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),  para gestão da entidade no biênio 2025-27. O pleito ocorrerá através de votação secreta, das 08h00 às 11h20, em urna disponibilizada no setor administrativo da própria Feira.

Ainda não há confirmação de inscrição de chapas. Porém, segundo informações, já há movimentações no sentido de composição de chapas, com prazo até a amanhã, terça-feira (29.04), para a disputa eleitoral da entidade.

Para votar e compor chapas, o feirante associado deverá estar em pleno gozo dos seus direitos associativos e em dia com as obrigações perante a entidade. Outra exigência é que o feirante precisa ter, pelo menos, dois anos como associado. “Nossa associação é uma entidade democrática e a eleição do próximo domingo vai expressar a vontade dos nossos associados para a gestão no próximo biênio”, diz o atual presidente da ASFET, Valdeci Ferraz Aquino.

Leia mais:  Feirantes escolhem no próximo domingo a diretoria da ASFET para o biênio 2025-27

Demandas e prioridades

Para o biênio 2025-27, as prioridades para a Feira do Produtor do Centro são as obras de reforma e modernização, cujo projeto já está concebido em sua primeira etapa – correspondente ao novo escritório administrativo e a readequação das instalações elétricas -, a  a instalação de um poço artesiano e um sistema de geração de energia fotovoltaica.

A nova diretoria também terá a missão de dar continuidade à busca de solução para o gargalo verificado no estacionamento para clientes no entorno da Feira, resultante dos significativos aumentos da população e da frota de veículos da cidade nos últimos 10 anos.

Outro desafio será concluir o processo já em andamento para adequações sanitárias na manipulação, produção e comercialização de alimentos de origem animal e outros, em cumprimento da Lei 5.348/2020 e Decreto 877/2024.

(Assessoria Especial)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana