conecte-se conosco


Cidades & Geral

Tradição na Feira do Produtor do Centro, café ajuda a contar a história de Tangará da Serra

Publicado

O café é uma forte tradição de Tangará da Serra. Em sua fundação, o município explorou a poaia, mas logo após veio a cultura cafeeira, que impulsionou a economia do município e respondeu pelas primeiras marcas do hoje consolidado agronegócio da região serrana mato-grossense.

O produto remonta às décadas de 1970 e 1980, época da criação da maioria dos municípios mato-grossenses e da abertura das grandes áreas produtoras, com suas fazendas que caracterizam a estrutura fundiária das serras de Tapirapuã e dos Parecis. Naquela época, o ciclo do café abriu o histórico produtivo da região, tendo sequência com o milho, o arroz e, por fim, a soja.

Na parede imaginária da memória do município, o café é o retrato que mais ilustra a saga dos pioneiros. Hoje, a Feira do Produtor do Centro revive essa história que vem das propriedades familiares e que identifica, em meio a uma deliciosa nostalgia, o ambiente do maior mercado público do estado. “Temos muitas marcas, mas o café é algo especial, que relembra um ciclo que abriu o histórico de desenvolvimento e levou Tangará da Serra a ser um dos polos de Mato Grosso e uma das referências do Centro-Oeste brasileiro”, diz Valdeci Ferraz Aquino, presidente da Associação dos Feirantes.

Leia mais:  Governador autoriza licitação do primeiro lote de pavimentação da MT-358, no Chapadão

Nos boxes

A qualidade do café tangaraense pode ser conferido nos boxes de João Bandiera Filho (19-A, marca Café Legítimo, Comunidade Acampamento); de Isabel Cestari de Arruda (29-A, Café da Roça, na cidade); de Rogério Rio (63-A, Café Minas Rios, Linha 12); de Aparecido Jordani (67-A, Café Excellence, Sítio Santo Antônio, na São José) de Jacira Beitum (71-A, Café Moído, Sítio Boa Esperança, região do Queima Pé); de Reginaldo Beitum (14-C, Banca de Café, região do  Queima Pé); de Tiago Celitte (67-C, Sítio Nossa Senhora Aparecida, no Acampamento), e de Paulo Vicente Lamin (19-D, Banca do Café do Paulo, na cidade).

Boa parte do café é de produção local, da variedade ‘Arábica’, com torrefação nas propriedades. Alguns produtores fazem o ‘blend’ com café adquirido de outras praças, como Araguari (MG).

A Feira do Produtor do Centro atende neste domingo, a partir das 06h00, até por volta do meio-dia. Ouça, a seguir, o vídeo do convite do presidente da Asfet, Valdecir Ferraz Aquino.

Leia mais:  Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

publicidade

Cidades & Geral

Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Publicado

Uma forte e extensa massa de ar frio atinge o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

Em Mato Grosso, o frio poderá ser recorde a partir da noite de quarta-feira (18), com mínimas de 7°C na capital, Cuiabá, e de 5° C em Tangará da Serra. Na quinta-feira, os termômetros poderão apontar 4°C na cidade da Serra de Tapirapuã (Veja imagem abaixo).

A friagem deverá persistir por até uma semana, segundo previsões nos principais sites especializados em meteorologia do país, como o Clima Tempo, o Cptec/Inpe e o Inmet.

A figura a seguir, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresenta a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19 (quarta-feira e quinta-feira).
Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira onde as temperaturas deverão ser negativas.

Leia mais:  Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana