conecte-se conosco


Empresas & Produtos

Tecnologia de produção: Bioinsumos à base de fungos combinam produtividade com redução de custos e ganhos ambientais

Publicado

Maior produtividade e redução de custos. Estes dois aspectos já seriam suficientes para justificar o uso de insumos naturais na lavoura. Mas há, ainda, outras vantagens importantes proporcionadas pelos bioinsumos, e elas estão relacionadas à tecnologia com ganhos ambientais.

A Fotossíntese Biologic é uma empresa brasileira que vem revolucionando a produção agrícola em pequenas, médias e grandes propriedades em todas as regiões do país. (Assista vídeo ao final do texto).

A empresa fornece tecnologia patenteada e insumos naturais para o produtor rural produzir, ele mesmo, seus bioinsumos à base de fungos e bactérias com uma estrutura de fácil montagem e de baixo custo e que, também, pode ser movimentada para outras fazendas com facilidade.

Tecnologia dos bioinsumos resulta em sistema produtivo equilibrado e sustentável, com benefícios econômicos incontestáveis.

A tecnologia – Fábrica Móvel de Insumos – é nacional e inovadora, embarcada, pronta para uso, exclusiva da Fotossíntese, contendo a expertise do Agro brasileiro.

Juntamente com a estrutura fornecida, a Fotossíntese interage com o cliente através de treinamentos e consultorias, desde a escolha do modelo de biofábrica ao uso dos bioinsumos produzidos. Assim, o produtor fica familiarizado com o que produzir, como produzir, onde produzir e como usar.

Conceito veio para ficar

Para o diretor proprietário da Fotossíntese, engenheiro agrônomo e pesquisador Carlos Alberto Scapini, o controle biológico de pragas é um caminho sem volta no Brasil e no mundo. Isso significa que os profissionais da área técnica devem ser sensíveis e preparados para estas mudanças, que já estão em curso.

Scapini e as biofábricas da Fotossíntese: “O efeito é extraordinário no desenvolvimento, no crescimento e na resistência das plantas”.

“A produção de fungos é diferente da produção de bactérias. É que o fungo tem que produzir hifas (micélios) e isso repercute na tecnologia da aplicação”, explica o agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Leia mais:  Com dois novos ambientes, agência Centro do Sicredi incrementa atendimento personalizado aos clientes

O interesse pelos biodefensivos está aumentando geometricamente a cada temporada. Com o princípio básico de manter o sistema produtivo equilibrado e sustentável, esta tecnologia traz benefícios econômicos incontestáveis, pois o produtor consegue produzir bioinsumos com uma redução de até 90% nas despesas, numa comparação com o custo dos agrotóxicos”, pondera Scapini.

Ele observa que, atualmente, os agrotóxicos pesam mais que os próprios fertilizantes nas planilhas de custos das lavouras.

O resultado financeiro, segundo Scapini, aparece na conta do produtor logo na primeira safra, com maior margem a partir da segunda safra, como reflexo da combinação entre aumento de produtividade e redução de gastos.

No quesito ‘produtividade’, os bioinsumos à base de fungos proporcionam uma resposta muito positiva das plantas com os metabólitos produzidos nas biofábricas. “O efeito é extraordinário no desenvolvimento, no crescimento e na resistência das plantas”, garante.

Outro fator que contribui decisivamente para os melhores resultados ao produtor está ligado ao meio ambiente. Os microrganismos não poluem, não afetam outras culturas e, de quebra, recuperam a degradação do solo gerada pelo uso excessivo de agrotóxicos, retomando o controle biológico por fungos nativos.

Leia mais:  Carvalima: Perto de celebrar 32 anos, empresa tangaraense transporta desenvolvimento e solidariedade

Combate

Na soja, fungos metarhizium e trichoderma controlam, respectivamente, o percevejo marrom e o nematoide.

Os bioinsumos à base de fungos combatem de forma eficaz as pragas que mais preocupam nas lavouras. Na soja, por exemplo, os fungos metarhizium e trichoderma  controlam, respectivamente, o percevejo marrom e o nematoide.

Os fungos têm supremacia, também, sobre outras duas pragas que rendem grandes dores-de-cabeça aos produtores. Enquanto o mesmo metarhizium controla a cigarrinha das pastagens, o beauveria age sobre a mosca branca.

Diferenciais

Os bioinsumos já estão fazendo a diferença quando o assunto é sustentabilidade. Isso depõe a favor do setor produtivo nestes tempos em que a gestão de excelência garante a saúde da atividade produtiva e em que o apelo ambiental pesa na exigência do consumidor, na comercialização e na busca por novos mercados.

Nesta ótica, potencializar resultados em combinação com ganhos ambientais está em harmonia com o conceito de sustentabilidade. Ao mesmo tempo, quanto mais se investe na tecnologia dos bioinsumos, menos se gasta com os agrotóxicos convencionais. Por consequência, mais ativos financeiros circulam na própria região. A economia local agradece!

Contato

Maiores informações sobre a Fábrica Móvel de Insumos (biofábrica) desenvolvida pela Fotossíntese podem ser obtidas pelo telefone (65) 9 9987-4242, ou pelo e-mail [email protected] O site da empresa é www.fotossintese.ind.br.

publicidade

Empresas & Produtos

Molduraria TGA: Tangará e região ganham empresa de molduras e quadros decorativos

Publicado

Quando se fala em ‘conjunto da obra’ se faz referência à totalidade conceitual e estética de algo a ser apreciado. Uma obra de arte se apresenta incompleta se não contar com uma boa moldura.

Usada primariamente para proteger obras de arte e objetos afetivos, a moldura tem a função extra de ajudar a compor o ambiente. Por isso, deve ser escolhida de acordo com o objeto a ser emoldurado e o local a ser decorado.

Em Tangará da Serra, o local certo para buscar molduras e quadros decorativos (já com imagens/gravuras) é a Molduraria TGA, inaugurada nesta quinta-feira (18.11), na rua José Alves de Souza (Rua 18), nº 129-N – Centro, cruzamento com rua Antônio Hortolani, próximo ao Sebrae.

Veja galeria de fotos da inauguração:

Imagens da inauguração da Molduraria TGA, quinta-feira (18.11), em Tangará da Serra

A Molduraria TGA é uma empresa nova, que vem para preencher uma lacuna no mercado, com foco em quadros decorativos, obras de arte, decoração e presentes. “Imagens, retratos, pinturas, tudo sempre foi muito valorizado. Mas, hoje isso está mais intenso, facilitado pela tecnologia. As pessoas fazem as suas próprias imagens, registram acontecimentos de suas vidas pessoais, de fatos importantes, de viagens, de paisagens, de cenas do cotidiano, enfim. E estes registros, que valem mais que palavras, são enriquecidos com molduras adequadas”, observa o proprietário da empresa, Reginaldo Vedoja.

Leia mais:  Com dois novos ambientes, agência Centro do Sicredi incrementa atendimento personalizado aos clientes

Os tipos de molduras variam de clássicas a retrô, de modernas a coloridas e, claro, as discretas. “As molduras sempre estarão presentes nas decorações dos ambientes, nos  requintados e nos formais, nos descolados e nos domésticos”, diz o empresário. Ele acrescenta que o adereço – além de obras, quadros e retratos, também forma belos conjuntos com espelhos.

Contato

Para maiores informações sobre os serviços da Molduraria TGA, o contato é pelo telefone (65) 3326-3850; WhatsApp +55 65 9 9682-5007 e e-mail [email protected] A empresa também está no Facebook e no Instagram (Molduraria TGA).

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana