conecte-se conosco


Cidades & Geral

Tangará da Serra deve retornar ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Norte

Publicado

Após reunião ocorrida nesta segunda-feira, dia 26/04, o prefeito municipal Vander Masson anunciou que o Município de Tangará da Serra está em processo de retorno ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Médio Norte Mato-grossense (CISMNORTE), composto hoje por nove municípios: Porto Estrela, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Campo Novo do Parecis e Brasnorte.

Vander recebeu em seu gabinete o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, presidente do CISMNORTE, além de representante do Consórcio e os secretários de Saúde dos dois municípios: Gicelly Zanatta (de Tangará da Serra) e Dalmo Henrique Thomazzi (de Campo Novo do Parecis).

“Estamos avançando no sentido de nos reaproximarmos do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que é muito importante para o Município de Tangará em todos os sentidos. Tangará é uma cidade polo da região e nós acreditamos que temos que estar juntos com essa região, por isso, em breve estaremos de volta a esse Consórcio de Saúde”, disse o prefeito tangaraense.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Vander destaca ainda que o retorno ao Consórcio irá fortalecer a prestação de serviços de saúde do setor privado de Tangará da Serra, consolidada como cidade polo no setor. “E quem vai ganhar são os municípios, são as pessoas que vivem neles, em especial Tangará, que tem uma prestação de serviço forte na área da saúde”, destacou.

Rafael Machado explica que o Consórcio Intermunicipal de Saúde tem como sede física a cidade de Tangará da Serra, que ficou afastada do CISMNORTE por quase uma década. Ele relata que ao longo dos últimos quatro anos buscou reaproximação, conseguindo êxito em 2021 com o início da gestão Vander Masson e Marcos Scolari.

“Diferente do passado recente, o prefeito Vander nos chamou para conversar e analisar a possibilidade do retorno de Tangará para o Consórcio. Isso para nós é um momento de bastante alegria, pois além de fortalecer a saúde pública regional, que tem sede em Tangará da Serra, vislumbra um futuro excelente, fazendo com que Tangará se consolide como referência em saúde em nossa região, com vistas na construção do nosso Hospital Regional aqui em Tangará”, disse Rafael.

Leia mais:  Estrada entre Arenápolis e Nortelândia será duplicada; Licitação já lançada pelo Governo

“Agradeço ao prefeito Vander Masson, que se mostra um líder aberto ao diálogo, que quer consolidar Tangará da Serra como polo regional de saúde”, completou.

Ao longo dos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente como o setor jurídico do Município fará todos os procedimentos legais para formalizar o retorno de Tangará da Serra ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Norte Mato-grossense.

(Texto e foto: Assessoria)

publicidade

Cidades & Geral

Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Publicado

Entre tantos produtos de destaque da Feira do Produtor do Centro, o leite natural é um deles. Este produto de origem animal e seus derivados, integram um grupo de alimentos essenciais na alimentação. É rico em cálcio e proteínas e, também, é importante fonte de fósforo, potássio, sódio e vitaminas.

O leite faz parte da alimentação das pessoas já na infância, compondo a dieta humana há 6.000 anos, desde o período Neolítico (idade da pedra polida), quando o homem se sedentarizou.

Segundo especialistas em nutrição, o consumo de leite é importante em todas as idades, pois contém cálcio, com alta biodisponibilidade. Faz bem aos ossos e ao coração, previne a depressão e auxilia no crescimento, ajuda na formação da massa muscular e contribui para perda de peso nos casos em que a balança aponta excesso.

Valdeci, com a esposa Cleide: Tradição na produção e comercialização de leite natural e derivados.

Seu consumo adequado ao longo da vida permite manter a densidade óssea, protegendo contra doenças como a osteoporose. De quebra, contribui para a qualidade do sono, controla a diabetes, hidrata o organismo, melhora a pressão arterial e regula a flora intestinal.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Não é verdade que o leite de vaca contém hormônios injetados no animal. O leite natural é, isso sim, um alimento completo, absolutamente saudável e muito bem aceito pelas crianças.

É ingrediente fundamental da gastronomia, compondo diversas receitas. Veja no link: https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/receitas-com-leite.

Onde

Na Feira do Centro, o leite natural e seus derivados são destaque Box-81, de Valdeci Ferraz Aquino e família. Com propriedade no Acampamento (Linha 12), Valdeci, preside a Associação dos Feirantes e é o gestor do mercado público. Em seu box, ele comercializa, além do leite natural, derivados como queijos, doce pastoso, doce em cubos, nata e a tradicional ‘cachorrada’, um delicioso doce semelhante à ambrosia, porém sem ovos.

O leite natural e os queijos também podem ser encontrados nos boxes 5-A (Pedro José de Freitas), 6-A (Neide Cristina), 9-A (Flávio e Sandra Freitas), 10-A (Sônia Freitas) e 51-A (Fábio Hipólito), todos com propriedades no Córrego das Pedras. Nos boxes 20-A e 51-A, Osvaldir Bandiera e Edson Cabral de Souza também oferecem leite e queijos vindos do Acampamento e da Gleba Bandeirantes.

Leia mais:  Estrada entre Arenápolis e Nortelândia será duplicada; Licitação já lançada pelo Governo

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana