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Infraestrutura & Logística

Sinfra-MT fará vistoria na Serra de Deciolândia para definir ações corretivas em talude rompido

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Uma equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) estará ainda hoje (terça, 06) na Serra de Deciolândia para vistoriar o ponto de rompimento de um talude no trecho em declive da MT-480, ocorrido em razão de uma forte chuva na última sexta-feira (02/04).

Segundo o secretário executivo Associação dos Produtores da MT-480, Edilson Sampaio, durante a vistoria, engenheiros civis e ambientais definirão quais as ações corretivas que serão implementadas no local para restaurar a estabilidade do terreno, buscando evitar novos deslizamentos. A entidade representada por Edilson mantém convênio com o governo estadual para manutenção da rodovia.

Em 2019, houve outra ocorrência de deslizamento, mas houve obras de correção logo em seguida, através da Associação de Produtores da MT-480.

Segundo informações apuradas pelo Enfoque Business, os problemas da MT-480 no aclive da Serra de Deciolândia remontam no início da obra, que esteve sob responsabilidade da empreiteira Tripolo. Há problemas de drenagem em todo trecho da serra e, também de contenção nos taludes.

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Em 2019, houve outra ocorrência de deslizamento, mas houve obras de correção logo em seguida, através da Associação de Produtores da MT-480, entidade conveniado com o governo do Estado.

Quanto ao deslizamento recente, por enquanto são realizados trabalhos emergenciais de desobstrução de bueiros, com objetivo de assegurar a trafegabilidade da pista.

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Infraestrutura & Logística

Município pleiteará adequações em rotatórias da MT-358 junto a concessionária

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Ações de correções em duas rotatórias na MT-358, junto ao perímetro urbano de Tangará da Serra, serão pauta de reunião nos próximos dias entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a concessionária Via Brasil, empresa responsável pela rodovia.

Scolari conversará com concessionária sobre adequações das rotatórias.

As rotatórias em questão são as situadas nas entradas/saídas da via lateral de acesso aos frigoríficos Marfrig e JBS. Ambas possuem erros de planejamento e precisam de correções urgentes, já que obrigam os motoristas a manobras irregulares, o que representa riscos de acidentes graves.

Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Marcos Scolari, houve intenção do município em realizar as intervenções, mas, ao contatar o governo estadual para obter as autorizações, o município foi informado que as duas rotatórias estão em trecho concessionado da rodovia, o que impede qualquer ação, salvo em caso de autorização especial da concessionária.

Scolari informou que a reunião com a empresa responsável deverá acontecer na próxima semana, com dia e local a ser definido. “Temos urgência nestas correções em razão dos riscos. Se a concessionária autorizar, vamos mexer. Mas, é possível que estas intervenções já estejam no contrato de concessão”, disse Scolari.

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Projeto

Município já possui projeto das adequações, custeado por empresários.

As intervenções já contam com projeto custeado por empresários estabelecidos na Lions Internacional. O projeto foi doado ao município, com entrega realizada na quinta-feira da semana passada ao prefeito Vander Masson.

A concepção do projeto de readequação das duas rotatórias tem origem em reunião liderada pelo empresário Alfredo Nuernberg (na foto abaixo, à esquerda), da Tratortecmaq, com representantes do Grupo Piva, Granja Ziani, Frigorífico JBS, Fort Construções, Freicar e Supremax.

O projeto tem autoria da MAB Engenharia. Segundo os engenheiros da empresa, no caso da entrada da via lateral de acesso aos frigoríficos, nas proximidades do Queima Pé, simples trabalhos de sinalização podem resolver os problemas. Por outro lado, no ponto de conversão da avenida com a MT-358, há necessidade de intervenção física com alongamento da rotatória e adequação das alças de acesso às duas vias laterais existentes.

Já no ponto da rodovia em frente aos frigoríficos, há necessidade de implantação de redutores de velocidade e faixa de pedestres, além de escada e rampa de acesso para pedestres e ciclistas para a via lateral.

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