conecte-se conosco

Cidades & Geral

Saúde realiza Ação Integrada para cadastramento no SUS e combate ao mosquito da dengue

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde realizará na próxima semana, entre os dias 22/02 e 26/02 (segunda a sexta-feira), “Ação Integrada” envolvendo os setores de endemias e atenção básica para cadastramento no SUS e combate ao mosquito da dengue.

A “Ação Integrada” será realizada simultaneamente em bairros de todos os setores da cidade, em horário diferenciado, entre as 8h e as 14h, sem intervalo, para atingir os moradores que estão em casa apenas no horário do almoço. Envolverá Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), devidamente identificados e uniformizados, respeitando todas as medidas sanitárias e de biossegurança.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gicelly Zanatta (foto), o objetivo da ação é atualizar os cadastros existentes e fazer novos cadastros de cidadãos para o acesso à saúde pública, bem como averiguar possíveis criadouros/focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como a dengue, a zika e chikungunya.

“O cadastro é muito importante, pois assegura recursos do Sistema Único de Saúde para atender os serviços do Município, uma vez que os repasses do SUS são feitos de acordo com o número de cidadãos cadastrados”, explica a secretária.

Leia mais:  Bancos não terão expediente durante feriado de carnaval; Demais setores funcionarão

“Pedimos para que os moradores recebam nossos agentes comunitários e de endemias, que estarão todos uniformizados. Eles irão apenas fazer os cadastros das pessoas no SUS e verificar possíveis focos do mosquito. Todos farão uso de máscara, tomando todos os cuidados para a segurança da população”, pontua Gicelly.

Redação EB, com Assessoria

publicidade

Cidades & Geral

Feira da Vila Alta funcionará também à tarde; Movimento da manhã agradou e horário poderá ser mantido

Publicado

A publicação do Decreto 113/2021, assinado na tarde de ontem pelo prefeito Vander Masson, permite o funcionamento da Feira da Vila Alta à tarde. A medida revoga a exigência de funcionamento apenas pela manhã, que anteriormente havia sido determinado pelo Decreto 836/2021, do governo do Estado.

Os feirantes já estão cientes da permissão e atenderão nesse sábado também no período vespertino. Antes, porém, o novo decreto baixado pelo Executivo Municipal surpreendera os feirantes e, também, o próprio poder público no âmbito da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Movimento da manhã agradou feirantes e horário poderá ser mantido junto com o período vespertino.

Afinal, se pelo Decreto 113 o funcionamento de todas as atividades comerciais passa a ser permitido entre às 05h00 e às 22h00, por outro os feirantes já haviam se programado para atendimento na parte da manhã.

Contudo, segundo o titular da Seapa, secretário Rogério Rio, a movimentação da manhã agradou os feirantes. “Eles gostaram e querem repetir o horário no próximo sábado”, disse o secretário. Entretanto, a alteração do horário da Feira da Vila Alta incluindo o funcionamento no período da manhã ainda será pauta de deliberação do Executivo ao longo da próxima semana.

Leia mais:  COVID-19: Primeiro óbito é registrado em Tangará da Serra; Paciente estava internada em UTI de hospital particular

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana