Acompanhamento em tempo real dos percursos, localização das ambulâncias, interação da equipe de socorristas com médicos, melhor tempo-resposta, geração de dados estatísticos. Estes são alguns dos avanços proporcionados pelo vSkySAMU, sistema de regulação médica e comunicação que agiliza o contato entre a central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as ambulâncias.
O sistema foi disponibilizado pelo município ao SAMU através da Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio do uso do sistema ocorreu na manhã desta terça-feira (10), na prefeitura, com as presenças do secretário de Saúde do município, Wellington Bezerra, e do SAMU, através da médica intervencionista Ingrid Iara Rodrigues da Silva, da enfermeira Daniela Stival Faig Torres e do coordenador administrativo Pedro Wilson de Lima Santana (foto do topo).
Em Tangará da Serra é novidade, mas o vSkySAMU já opera há alguns anos em outras unidades do serviço espalhadas pelo país, principalmente nos maiores centros.
O uso da tecnologia favorece o trabalho do SAMU e, de forma direta, o cidadão a ser resgatado. O vSkySAMU controla todas as etapas envolvidas no resgate, do recebimento da ligação à regulação médica, do acionamento da ambulância ao atendimento ao paciente e, também, o fechamento da ocorrência.
A comunicação é híbrida (3G e satélite), por smartphone, com total interação entre a central e as equipes de atendimento em qualquer lugar, combinando as tecnologias 3G/GPRS e de satélites geoestacionários de última geração. Em regiões sem cobertura de telefonia móvel, é possível realizar as ligações através de rede Wifi. (Infográfico acima)
Essa dinâmica operacional permite o processamento de informações analíticas obtidas no decorrer dos atendimentos. Dispondo de um módulo BI, o sistema permite um completo gerenciamento de informações, através de consulta ao histórico de todas as ocorrências. São gerados vários relatórios analíticos e consolidados, como atendimento por motivo de solicitação, por idade, sexo, tempo médio de resposta, chamadas por município, entre outros.
O vSkySAMU controla todas as etapas envolvidas no resgate. O uso da tecnologia favorece o trabalho do SAMU e, de forma direta, o cidadão a ser resgatado.
Também proporciona maior amplitude em relação aos locais de maior índice de acidentes, tipos de procedimentos e melhores trajetos a serem percorridos pelas ambulâncias. O resultado final é um menor tempo-resposta e maior eficiência nas condutas.
O envio para a central de vídeos e fotos associados ao prontuário de atendimento é uma funcionalidade importante para auxiliar o médico regulador a orientar a equipe, além de possibilitar o envio de dados de equipamentos médicos para o hospital, como a leitura do ECG.