conecte-se conosco


Cidades & Geral

Samae inicia hoje obras de transposição do rio Russo para reforçar oferta de água bruta na ETA

Publicado

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inicia nesta quarta-feira (21) as obras de instalação do sistema de adução de água do rio Russo. O objetivo é reforçar a oferta de água bruta na Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA) do rio Queima Pé, para o abastecimento da área urbana de Tangará da Serra.

Segundo o diretor do Samae, Heliton de Oliveira, o sistema de adução consiste numa bomba e tubos, disponibilizados pela própria autarquia. Ao todo, serão 2,8 mil metros de tubulação até o córrego Uberabinha e, daí, para a represa Sitna (foto acima), na ETA Queima Pé. A instalação, segundo o diretor, é rápida e estará em funcionamento em 15 dias.

Baixa vazão

A estiagem severa já se faz sentir na vazão do rio Queima Pé, que se mostra sensível à insuficiência de precipitações dos últimos períodos chuvosos, quando a região recebeu cerca de 30% a menos de volume de chuva em relação aos anos em que a tradicional média da região – 1.800 milímetros – foi cumprida.

Leia mais:  Alerta: Região enfrenta estiagem severa; Umidade do ar reduzirá para até 11% nos próximos dias

De maio para cá, é possível perceber os impactos da seca no rio Queima Pé, como na imagem acima, com registros realizados pelo Enfoque Business nos dias 28 de maio, 24 de junho e 16 de julho. Da esquerda para a direita nota-se a diferença de vazão nas três datas.

Além da transposição do Russo, o município consta com poços artesianos e um sistema de reservatórios para garantir a regularidade do abastecimento na cidade (veja link com matéria a seguir).

Tangará da Serra: Samae define estratégia de enfrentamento à crise hídrica

 

publicidade

Cidades & Geral

Porto Estrela: Assinada a ordem de serviço para construção de ponte sobre o Jauquara

Publicado

A ordem de serviço para as obras de uma ponte de concreto sobre o rio Jauquara, na comunidade Vão Grande, em Porto Estrela, foi assinada ontem (terça, 18) pelo prefeito Eugênio Pelachim (PSC – foto topo). As obras serão realizadas pela empresa CIBE Pré-Moldados, Concretos e Minerais, vencedora do certame licitatório realizado em dezembro do ano passado.

A construção da ponte será viabilizada através de convênio do governo de Mato Grosso, que repassou para a conta da prefeitura de Porto Estrela o valor de R$ 2.507.757,40. O município fará uma contrapartida de 51.178,77. No total, a obra custará R$ 2.558.936,17.

“Desde que assumi o meu primeiro mandato como prefeito de Porto Estrela, tenho trabalhado muito para resolver esse problema da Comunidade Vão Grande e hoje estamos vendo esse sonho se tornando uma realidade”, disse agradecendo a parceria do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta.

Passarela sobre o rio foi rompida no início do mês, com fortes chuvas e a alta do nível das águas do Jauquara.

A ponte de concreto, que terá uma extensão de 71,1 metros e largura de 4,5 metros – proporcionará a ligação do município com as comunidades de Vaca Morta, Baixio e Vão Grande. “Nesta época de chuva, aquela comunidade sofre muito, pois o rio enche e a passarela não suporta o volume das águas e se rompe”, observou Pelachim, destacando que, com a ponte de concreto, o problema estará solucionado. “Sabemos da importância desta obra para a comunidade e estamos felizes em atender aquelas famílias”, completou.

Leia mais:  Com foco na solidariedade e no espírito do Natal, CDL arrecada cestas básicas para famílias de menor renda

Eugênio Pelachim destacou, ainda, que a viabilização das obras da ponte sobre o rio Jauquara também tiveram a intermediação do deputado estadual Dilmar Dal Bosco e do senador Jaime Campos, ambos do DEM, além do apoio da Câmara Municipal, através da vereadora Sula (PSC).

(Com informações de Assessoria)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana