conecte-se conosco

Cidades & Geral

Samae inicia hoje obras de transposição do rio Russo para reforçar oferta de água bruta na ETA

Publicado

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inicia nesta quarta-feira (21) as obras de instalação do sistema de adução de água do rio Russo. O objetivo é reforçar a oferta de água bruta na Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA) do rio Queima Pé, para o abastecimento da área urbana de Tangará da Serra.

Segundo o diretor do Samae, Heliton de Oliveira, o sistema de adução consiste numa bomba e tubos, disponibilizados pela própria autarquia. Ao todo, serão 2,8 mil metros de tubulação até o córrego Uberabinha e, daí, para a represa Sitna (foto acima), na ETA Queima Pé. A instalação, segundo o diretor, é rápida e estará em funcionamento em 15 dias.

Baixa vazão

A estiagem severa já se faz sentir na vazão do rio Queima Pé, que se mostra sensível à insuficiência de precipitações dos últimos períodos chuvosos, quando a região recebeu cerca de 30% a menos de volume de chuva em relação aos anos em que a tradicional média da região – 1.800 milímetros – foi cumprida.

Leia mais:  Onda de frio persistirá até madrugada de sexta; Moradores de rua recebem cobertores

De maio para cá, é possível perceber os impactos da seca no rio Queima Pé, como na imagem acima, com registros realizados pelo Enfoque Business nos dias 28 de maio, 24 de junho e 16 de julho. Da esquerda para a direita nota-se a diferença de vazão nas três datas.

Além da transposição do Russo, o município consta com poços artesianos e um sistema de reservatórios para garantir a regularidade do abastecimento na cidade (veja link com matéria a seguir).

Tangará da Serra: Samae define estratégia de enfrentamento à crise hídrica

 

publicidade

Cidades & Geral

Altos e baixos: Meteorologia prevê duas semanas de grandes oscilações de temperatura

Publicado

Calor de 36 graus nesta terça-feira (26), mínima de 9°C no sábado (31). Uma semana depois, temperaturas de 38 graus. Esse é o quadro previsto pela meteorologia para as próximas duas semanas em Tangará da Serra e Mato Grosso em geral.

Nesta semana, a previsão é de virada no tempo, com queda brusca de temperatura, com os termômetros podendo despencar aos 6°C na sexta-feira. A friagem, segundo os sites Clima Tempo e Cptec/Inpe, inicia na quinta-feira e persiste até a madrugada de domingo (01.08), dia em que a temperatura retoma a curva ascendente. (Abaixo, previsão do Cptec/Inpe)

Após o próximo domingo, a semana manterá temperaturas estáveis entre mínimas de 14°C e máximas de 35 graus celsius. A partir daí, no sábado (07) e domingo (08), os termômetros poderão ficar entre a mínima de 17 graus e 38°C, segundo prevê o portal Clima Tempo.

Não previsão de chuvas no período e a umidade relativa do ar tende a manter os níveis críticos já verificados durante este mês de julho, sempre abaixo dos 20% nas horas mais quentes dos dias. (Abaixo, previsão do Clima Tempo)

Leia mais:  Tangará da Serra: Verba para reforma da Feira é suspensa por irregularidade imobiliária

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana