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Infraestrutura & Logística

SAC anuncia recursos de R$ 9,5 milhões para aeroporto de Tangará da Serra

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O secretário nacional de Aviação Civil Ronei Glanzmann anunciou esta semana recursos de R$ 9,5 milhões para as obras do aeroporto de Tangará da Serra. A confirmação aconteceu na terça-feira passada (03), durante reunião da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) com a Frente Parlamentar de Infraestrutura e Logística (FRENLOG), em Brasília.

Glanzmann considerou que, além de Tangará da Serra, outros terminais de Mato Grosso terão investimentos “vultosos”, como o de Barra do Garças, que receberá R$ 37 milhões em um convênio que será assinado no próximo dia 20. Já Tangará da Serra receberá R$ 9,5 milhões e Cáceres R$ 9 milhões, assim que os projetos junto às prefeituras destes municípios forem aprovados.

Glanzmann: Investimentos “vultosos” em aeroportos regionais.

Além disso, os terminais de Matupá, São Félix do Araguaia e Juína contarão com recursos que somam R$ 30 milhões. “Cada cidade tem seu momento próprio, mas todas elas receberão valores semelhantes. Aprovaremos esses projetos, assim como estamos fazendo com Tangará da Serra e Barra do Garças”, explicou Glanzmann.

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A notícia da aprovação do projeto do aeroporto de Tangará da Serra foi antecipada na última sexta-feira pelo deputado federal Neri Geller, que esteve em visita ao município para contatos políticos. Ele informou, na oportunidade, que em Brasília há gestões relacionadas à logística da região que incluem o aeroporto regional de Tangará da Serra. “Está bem encaminhado (o aeroporto) junto à SAC. O aeroporto vai mudar o perfil da economia do município”, disse, na ocasião.

O município adquiriu recentemente área de 28 hectares para ampliação do sítio aeroportuário e há ordem de serviço emitida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) para construção de mureta para cerca operacional, uma exigência da ANAC.

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Infraestrutura & Logística

Governo do Estado e Rumo assinam contrato para construção de ferrovia de R$ 11 bi

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Foi assinado nesta segunda-feira (20) o contrato entre o Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo S/A para construção da 1º Ferrovia Estadual do país. A futura ferrovia  será a primeira a ser construída por regime de autorização, com todo investimento feito pelo setor privado, cabendo ao Estado o papel de fiscalização.

A assinatura se deu com as presenças do governador Mauro Mendes e do presidente da Rumo S/A, João Alberto Fernandes de Abreu, em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Outros dois eventos de assinatura serão realizados em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Também assinaram o documento o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, e o diretor da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), Wilber Norio Ohara. A Agência será responsável pela fiscalização do andamento dos serviços.

Projeto disruptivo

Em entrevista à imprensa, o presidente da Rumo, João Alberto de Fernandes Abreu destacou a inovação do projeto. “Este é um projeto disruptivo, que impacta uma cadeia de valor gigantesca. Com a ferrovia, serão construídas plantas de etanol de milho, misturadoras de fertilizante, esmagadoras de soja”, completou.

Investimento de R$ 11 bi: Segundo a Rumo, contrato assinado nesta segunda resultará em 230 mil empregos diretos e indiretos durante a construção da ferrovia.

Segundo o presidente da Rumo, a previsão é que todo o empreendimento demandará até R$ 11 bilhões e que as obras comecem em 2022, com a primeira etapa da obra concluída em 2025. Estão previstos 730 km de trilhos, que irão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos, facilitando o escoamento da produção de todo o médio-norte mato-grossense.

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“A ferrovia será fundamental para a ampliação e competividade do agronegócio. Além disso, será um corredor para a indústria. Vamos conectar Mato Grosso aos principais centros de consumo do sudeste”, afirmou o governador Mauro Mendes, durante o ato de assinatura.

Mais investimentos

Outros investimentos ferroviários para o Estado também são destacados pelo jornal, como a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), cujo trecho entre Água Boa e Mara Rosa (GO) será construído pela Vale, e tentativa de viabilizar a construção da Ferrogrão, entre Sinop e Miritituba (PA). Além disso, outra empresa, a VLI, já pediu autorização ao Governo Federal, para construir um ramal privado entre Água Boa e Lucas do Rio Verde.

Para a construção do trecho entre Nova Mutum e Rondonópolis, José Alberto Abreu garante que a empresa tem o aporte necessário. “Os investimentos serão feitos ao longo dos anos. Nossa estrutura de capital atual e a expectativa de geração de caixa permitem absorver este projeto”, afirmou.

(Redação EB, com Secom-MT)

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