Entidades, empresas, clubes de serviço e Polícia Militar unem forças, em Tangará da Serra, para ajudar as famílias atingidas pela tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Num dos barracões do Parque de Exposições, um volume considerável de doações é organizado, triado e preparado por voluntários para ser remetido ao Rio Grande do Sul.
As doações, que iniciaram na última segunda-feira (06) podem ser feitas até esta quarta-feira (08). Os locais de entrega são a Dismeq (Avenida Brasil, proximidades da Escola 13 de Maio) e a bilheteria do Parque de Exposições (Avenida Lions Internacional, quase confluência com Anel Viário), além da própria Polícia Militar (ligar 190).
O horário de entrega das doações é em horário comercial (das 08h00 às 17h00) e a triagem acontece das 16h00 às 22h00, no Parque de Exposições.
Envolvidos na campanha
Membros da Polícia Militar, do Sindicato Rural de Tangará da Serra e Aprosoja, com apoio dos quatro Rotary Clubs (Tangará da Serra, Centro, Cidade Alta e Águas do Sepotuba), Lions Club, lojas maçônicas e empresas – como Carvalima Transportes, Dismeq e Tratortecmaq, entre outras – realizam uma força tarefa para preparar a remessa da ajuda.
Ajuda humanitária seguirá de Tangará da Serra para o Rio Grande do Sul através da Carvalima.
Roupas e agasalhos, calçados, cobertores e forros de cama, colchões, galões e garrafas de água, alimentos, produtos de higiene, medicamentos, ração para pets e outros inúmeros itens estão sendo organizados no barracão do frango do rolete, no Parque de Exposições, para serem embarcados em palets identificados com as logos das entidades de Tangará da Serra, nos caminhões disponibilizados pela Carvalima Transportes.
Logística
Uma vez embarcadas, a Carvalima levará as doações até o Centro de Distribuição de cargas da empresa, em Cuiabá. De lá, as cargas passarão pelos processos de rotina da empresa (envelopamento e consolidação) para, então, seguirem para o Rio Grande do Sul, também em caminhões da transportadora.
Já no estado sulista, as cargas serão entregues ao Rotary International, através dos clubes locais, que por sua vez procederão na distribuição às famílias necessitadas.
Solidariedade
Segundo o diretor-proprietário da unidade da Carvalima em Tangará da Serra, Edson Hoffmann, esse trabalho realizado pela Carvalima em causas como essa das enchentes no Rio Grande do Sul, consiste no “Frete Solidário”, um comprometimento da empresa com necessidades sociais em pareceria com o Rotary. “A Carvalima disponibiliza sua frota sempre que o Rotary precisar, para transporte do que for necessário e em casos como essa catástrofe que agora acontece no Rio Grande do Sul. Então, mais uma vez, em razão dessa necessidade dos nossos irmãos gaúchos, a Carvalima se coloca à disposição”, disse o empresário, que também é membro do Rotary Club Tangará da Serra Cidade Alta.
Já a representante da diretoria do Sindicato Rural e presidente do Núcleo da Aprosoja Tangará da Serra, Patrícia Pasa, destaca que as doações são triadas de acordo com o tipo de material, o gênero e, também, conforme a necessidade regional no Rio Grande do Sul. “Já mandamos tudo separado, o que é vestuário, o que é calçado, o que é cobertor e forro de cama, tudo separado como masculino e feminino… Tem região que precisa mais de água, outra mais de roupas, outra de cobertores… então, quem decide como fará a distribuição conforme essas necessidades é o Rotary, lá no Rio Grande do Sul”, informou.
Doações via PIX
Outras formas de contribuição dos tangaraenses é em valores disponibilizados por PIX. Qualquer valor pode ser transferido para a chave Rotary do Rio Grande do Sul ([email protected]).
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), cuja sede nacional é no próprio Rio Grande do Sul, também recebe doações em qualquer valor pelo chave PIX [email protected].