TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Queijos de produtores familiares de Mato Grosso em evento nacional promovido em São Paulo

Publicado em

Apesar de injustamente penalizado por uma política equivocada, excludente e nociva do governo federal, o setor do leite e seus derivados brasileiros ainda conseguem ser destaques e ganhar projeção internacional.

Cinco produtores familiares de queijo de Mato Grosso foram premiados pela qualidade dos produtos no 3º Mundial do Queijo do Brasil, que aconteceu de 11 a 14 de abril, em São Paulo. Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, participou do evento, que incluiu palestras e visitas a propriedades produtoras de leite.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clóvis Figueiredo, o evento, além de reconhecer a qualidade dos produtos lácteos de Mato Grosso, também reforça a importância da agricultura familiar na cultura alimentar e economia regional.

Os produtores que se destacaram no evento nacional são das regiões do Eixo da BR-163, Baixada Cuiabana e Pantanal mato-grossense.

Raquel Catanni, de Nova Mutum, ganhou a medalha ‘Super Ouro’ com seu Queijo Maringá, e ‘Ouro’ com o Nozinho Temperado.

Leia mais:  Tangará da Serra: Dados da PM mostram queda de 15% ao ano nas ocorrências de trânsito

Foram premiados com medalha de ouro Larissa Berte Barbosa, de Nossa Senhora do Livramento, e Vandecléia Prochnow, do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, Edmar Alves Trindade, de Nobres, também com ‘Ouro’, e Jackson Pacheco, de Santo Antônio de Leverger, levou ‘Bronze’ com seu Queijo Pantanal.

A participação dos produtores mato-grossenses no evento em São Paulo contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT).

Ao todo, 38 produtores de leite, técnicos e empresários de Mato Grosso participaram do 3º Mundial do Queijo do Brasil.

O evento

O 3º Mundial do Queijo do Brasil aconteceu de 11 a 14 de abril no Teatro B32, Avenida Faria Lima 3732, em São Paulo, e contou com ampla programação para profissionais e consumidores finais, toda ela organizada por uma especialistas e entusiastas em queijos.

A Feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais aconteceu em frente ao teatro, na Praça da Baleia, com acesso gratuito. Mais de 100 produtores de todo Brasil puderam expor e vender seus produtos.

Leia mais:  Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Dentro do Teatro houve quatro concursos:

  • 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que recebeu cerca de 2.000 queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas;
  • 2º Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil;
  • 2º Concurso de Melhor Queijista do Brasil;
  • 2º Concurso de Melhor Fondue do Brasil;

Nas salas de coworking do Teatro (acesso pela escada ao lado da Baleia), o programa Via Láctea reuniu conferências e promoveu rodada de negócios.

(Redação EB, com Sapicuá RN e Organização)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Published

on

Os termômetros voltarão a cair a partir da madrugada entre quinta e sexta-feira próximas em Tangará da Serra e boa parte de Mato Grosso. A previsão é dos sites especializados em meteorologia, como o Climatempo.

Segundo o portal, as mínimas previstas caem de cerca de 14 °C nesta quarta-feira (16) para cerca de 12 °C na madrugada de quinta para sexta-feira. A máxima não deverá superar os 28 °C no último dia útil da semana. Essa leve friagem se estenderá no fim de semana, com mínimas na faixa dos 12 °C nas noites de quinta e sexta, e máximas diurnas entre 24 °C e 28 °C .

Queda na temperatura deverá ser observada na madrugada de quinta para sexta-feira.

Meteorologistas apontam que essa queda de temperatura é resultado da chegada de uma incursão de ar mais frio, ainda que sem a formação de uma frente fria organizada. No entanto, o padrão de friagem — característico da Amazônia e Centro‑Oeste no inverno — está em curso, influenciado por fluxos de massa polar via Bacia do Paraguai.

Leia mais:  Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)

Nova friagem

A próxima quinta-feira marcará o início de uma fase mais fria na região de Tangará da Serra, com friagem característica do inverno regional. E os efeitos dessa fase poderão ser sentidos ao longo das próximas duas semanas.

As projeções indicam a possibilidade de uma nova frente fria, mais intensa, entre os dias 29 e 31 de julho, com chance de leve chuvisco e certa instabilidade antes da incursão do ar frio. Embora ainda sem confirmação total, essa previsão deriva de tendências observadas no modelo de 15 dias do Climatempo e corroboradas pelo AccuWeather, que indica queda gradual nas máximas após o dia 29.

Atenção necessária

  • Quinta (17/7): queda térmica já desde a madrugada, com mínimas caindo para ~12 °C e máximas entre 26–28 °C.
  • Sexta e sábado: continuidade da friagem, sem perspectiva de chuva significativa.
  • Final de julho: atenção para possível frente fria com leve instabilidade entre os dias 29 e 31, com nova queda nas temperaturas e chance de chuviscos.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana