conecte-se conosco


Cidades & Geral

Quarta de Feira: A versátil banana-da-terra é opção de energia e saúde na mesa do consumidor

Publicado

Quarta é dia de dar uma passada na Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, pela manhã, a partir das 06h00. É dia de comprar hortifrutis, carnes e embutidos, frango e peixes, leite e derivados, pães e doces, temperos e conservas…

“Temos tudo para que no restante da semana o consumidor tenha uma mesa farta e saudável”, observa o presidente da Associação dos Feirantes (ASFET), Valdeci Ferraz Aquino. Ele cita que, entre os variados destaques da Feira do Centro, a banana-da-terra é um fruto que chama atenção. “Pode ser encontrada em vários boxes do setor de hortifrutis”, completa o gestor da Feira do Centro

Origens e benefícios

Fruta pode ser encontrada em vários boxes do setor de hortifrutis.

Originária da Ásia e introduzida no Brasil ainda no século XVI pelos colonizadores portugueses, o fruto oferece diversos benefícios para a saúde. Deve ser consumida cozida, frita ou assada, em diversas receitas doces e salgadas.

No entanto, vale ressaltar que seu consumo in natura não é recomendado em razão do excesso de amido.

A banana-da-terra não deve ser consumida ‘in natura’, mas assada, cozida ou frita.

A banana-da-terra é rica em fibras alimentares, que auxiliam no equilíbrio intestinal, e tem ação prebiótica, pois é substrato para as bactérias benéficas presentes no intestino. Tem efeitos antioxidantes e apresenta alto teor de potássio, um mineral importante para a recuperação muscular.

Leia mais:  Crédito de R$ 200 mil para serviços cartorários viabilizará escrituração de área do aeroporto

Tem altos índices de vitaminas do complexo B, logo, é energética. Também ajuda na imunidade por ser abundante em vitamina C, ao mesmo tempo em que tem baixo teor de sódio.

Para completar, o fruto contém zinco, magnésio e triptofano, um aminoácido que auxilia a produção de serotonina e, portanto, traz benefícios ao equilíbrio mental.

publicidade

Cidades & Geral

Feira do Centro oferece duas atrações típicas do Brasil e valiosas para a saúde e a culinária

Publicado

Domingo, como reza a tradição, é dia de Feira em Tangará da Serra. E dois produtos muito atrativos na Feira do Produtor do Centro são as castanhas de caju e do Pará. As duas são alimentos saudáveis e compõem receitas extraordinárias, como nos links ao final do texto.

A castanha-do-pará é rica em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B e vitamina E. Também fornece antioxidantes ao organismo, promovendo a diminuição do colesterol total. Melhora o sistema imunológico e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como de mama, próstata e cólon.

Contribui para a saúde do cérebro e mantém o cabelo e as unhas saudáveis. Reduz a pressão alta, ajuda a regular a tireoide e é excelente fonte de energia.

Já a castanha-de-caju vem do fruto do cajueiro e é rica em antioxidantes, gorduras boas e minerais. Ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças do coração e anemia, além de melhorar a saúde da pele, unhas e cabelo. Segundo especialistas, consumir cerca de 30 gramas de castanha de caju por dia é uma alternativa para complementar os nutrientes consumidos diariamente.

Leia mais:  Feira do Centro oferece duas atrações típicas do Brasil e valiosas para a saúde e a culinária

Castanhas nos boxes

A castanha-do-pará oferecida na Feira do Centro é proveniente da região de Juína e de outras cidades e localidades da região norte do estado. Já a castanha de caju vem, principalmente, da região Nordeste do Brasil.

São comercializadas em vários boxes do setor de hortifruti, em especial nos boxes 16-C, de Elieder Santos; 21-A, de Francisco da Silva; 23-A, de Eliane Resende; e 42-A, de Elton Pereira.

Veja, a seguir, receitas com as duas castanhas:

https://www.receiteria.com.br/receitas-com-castanha-do-para/

https://www.receiteria.com.br/receitas-com-castanha-de-caju/

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana