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Infraestrutura & Logística

Privatização da BR-163 resultará em pedágio de R$ 8,97 e maior competividade da Ferrogrão

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A privatização da BR-163 trará um impacto significativo no fluxo de veículos e cargas da rodovia federal, com encarecimento do frete e ampliação da demanda na futura Ferrogrão. É o que prevê a Ágora Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do Brasil.

Segundo publicado ontem pelo Money Times, a Rumo Logística sairá beneficiada da privatização da rodovia BR 163, já que os preços do frete rodoviário vão subir em 2021 com o leilão, reduzindo a competitividade do modal em relação à ferrovia.

A conclusão da pavimentação da BR 163 beneficiou os volumes exportados pelos portos do Arco Norte, que responderam por cerca de 34% das exportações da soja brasileira entre janeiro e agosto de 2020. Os dados estão na última edição do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ferrogrão irá consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA).

“É muito importante para as exportações brasileiras a oferta de rotas alternativas que diminuem o tempo gasto nas operações e os custos”, comentou Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab. “As rotas para os portos do Arco Norte são bem mais atraentes para o escoamento da produção dos estados centrais brasileiros”.

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Para se ter uma ideia, do total de milho exportado, 31% saíram pelos portos de Barcarena/PA, Miritituba (Santarém)/PA, Itacoatiara/AM e Itaqui/MA.

Privatização

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou em maio deste ano o plano de privatização da BR-163, na divisa de Mato Grosso com o Pará. A tarifa básica do pedágio em Guarantã do Norte (715 km ao norte da Capital) será de R$ 8,97.

O trecho é de 970 quilômetros e abrange também a BR-230, no Pará. Em Mato Grosso a concessão será de Sinop (500 km ao norte), passando por Guarantã do Norte até chegar na divisa com o Pará, no município de Novo Progresso.

Serão 10 anos de concessão, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Ganha o certame a empresa que oferecer a menor tarifa, porém, para esse leilão foi retirada a obrigação do atestado de outras obras semelhantes.

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Infraestrutura & Logística

Ministério da Infraestrutura autoriza licitação de obras do aeroporto de Tangará da Serra

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A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura autorizou o início do processo licitatório para obras de reforma e ampliação do aeroporto regional de Tangará da Serra/MT. Por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), serão destinados R$ 4 milhões. O valor total da obra é de R$ 10 milhões, sendo 60% a contrapartida do estado.

O projeto elaborado pelo governo estadual contempla o recapeamento de toda pista de pouso e decolagem, mantendo sua dimensão em 1.500 x 30 m, a construção de novo pátio de aeronaves com mais de 15 mil metros quadrados e nova taxiway, ambos já com estrutura de pavimento para jatos de maior porte. Estão previstas ainda obras de drenagem, além de sinalização horizontal, sinalização vertical, balizamento luminoso, iluminação do pátio, biruta iluminada, PAPI e farol rotativo.

O diretor de investimentos da SAC, Eduardo Bernardi, ressaltou a importância do investimento para a região: “Tangará da Serra é importante polo regional agroindustrial. Essa etapa de obras permitirá ao município ampliar os voos comerciais com aeronaves de maior porte, como o ATR 72, trazendo mais desenvolvimento à região”, disse.

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O prefeito municipal, Vander Masson, destacou que a obra é um anseio antigo de Tangará da Serra e que representa um grande avanço, pois reafirma o Município como um polo regional. “O Município recebeu essa autorização de licitação com grande alegria. Essas obras tornarão nosso aeroporto moderno e com capacidade elevada para receber voos. Um aeroporto é símbolo de fortalecimento econômico e atrairá para a nossa cidade mais investimentos. Agora vamos aguardar o início da licitação, que é feita pelo Estado”, disse.

A previsão é de que o edital do processo licitatório seja publicado pelo Governo do Estado de Mato Grosso em até 45 dias.

Com Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura

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