As chuvas persistentes neste mês de janeiro em todo o estado de Mato Grosso já causaram prejuízos em várias cidades. A previsão de que as chuvas podem seguir até a próxima semana, deixa as cidades em alerta, em especial as já atingidas pela chuvarada.
Os maiores danos ocorreram em Salto do Céu e Rio Branco, na região Oeste, com enxurradas e alagamentos nos dois perímetros urbanos que causaram perdas materiais significativas a vários moradores. Os dois municípios do Oeste são banhados pelo rio Branco, sujas águas subiram muito com as fortes chuvas e acabaram transbordando, atingindo as duas cidades.
A previsão da meteorologia é de continuidade das chuvas ao menos até o próximo dia 23. Em princípio, os volumes deverão ser menores que as fortes chuvas registradas nesta primeira quinzena do mês, mas o fato de que estão cheios os rios e córregos, represas e outros corpos d’água, o que causa preocupação.
Em todo o estado, especialmente nas áreas mais afetadas, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão mobilizados. Os trabalhos consistem no levantamento de danos e mapeamento das áreas de risco, além de monitorar as diversas situações pela sala de controle.
Nova Olímpia
O Governo monitora também a barragem da Usina Uisa, em razão das fortes chuvas na região do município de Nova Olímpia.

Barramento São Lourenço: Chuvas intensas ameaçaram integridade da represa.
Pela manhã, militares do Corpo de Bombeiros e funcionários da usina estiveram empenhados em fazer aberturas no barramento da represa para a redução do nível de água.
As Prefeituras de Nova Olímpia e de Barra do Bugres foram orientadas a alertar a população do entorno.
Arenápolis
Em Arenápolis, a cheia verificada no rio Santana também causou preocupação, porém sem maiores prejuízos. A situação, no entanto, segue exigindo atenção em razão da continuidade das chuvas.
Lucas do Rio Verde
O Estado monitora ainda o Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde, que está com 7,92 metros de profundidade nesta terça-feira, o que é considerado “alto”, acima da cota, que é de 2,9 metros, conforme dados da Agência Nacional de Águas. Apesar do nível alto do rio, ainda não há registros de inundações no município.
Cuiabá
Em Cuiabá, desde segunda-feira (13) a Defesa Civil do Estado tem auxiliado o município para a decretação da situação de emergência em razão das chuvas.
Já na manhã desta terça-feira (14), equipes do Estado iniciaram o levantamento de danos, em apoio ao município, com avaliação das estruturas dos imóveis afetados no Bairro São Mateus. O local, que fica à beira do Córrego do Gambá, foi o mais afetado pela enchente.
Auxílio do governo
O governador Mauro Mendes determinou que a Defesa Civil do Estado preste o auxílio necessário aos municípios atingidos por enchentes e alagamentos, em decorrência das fortes chuvas desta terça-feira (14.1).
“Estamos atentos e ajudando os municípios nesse momento. Nossas equipes de Segurança e também da parte social estão de prontidão para auxiliar em tudo o que for necessário para que as famílias tenham amparo e possam se reerguer diante dessas enchentes”, afirmou o governador.