TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Peixe típico dos rios brasileiros é atração para o consumidor na Feira do Centro (vídeo-receita)

Publicado em

Neste domingo (24) que antecede a Semana Santa, um dos destaques entre os alimentos oferecidos na Feira do Centro é o peixe. Muita variedade, qualidade incontestável e segurança sanitária fazem com que mercado público referência em Mato Grosso seja o mais frequentado por consumidores interessados em comprar peixe.

Uma espécie muito apreciada, com os cortes e peças podendo ser encomendados junto aos feirantes é o Pintado. A carne é saborosa e o valor nutricional dos mais expressivos, sendo consumido frito, cozido e assado.

Incluir o Pintado na alimentação contribui para o emagrecimento, pois, juntamente com outras espécies, é uma fonte de proteína animal que é nutricionalmente rica, fortalece a imunidade e recuperação muscular, auxiliando no ganho de massa magra.

Tradição e sabor: Pintado tem alto valor nutricional, com multiplicidade de receitas.

Além de muito proteico, o Pintado possui níveis elevados de ômega 3 e ainda é mais barato que outras espécies que possuem a mesma quantidade desse ácido graxo essencial. É uma excelente maneira de prevenir a osteoporose (fragilidade óssea), pois esse pescado é uma fonte de vitamina D, o que irá proporcionar o aumento da absorção de cálcio no intestino e consequentemente promover a prevenção dos desgastes dos ossos.

Leia mais:  Município confirma curso de Medicina; área para estrutura física já foi oferecida

Além disso, é quase desprovido de espinha, por isso é o preferido dos pais para servir as crianças.

Peixe grande

O Pintado é um dos maiores peixes que habitam os rios da América do Sul, em especial de várias bacias brasileiras, como no Pantanal (rio Paraguai), no Amazonas e, também, nos rios São Francisco, Paranapanema, Paraná, Uruguai e Jacuí. Ou seja, o Pintado é uma espécie dominante e ocorre do Norte ao Sul do Brasil.

Forte pelo seu porte avantajado, habita calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corixos. Tem hábito noturno e é carnívoro, alimentando-se principalmente da tuvira, minhocuçu e pequenos peixes. Por isso, pode ser utilizado no controle de população de tilápias em açudes e tanques.

Veja essa receita de Pintado na churrasqueira, no link do Youtube a seguir:

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feirantes escolhem no próximo domingo a diretoria da ASFET para o biênio 2025-27

Published

on

Cerca de 300 feirantes que atuam na Feira do Produtor do Centro elegerão no próximo domingo (04.05) a nova diretoria da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),  para gestão da entidade no biênio 2025-27. O pleito ocorrerá através de votação secreta, das 08h00 às 11h20, em urna disponibilizada no setor administrativo da própria Feira.

Ainda não há confirmação de inscrição de chapas. Porém, segundo informações, já há movimentações no sentido de composição de chapas, com prazo até a amanhã, terça-feira (29.04), para a disputa eleitoral da entidade.

Para votar e compor chapas, o feirante associado deverá estar em pleno gozo dos seus direitos associativos e em dia com as obrigações perante a entidade. Outra exigência é que o feirante precisa ter, pelo menos, dois anos como associado. “Nossa associação é uma entidade democrática e a eleição do próximo domingo vai expressar a vontade dos nossos associados para a gestão no próximo biênio”, diz o atual presidente da ASFET, Valdeci Ferraz Aquino.

Leia mais:  Fraude no INSS: CGU anuncia suspensão de descontos; lesados podem pedir ressarcimento

Demandas e prioridades

Para o biênio 2025-27, as prioridades para a Feira do Produtor do Centro são as obras de reforma e modernização, cujo projeto já está concebido em sua primeira etapa – correspondente ao novo escritório administrativo e a readequação das instalações elétricas -, a  a instalação de um poço artesiano e um sistema de geração de energia fotovoltaica.

A nova diretoria também terá a missão de dar continuidade à busca de solução para o gargalo verificado no estacionamento para clientes no entorno da Feira, resultante dos significativos aumentos da população e da frota de veículos da cidade nos últimos 10 anos.

Outro desafio será concluir o processo já em andamento para adequações sanitárias na manipulação, produção e comercialização de alimentos de origem animal e outros, em cumprimento da Lei 5.348/2020 e Decreto 877/2024.

(Assessoria Especial)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana