conecte-se conosco


Cidades & Geral

Parceria SEMEC-SEDUC: Cidade sedia etapa regional da Conferência Nacional de Educação

Publicado

Começa hoje (quarta-feira 08) a Etapa Regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE).  Organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), é um espaço participativo e democrático, para que a sociedade contribua com o desenvolvimento da Educação Nacional.

A IV edição do evento, Regional Oeste, será realizada em Tangará da Serra e contará com a participação dos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Denise, Nova Olímpia, Santo Afonso, Sapezal e Porto Estrela representados por seus respectivos delegados.

Para prevenir e evitar a disseminação da covid-19, o primeiro dia do evento acontece de maneira remota a partir das 18:30h pelo YouTube no Canal da Seduc-MT;  já na quinta-feira (09), as plenárias ocorrerão de forma presencial na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Tangará da Serra, das 8h às 12h no período da manhã e das 14h às 18h a tarde.

Com o tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, esta edição do evento irá avaliar a implementação do II Plano Nacional de Educação (II PNE) com ênfase no cumprimento das metas e estratégias propostas pelo documento, além de estudar soluções para os desafios enfrentados nas políticas públicas educacionais. O encontro também conta com a participação da sociedade para a elaboração e aprovação do PNE.

Leia mais:  Feira do Centro oferece duas atrações típicas do Brasil e valiosas para a saúde e a culinária

Dentre os tópicos a serem discutidos nas plenárias estão: valorização dos profissionais de educação, remuneração, inclusão, acessibilidade, direitos humanos e ambientais, políticas de cotas, diversidade, democratização do acesso, limites e educação nos tempos de pandemia e desenvolvimento da educação profissional/tecnológica.

Também podem participar como ouvintes: professores, técnicos administrativos educacionais, apoios administrativos educacionais, estudantes, pais e/ou responsáveis, gestores de escolas, membros de conselhos, universidades, instituições integrantes de organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 08/06 (Quarta-feira) – On-line, com transmissão pelo YouTube no Canal da Seduc-MT

Solenidade de Abertura;

Apresentação da CONAE Etapa Regional;

Palestras

Dia 09/06 (Quinta-feira) – Auditório da DRE – Tangará da Serra

Sessão de Abertura;

Leitura e aprovação do Regimento;

Plenária por eixo com discussão e aprovação de emendas;

Eleição dos delegados para a Etapa Estadual

Por: Sabrina Ventresqui (Estagiária de Jornalismo/Unemat)

publicidade

Cidades & Geral

Sinal 5G começará a funcionar em Brasília na quarta-feira; No MT, prazo é para setembro

Publicado

Brasília será a primeira capital do país a ter a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel. Segundo o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, o sinal será liberado em Brasília nesta quarta-feira (6).

Em participação no evento Teletime Inc, em São Paulo, o grupo técnico da Anatel encarregado de avaliar a desocupação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz) aprovou a ativação do sinal 5G na capital federal no fim da tarde de hoje (4). Segundo Moreira, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, sem data prevista por enquanto.

Moreira preside o grupo da Anatel responsável pela liberação das frequências 3,5 GHz, por onde transitará o sinal da telefonia 5G. Atualmente, essa faixa ainda está ocupada por empresas de antena parabólica que operam com a tecnologia Banda C e estão atrasadas com a migração para outra frequência, chamada de Banda Ku.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma.

Leia mais:  Feira do Centro oferece duas atrações típicas do Brasil e valiosas para a saúde e a culinária

O prazo para o funcionamento do 5G em todas as capitais passou para 29 de setembro. Segundo Moreira, o lançamento da rede 5G em Brasília servirá como teste, com a Anatel e as operadoras instalando filtros anti-interferência. Também está prevista a distribuição de decodificadores da Banda Ku à população de baixa renda que usa antenas parabólicas antigas que operam na Banda C.

(Agência Brasil)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana