TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

O consumo de ovos no Brasil, a valorização do cacau, notícias e entrevistas são destaques

Publicado em

O aumento do consumo de ovos no Brasil, curiosidades sobre o cacau, cujos preços no mercado internacional subiram mais que o ouro em 2024, notícias comentadas e entrevistas são as atrações do Momento Agrícola deste sábado, 11 de janeiro.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Os ovos

Alternativa à carne (que está mais cara), custos de produção mais ajustados, grande oferta no consumo interno. Esses são alguns dos fatores que impulsionaram o consumo de ovos pelos brasileiros ano passado.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo de ovos no Brasil em 2024 deve atingir, após levantamento, a marca histórica de 263 ovos por habitante. Esse número representa um aumento de 21 unidades em relação a 2023.

Ricardo Arioli comenta sobre o assunto e traz números importantes nesta abordagem sobre o consumo de ovos.

Cacau

O Momento Agrícola faz outra abordagem interessante, sobre as exportações de chocolate no mundo. Arioli traz um ranking dos maiores exportadores de chocolate, onde a Alemanha se sobressai, seguida por Bélgica, Itália, Polônia e Holanda.

O interessante é que esses países não plantam um único pé de cacau, a matéria prima do chocolate. Os dez países que mais exportam chocolate no mundo – a maioria na Europa – respondem por 67% das exportações de chocolate, num negócio que soma algo em torno de US$ 30 bilhões.

O Brasil não é o maior produtor de cacau do mundo, mas ocupa a 7ª colocação entre os maiores produtores. O Momento Agrícola faz uma abordagem sobre o cacau, que subiu mais do que o Ouro no mercado internacional em 2024.

Entrevistas

Os outros três blocos do programa trazem entrevistas com os temas “O Dinetec de Canarana”, com Rodrigo Piccinini, da Meta; “Os Desafios da Carne do Brasil em 2025”, com Roberto Perosa, da ABIEC; e “A Seca e a Soja na Argentina”, com Pablo Adreani.

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo.

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

O Arco Norte, o avanço da logística no MT, notícias e entrevistas são destaques

Published

on

A importância dos portos do Arco Norte e o avanço da logística em Mato Grosso, notícias comentadas e entrevistas são os destaques da primeira edição do Momento Agrícola em 2025, neste sábado, 04 de janeiro.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

O Arco Norte

Segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que acompanha mensalmente a atividade portuária no país, os portos do Arco Norte – que abrangem as regiões Norte e Nordeste – foram responsáveis por 39% das exportações brasileiras de milho e soja entre janeiro e outubro de 2024, movimentando 47,7 milhões de toneladas. (Na foto do topo, terminal portuário da Companhia Docas do Pará)

Segundo a ANTAQ, os estados do Pará e Amazonas foram os principais responsáveis pelo volume exportado no Arco Norte, com nada menos que 59,4% das exportações de milho e soja.

Ricardo Arioli fala sobre essa importante logística de transportes brasileira e cita a concessão da Hidrovia do no Tramo Sul do Rio Paraguai, enquanto o Tramo Norte, que tem Cáceres como base, ficou de fora, ao menos por enquanto. A liberação desse trecho do rio Paraguai para navegabilidade comercial é essencial para o desenvolvimento econômico de todo o estado de Mato Grosso, principalmente a macrorregião Oeste-Sudoeste, cujos polos são Tangará da Serra e Cáceres.

Outras

O Momento Agrícola traz outras noticias comentadas, como o levantamento da Embrapa Milho e Sorgo sobre ranking nacional de agricultura irrigada através de pivôs centrais, e a situação da comercialização da soja na Argentina, além de observações sobre o clima, com a Europa vivenciando uma seca histórica em algumas regiões.

O programa traz, também, dois blocos de entrevistas com os temas “Os avanços da Logística em MT”, com Edeon Vaz Ferreira; e “A Nova Lei dos Bioinsumos”, com Eduardo Martins, do GAAS.

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo:

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana