TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Nova Olímpia faz mutirão de vacinas nesta sexta; Estratégia anti-covid inclui ‘carro da vacina’

Publicado em

Diante do aumento expressivo do número de casos de Covid-19 desde a virada do ano, Nova Olímpia adotou uma estratégia com múltiplas ações como forma de conter o avanço da pandemia.

Segundo o secretário de Saúde de Nova Olímpia, Junior Santi, o objetivo é oferecer aos cidadãos opções variadas de vacinação. “São dias, horários e formatos diferentes para se vacinar”, informa.

Secretário Júnior Santi: Estratégias e opções variadas para vacinação.

As estratégias incluem mutirões semanais – um deles já nesta sexta-feira (21) – e atendimento a pacientes na Unidade Mista e nas unidades básicas de saúde (UBS) Ouro Verde e Itamarati. Há, também, vacinação volante através de uma ambulância, o que já é conhecido na cidade como ‘Carro da Vacina’.

O mutirão desta sexta-feira (21) será realizado durante o dia inteiro – das 07hs às 18hs – no Salão Paroquial. As doses serão aplicadas em pacientes com mais de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose e com vacinação atrasada e, ainda, para segunda dose.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Outros dois mutirões já estão confirmados. Na próxima quarta-feira (26), das 17h00 às 23h00, acontecerá o ‘Corujão da Vacina’, no Ouro Verde. Na semana subsequente, o mutirão acontecerá no sábado (05.02), também no Ouro Verde, das 07h00 às 18h00.

Já o Carro da Vacina consiste numa ambulância que trafega em toda a área urbana da cidade atendendo aos pacientes que queiram se vacinar. O veículo circula pela manhã e à tarde pelos bairros, com sonorização, chamando os cidadãos para receberem as doses. (veja vídeo a seguir)

Situação

Junior Santi avalia que o aumento da ocorrência de novos casos também é motivado pelo aumento das testagens. “Ano passado, naquela calmaria, não havia testes. Agora, em janeiro, temos um vírus mais transmissível, mas, por outro lado, aumentamos a testagem (…) Temos 50% dos pacientes testados como positivos para Covid-19”, relata o titular da pasta da Saúde.

Ainda segundo Santi, há, ainda, muitos pacientes com gripe (H3n2), que também passam pelo atendimento na Unida Mista ou nas unidades básicas, sempre com atendimento médico.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Ainda segundo o secretário, a cobertura vacinal em Nova Olímpia chega a 70% da população, considerando primeira e segunda doses e, também, a dose de reforço.

Números

Assim como em todos os municípios da região, Nova Olímpia enfrenta um ‘boom’ nos casos de Covid-19. Do dia 1º até ontem, os casos confirmados da doença saltaram de 1.728 para 2.087. Neste contingente de pacientes, há 295 casos ativos. Os óbitos em razão da Covid-19 no município somam 64.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde vai realizar o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado, 20 de abril. A meta da ação é mobilizar a população mato-grossense contra a propagação do vírus da gripe.

Em Tangará da Serra, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. A vacinação acontecerá nas unidades de Saúde da Família (USFs), das 08h00 às 16h00, e no Tangará Shopping, das 16h00 às 22h00.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunizações em 1999, com objetivo de reduzir internações, complicações e mortes na população-alvo.

(*) No quadro abaixo (final do texto), os públicos prioritários

No total, 364 mil doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação no estado.

Segundo a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, a data representa busca dar visibilidade à vacinação.

Para ela, o papel dos municípios é fundamental em todos os processos que resultam na vacinação do grupo prioritário.

Leia mais:  No sábado, Tangará da Serra terá “Dia D” de vacinação contra a gripe nas USF e no shopping

Alessandra reforçou ainda a importância de os pais comparecerem aos postos de vacinação com seus filhos.

(Redação EB, com Secom-MT)

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana