TANGARÁ DA SERRA

Cidades & Geral

Neste domingo, Feira do Centro oferece os benefícios de uma fruta da Mata Atlântica

Publicado em

Em Tangará da Serra, domingo é dia de Feira do Centro! Uma tradição das mais populares da cidade da Serra de Tapirapuã, que se orgulha em ostentar o maior e melhor mercado público de Mato Grosso.

A Feira do Centro tem uma variedade incrível em seus setores de hortifruti (que inclui leite natural e derivados e produtos coloniais), de carnes e embutidos, na praça de alimentação, no artesanato, nos produtos importados.

O presidente da Associação dos Feirantes, Valdeci Ferraz Aquino, passa a dica: “Entre as frutas, destaca-se, nesta época do ano, a jabuticaba”.

De nome científico Plinia cauliflora, a jabuticaba tem ‘DNA’ brasileiro, sendo nativa da Mata Atlântica, na parte da região Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo). Seu nome, de origem tupi, significa ‘alimento do jabuti’ (jabuti + guaba).

É rica em ferro e contém cálcio, fósforo e vitamina C, que dá resistência ao organismo contra infecções. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B, que possuem a função de evitar problemas de pele, reumatismo e queda de cabelo.

Leia mais:  Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília em visita à CNA, Senar e IPA

Em Tangará da Serra, a jabuticaba da feira é produzida, principalmente, pelos produtores familiares da Linha 12 (Maria do Socorro, Box 26-A), Pé de Galinha (Edilene Rondini, Box 17-A), Córrego das Pedras (Flávio José de Freitas, Box 09-A) e Comunidade São José (Celso Machado Vasconcelos, Box 04-A).

Receitas com Jabuticaba

A Jabuticaba pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, geleias, doces, compotas e bebidas.

Veja, no link a seguir, 21 receitas com jabuticaba:

21 receitas com jabuticaba que vão mudar seus conceitos culinários

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília em visita à CNA, Senar e IPA

Published

on

Lideranças femininas do setor agropecuário de Mato Grosso embarcaram nesta quarta-feira (10.08) para uma visita técnica em Brasília. Ao longo dos próximos dias, um grupo com 40 mulheres visitará a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Pensar Agro (IPA), entre outras instituições na capital federal.

As atividades fazem parte da programação da Academia de Liderança – Mulheres Líderes do Agro, a primeira organizada pelo Senar-MT exclusivamente ao público feminino. Ao todo, serão três encontros, de julho a setembro. Nesta segunda etapa, que ocorre em Brasília, as mulheres conhecerão mais sobre a atuação das instituições visitadas, seus representantes e a estrutura dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A Academia de Liderança reúne produtoras rurais, lideranças sindicais e mulheres que trabalham no setor agropecuário. O objetivo é formar líderes que possam atuar nas mais diversas esferas que envolvem a agropecuária no estado e impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.

No primeiro módulo, que ocorreu em Cuiabá, as participantes aprenderam mais sobre atuação política no agro e autoconhecimento e propósito. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de atuação de cada uma das instituições do Sistema Famato: o Senar-MT, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Instituto Agrihub, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e os Sindicatos Rurais.

Leia mais:  Depois do frio: Mato Grosso poderá ter onda de calor a partir do próximo final de semana

Essa é a primeira visita técnica da Academia de Liderança, após o início da pandemia de Covid-19. “Esse momento foi muito aguardado, a pandemia adiou o nosso projeto, mas finalmente conseguimos realizá-lo e estamos muito felizes em poder reunir e fortalecer as mulheres do nosso setor”, afirmou o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana