conecte-se conosco


Cidades & Geral

Na Feira do Centro, uma fruta de origem japonesa que fortalece contra gripes e resfriados

Publicado

Tangará da Serra tem convivido com algumas viradas no tempo. Algo típico deste período de inverno que, nos dois últimos anos, trouxe friagens mais intensas para Mato Grosso.

E, numa terra em que temperaturas acima dos 35 °C são comuns, as friagens quebram essa rotina e o resultado, às vezes, pode ser um resfriado ou até mesmo uma gripe forte.

Pois, nesta época de ‘friagens’, as frutas cítricas – como a laranja, o limão e a mexerica – são uma boa pedida por serem ricas em vitamina C.

Na Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra, uma fruta cítrica vistosa tem chamado atenção nesta época. Trata-se da mexerica ‘ponkan’, trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses há mais de 50 anos. Ela é graúda, de casca grossa e fácil de descascar, com gomos grandes e doces, qualidades a torna uma das cítricas mais consumidas pelos brasileiros.

A Feira do Centro atende nesta quarta, logo cedo, desde às 06h00, até às 12h00.

Leia mais:  Estrada entre Arenápolis e Nortelândia será duplicada; Licitação já lançada pelo Governo

“Temos esta fruta em fartura e ótima qualidade em nosso setor de hortifrutis. É da época, por isso está com preço muito acessível”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra, Valdeci Ferraz Aquino.

Benefícios

A ponkan é rica fonte de vitaminas A, C, B1 e B2, bioflavonóides (como o nobiletin), folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

A vitamina C é essencial para o sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra gripes e resfriados. Age como antioxidante, que previne contra o envelhecimento precoce das células. Já a vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e, também, aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos, melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca.

A mexerica ponkan tem fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino, além de dar sensação de saciedade. Por isso, consumir seu bagaço é importante, pois é ótimo para a saúde intestinal e colabora no controle da glicose e do colesterol sanguíneo. Alguns estudos mostram que os compostos bioativos (limonoides) presentes nas frutas cítricas ainda reduzem os riscos de cânceres e doenças cardiovasculares.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

publicidade

Cidades & Geral

Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Publicado

Entre tantos produtos de destaque da Feira do Produtor do Centro, o leite natural é um deles. Este produto de origem animal e seus derivados, integram um grupo de alimentos essenciais na alimentação. É rico em cálcio e proteínas e, também, é importante fonte de fósforo, potássio, sódio e vitaminas.

O leite faz parte da alimentação das pessoas já na infância, compondo a dieta humana há 6.000 anos, desde o período Neolítico (idade da pedra polida), quando o homem se sedentarizou.

Segundo especialistas em nutrição, o consumo de leite é importante em todas as idades, pois contém cálcio, com alta biodisponibilidade. Faz bem aos ossos e ao coração, previne a depressão e auxilia no crescimento, ajuda na formação da massa muscular e contribui para perda de peso nos casos em que a balança aponta excesso.

Valdeci, com a esposa Cleide: Tradição na produção e comercialização de leite natural e derivados.

Seu consumo adequado ao longo da vida permite manter a densidade óssea, protegendo contra doenças como a osteoporose. De quebra, contribui para a qualidade do sono, controla a diabetes, hidrata o organismo, melhora a pressão arterial e regula a flora intestinal.

Leia mais:  Aeroporto Regional: “Previ isso ano passado”, disse Mendes, sobre falta empreiteiras no MT

Não é verdade que o leite de vaca contém hormônios injetados no animal. O leite natural é, isso sim, um alimento completo, absolutamente saudável e muito bem aceito pelas crianças.

É ingrediente fundamental da gastronomia, compondo diversas receitas. Veja no link: https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/receitas-com-leite.

Onde

Na Feira do Centro, o leite natural e seus derivados são destaque Box-81, de Valdeci Ferraz Aquino e família. Com propriedade no Acampamento (Linha 12), Valdeci, preside a Associação dos Feirantes e é o gestor do mercado público. Em seu box, ele comercializa, além do leite natural, derivados como queijos, doce pastoso, doce em cubos, nata e a tradicional ‘cachorrada’, um delicioso doce semelhante à ambrosia, porém sem ovos.

O leite natural e os queijos também podem ser encontrados nos boxes 5-A (Pedro José de Freitas), 6-A (Neide Cristina), 9-A (Flávio e Sandra Freitas), 10-A (Sônia Freitas) e 51-A (Fábio Hipólito), todos com propriedades no Córrego das Pedras. Nos boxes 20-A e 51-A, Osvaldir Bandiera e Edson Cabral de Souza também oferecem leite e queijos vindos do Acampamento e da Gleba Bandeirantes.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana