conecte-se conosco


Cidades & Geral

Na Feira do Centro, o leite natural e seus derivados têm grande procura; ‘Cachorrada’ tem história

Publicado

Compondo a dieta humana ainda no período Neolítico (idade da pedra polida), quando os humanos passaram à sedentarização, há cerca de 6.000 anos, o leite faz parte da alimentação das pessoas desde a infância. Por isso, tem lugar em muitas lembranças, como recorda o presidente da Associação dos Feirantes, Valdeci Ferraz Aquino.

(Veja vídeos ao final do texto)

Era o ano de 1969. Valdeci era criança e já acompanhava os pais, Dona Noemi e ‘Seo’ Juanir, nas rotinas da propriedade rural no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.

Numa bela manhã, Dona Noemi colocava para ferver uma grande panela com leite recém ordenhado das vacas da propriedade. Naquele dia, porém, o leite coalhou. Para aproveitar a coalhada, Dona Noemi acrescentou açúcar para improvisar um doce que acabou virando tradição culinária da família.

Doce “cachorrada” (potes mais claros): Tradição de família e lembranças do passado.

Voltando da lida, Juanir entrou pela cozinha pedindo para beber leite, mas ouviu da esposa: “Coalhou!”. Frustrado, Juanir exclamou: “Que cachorrada!”.

Leia mais:  Hospital ganhará tomógrafo e servidores ganham RGA; Vander enaltece liderança na Câmara

Pois, a “cachorrada” é um dos produtos comercializados por Valdeci no Box-81 da Feira do Produtor do Centro. Semelhante à ambrosia, porém sem o acréscimo de ovos, a “cachorrada” é um doce muito procurado pelos consumidores. Com propriedade na localidade do Acampamento, Valdeci ainda oferece o tradicional leite de vaca, queijo, doce pastoso, doce em cubos e, também, nata.

O leite natural e os queijos também podem ser encontrados nos boxes 5-A (Pedro José de Freitas), 6-A (Neide Cristina), 9-A (Flávio e Sandra Freitas), 10-A (Sônia Freitas) e 51-A (Fábio Hipólito), todos com propriedades no Córrego das Pedras. Nos boxes 20-A e 51-A, Osvaldir Bandiera e Edson Cabral de Souza oferecem leite e queijos vindos do Acampamento e da Gleba Bandeirantes.

Benefícios

O leite e seus derivados constituem um grupo de alimentos essenciais na alimentação. É rico em cálcio e proteínas e, também, é importante fonte de fósforo, potássio, sódio e vitaminas.

Segundo especialistas em nutrição, o consumo de leite é importante em todas as idades, pois é o cálcio com alta biodisponibilidade. Faz bem aos ossos e ao coração, previne a depressão e auxilia no crescimento, ajuda na formação da massa muscular e contribui para perda de peso nos casos em que a balança aponta excesso.

Leia mais:  CBH Sepotuba abre inscrições online para eleição de novos membros

(Assessoria Especial)

publicidade

Cidades & Geral

Barra do Bugres: Maternidade tem recursos de R$ 500 mil, com obras previstas para março

Publicado

As obras da maternidade pública de Barra do Bugres deverão iniciar no mês de março. Ao menos é esta a expectativa após o anúncio de uma verba do Estado, no valor de R$ 500 mil, que será assegurada através de emenda parlamentar.

A emenda parlamentar foi anunciada pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) durante reunião no auditório da Câmara Municipal com a prefeita de Barra do Bugres, Maria Azenilda Pereira (MDB), vereadores e secretários. Também participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Aurélio da Silva, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barra do Bugres (ACIBB), Iandro Almicci.

A pauta da reunião foi a construção da maternidade de Barra do Bugres. O município, que não conta com nenhum hospital público ou privado, se obriga a encaminhar gestantes para partos em maternidade no município vizinho de Arenápolis, o que significa, também, aumento de custos.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Aurélio da Silva, o projeto da obra já está em análise para que as obras tenham início o mais rápido possível, já que se trata de uma demanda urgente do município.

Leia mais:  Hospital ganhará tomógrafo e servidores ganham RGA; Vander enaltece liderança na Câmara

Segundo informações do município, em se confirmando o depósito dos recursos prometidos pelo deputado, as obras terão início já em março próximo.

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana