conecte-se conosco


Cidades & Geral

Na Feira do Centro, o leite natural e seus derivados têm grande procura; ‘Cachorrada’ tem história

Publicado

Compondo a dieta humana ainda no período Neolítico (idade da pedra polida), quando os humanos passaram à sedentarização, há cerca de 6.000 anos, o leite faz parte da alimentação das pessoas desde a infância. Por isso, tem lugar em muitas lembranças, como recorda o presidente da Associação dos Feirantes, Valdeci Ferraz Aquino.

(Veja vídeos ao final do texto)

Era o ano de 1969. Valdeci era criança e já acompanhava os pais, Dona Noemi e ‘Seo’ Juanir, nas rotinas da propriedade rural no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.

Numa bela manhã, Dona Noemi colocava para ferver uma grande panela com leite recém ordenhado das vacas da propriedade. Naquele dia, porém, o leite coalhou. Para aproveitar a coalhada, Dona Noemi acrescentou açúcar para improvisar um doce que acabou virando tradição culinária da família.

Doce “cachorrada” (potes mais claros): Tradição de família e lembranças do passado.

Voltando da lida, Juanir entrou pela cozinha pedindo para beber leite, mas ouviu da esposa: “Coalhou!”. Frustrado, Juanir exclamou: “Que cachorrada!”.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Pois, a “cachorrada” é um dos produtos comercializados por Valdeci no Box-81 da Feira do Produtor do Centro. Semelhante à ambrosia, porém sem o acréscimo de ovos, a “cachorrada” é um doce muito procurado pelos consumidores. Com propriedade na localidade do Acampamento, Valdeci ainda oferece o tradicional leite de vaca, queijo, doce pastoso, doce em cubos e, também, nata.

O leite natural e os queijos também podem ser encontrados nos boxes 5-A (Pedro José de Freitas), 6-A (Neide Cristina), 9-A (Flávio e Sandra Freitas), 10-A (Sônia Freitas) e 51-A (Fábio Hipólito), todos com propriedades no Córrego das Pedras. Nos boxes 20-A e 51-A, Osvaldir Bandiera e Edson Cabral de Souza oferecem leite e queijos vindos do Acampamento e da Gleba Bandeirantes.

Benefícios

O leite e seus derivados constituem um grupo de alimentos essenciais na alimentação. É rico em cálcio e proteínas e, também, é importante fonte de fósforo, potássio, sódio e vitaminas.

Segundo especialistas em nutrição, o consumo de leite é importante em todas as idades, pois é o cálcio com alta biodisponibilidade. Faz bem aos ossos e ao coração, previne a depressão e auxilia no crescimento, ajuda na formação da massa muscular e contribui para perda de peso nos casos em que a balança aponta excesso.

Leia mais:  Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

(Assessoria Especial)

publicidade

Cidades & Geral

Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Publicado

Os Rotary do Distrito 4440 darão início hoje (quinta, 30) à série de solenidades festivas de trocas de diretorias para o ano rotário 2022/2023. A região 06 do Distrito, que é sediada por Tangará da Serra, é composta também pelos municípios vizinhos de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

Alfredo Nuernberg assumirá em julho como governador assistente da Região 06 do Rotary Distrito 4440.

A primeira nova diretoria a ser empossada é a do Rotary Club Tangará Cidade Alta, com festiva ocorrendo logo mais, à noite, a partir das 20hs, na Casa da Amizade. Na ocasião, tomará posse na presidência do clube o bancário Luiz Antônio Fontana Junior, em lugar do empresário Eleçandro José de Oliveira.

Até o dia 11 de julho serão empossadas as novas diretorias do Rotary Club Tangará da Serra, Tangará da Serra Centro e Tangará da Serra Águas do Sepotuba, assim como os clubes de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

As posses em julho também ocorrerão no Rotaract, Interact, Rotary Kids e Associação das Senhoras Rotarianas (ASR). O governador assistente do Distrito 4440 para a região 06 do ano rotário 2022/2023 será o empresário Alfredo Acácio Nuernberg.

Leia mais:  Crédito de R$ 200 mil para serviços cartorários viabilizará escrituração de área do aeroporto

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana