TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Município habilita mais seis leitos Covid-19 em parceria com Hospital Santa Angela; Agora são 25 leitos entre públicos e privados

Publicado em

O município de Tangará da Serra anunciou nesta segunda-feira celebração de parceria com o Hospital Santa Angela para habilitação de seis novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivamente par Covid-19. A documentação já está completa e depende apenas da assinatura do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e aval do Ministério da Saúde.

Leitos já poderão ser utilizados assim que o secretário de Estado de Saúde assinar a documentação pertinente à habilitação.

Segundo o prefeito Fábio Martins Junqueira, a proposta de habilitação dos novos leitos partiu do Executivo, após reunião com a direção do hospital particular, que investiu na ampliação de sua ala de UTI’s.

(Veja imagens de documento abaixo)

Os leitos estão equipados com ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros, oxímetros de pulso e oxigênio, bombas de perfusão/infusão e de seringa, usina/rede de gases, além de suporte para hemodiálise. Os recursos humanos contam com médicos intensivistas e plantonistas (com a devida escala), enfermeiro (incluindo um RT), técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Leia mais:  Lei prevê acesso a resultados de exames da rede pública por QR-Code em Mato Grosso

Os leitos já poderão ser utilizados assim que o secretário de Estado de Saúde assinar a documentação pertinente à habilitação.

Com os seis novos leitos, Tangará da Serra passa a contar com um total de 25 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, sendo 12 privados – no próprio Hospital Santa Angela – e 13 públicos, no Hospital Municipal.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Lei prevê acesso a resultados de exames da rede pública por QR-Code em Mato Grosso

Published

on

Pacientes atendidos pela rede pública de saúde de Mato Grosso poderão consultar resultados de exames laboratoriais por meio de QR-Code. A medida está prevista na Lei nº 13.394/2026, que determina a disponibilização do código no protocolo entregue ao paciente no momento da coleta.

Pela legislação, caberá à Secretaria de Estado de Saúde (SES) exigir dos laboratórios a implantação e a adequação do sistema. O QR-Code deverá permitir o acesso digital ao laudo, por meio de celular ou outro dispositivo compatível, dispensando, nos casos em que o paciente optar pelo acesso eletrônico, a necessidade de retornar ao laboratório apenas para retirar o resultado impresso.

A medida também prevê a possibilidade de consulta dos laudos por profissionais de saúde, facilitando o acesso às informações durante o atendimento e reduzindo a necessidade de impressão dos documentos.

O acesso digital a resultados de exames, entretanto, não é uma novidade no setor de diagnóstico. Na rede privada, laboratórios de diferentes portes já disponibilizam laudos pela internet, por meio de portais, aplicativos e outros canais digitais. Algumas redes também oferecem serviços de armazenamento do histórico de exames e notificações por aplicativos de mensagens.

Leia mais:  Lei prevê acesso a resultados de exames da rede pública por QR-Code em Mato Grosso

No caso da rede pública de Mato Grosso, a legislação estabelece a utilização do QR-Code como mecanismo adicional para acesso aos resultados. A adoção do sistema poderá reduzir deslocamentos dos pacientes e o uso de documentos impressos, desde que a infraestrutura necessária esteja disponível e o acesso digital seja efetivamente implementado pelos laboratórios.

A lei é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD).

(Com informações de Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana