TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Município deverá firmar TAC com MP para destravar empreendimentos imobiliários

Publicado em

A prefeitura de Tangará da Serra deverá firmar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual para possibilitar o incremento imobiliário de cinco mil novas unidades habitacionais na cidade. É o que ficou estabelecido em audiência extrajudicial na modalidade online convocada ontem (segunda, 27) pelo próprio MP, através do promotor de Justiça Thiago Scarpellini Vieira, com participação do Executivo Municipal e empreendedores do setor imobiliário.

Os investimentos do setor esbarram em pendências relacionadas ao saneamento básico, em especial às limitações no sistema de esgotamento sanitário, conforme exposto em notificação recomendatória emitida pelo Ministério Público. O entrave freia o desenvolvimento da cidade, estagnando a economia local.

Na reunião, o Executivo Municipal, por intermédio do prefeito Vander Masson, se dispôs a apresentar projetos preliminares para construção de uma estação elevatória, rede coletora de esgoto e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O município pediu 15 dias de prazo ao MP para apresentação desses projetos e outros documentos necessários.

A cidade conta com apenas 32% de cobertura por rede coletora, com os dejetos remetidos à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que precisa ser ampliada.

A estação elevatória permitirá atender, além dos empreendimentos, a futura demanda do Hospital Regional, enquanto a rede coletora cobrirá o percurso desta unidade hospitalar até a elevatória e, daí, ao ponto de interligação no alto da Avenida Brasil, quase conexão com Lions Internacional, de onde os efluentes serão remetidos em direção à ETE.

Leia mais:  Nova Olímpia celebrará 39 anos de emancipação com extensa agenda cívico-cultural

Já a ampliação da ETE inclui um novo reator anaeróbio com capacidade de tratamento em 30 litros/segundo, atendendo a demanda das cinco mil novas unidades habitacionais projetadas pelos empreendedores.

Participação

Segundo apurado pela redação, os empreendedores se dispõem a participar com um montante que seria equivalente a R$ 400,00 por cada um dos 5.000 lotes dos empreendimentos, o que resultaria em R$ 2 milhões para custeio parcial das estruturas.

O restante do custeio seria suportado pelo município, conforme viabilidade financeiro-orçamentária. “São soluções complexas, algumas com tecnologia de ponta – como é o caso da ETE -, mas alguns projetos já estão até prontos, como o da estação elevatória. Precisamos ter orçamento, tem que ter esses recursos já alocados”, observou o secretário Planejamento do município, Adão Leite.

TAC

Uma vez ajustadas as questões dos projetos preliminares e dos custeios no prazo solicitado, o passo seguinte será redigir a minuta do termo de ajustamento de conduta que, por sua vez, será encaminhada ao Conselho do Ministério Público, composto por 11 procuradores que definirão pela homologação ou rejeição do documento.

Leia mais:  Fraude no INSS: CGU anuncia suspensão de descontos; lesados podem pedir ressarcimento

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feirantes escolhem no próximo domingo a diretoria da ASFET para o biênio 2025-27

Published

on

Cerca de 300 feirantes que atuam na Feira do Produtor do Centro elegerão no próximo domingo (04.05) a nova diretoria da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),  para gestão da entidade no biênio 2025-27. O pleito ocorrerá através de votação secreta, das 08h00 às 11h20, em urna disponibilizada no setor administrativo da própria Feira.

Ainda não há confirmação de inscrição de chapas. Porém, segundo informações, já há movimentações no sentido de composição de chapas, com prazo até a amanhã, terça-feira (29.04), para a disputa eleitoral da entidade.

Para votar e compor chapas, o feirante associado deverá estar em pleno gozo dos seus direitos associativos e em dia com as obrigações perante a entidade. Outra exigência é que o feirante precisa ter, pelo menos, dois anos como associado. “Nossa associação é uma entidade democrática e a eleição do próximo domingo vai expressar a vontade dos nossos associados para a gestão no próximo biênio”, diz o atual presidente da ASFET, Valdeci Ferraz Aquino.

Leia mais:  Fraude no INSS: CGU anuncia suspensão de descontos; lesados podem pedir ressarcimento

Demandas e prioridades

Para o biênio 2025-27, as prioridades para a Feira do Produtor do Centro são as obras de reforma e modernização, cujo projeto já está concebido em sua primeira etapa – correspondente ao novo escritório administrativo e a readequação das instalações elétricas -, a  a instalação de um poço artesiano e um sistema de geração de energia fotovoltaica.

A nova diretoria também terá a missão de dar continuidade à busca de solução para o gargalo verificado no estacionamento para clientes no entorno da Feira, resultante dos significativos aumentos da população e da frota de veículos da cidade nos últimos 10 anos.

Outro desafio será concluir o processo já em andamento para adequações sanitárias na manipulação, produção e comercialização de alimentos de origem animal e outros, em cumprimento da Lei 5.348/2020 e Decreto 877/2024.

(Assessoria Especial)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana