TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Município ampliará quadro de médicos veterinários para inspeção sanitária em frigoríficos

Publicado em

A aprovação do projeto de lei complementar nº 004/2024 pela Câmara Municipal, por unanimidade entre os vereadores, permitirá a contratação de quatro médicos veterinários para atendimento de inspeção sanitária de quatro frigoríficos de Tangará da Serra.

Segundo o texto da propositura de autoria do Executivo Municipal, a medida “está intrinsecamente ligada ao Projeto de Lei Ordinária 096/2024, que autoriza a contratação temporária de médicos veterinários para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, atendendo às demandas decorrentes de um acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o município de Tangará da Serra.

O Executivo justifica a propositura pelo impacto direto nas atividades de inspeção (…) nos frigoríficos locais com a escassez de médicos veterinários. “Sem um número suficiente de profissionais para realizar essas inspeções pelo MAPA, os frigoríficos enfrentam limitações no aumento de abates ou na criação de novos turnos. Isso, por sua vez, afeta não apenas a capacidade de produção dos frigoríficos, mas também o crescimento econômico do município, incluindo a criação de empregos diretos e indiretos”, consta no texto do PLC.

Leia mais:  Na Feira do Centro, agricultura familiar oferece o frango como opção de proteína e sabor; Veja receita

Porém, a contratação dos médicos veterinários implica no aumento da taxa de abate para bovinos (de e,015 para 0,025 UPM) e suínos (de 0,001 para 0,004 UPM). O valor da UPM é de R$ 55,98.

Com a majoração da taxa de abate, o município gera receitas adicionais que serão direcionadas para custear a contratação desses profissionais para atender às demandas de inspeção nos frigoríficos. Os médicos serão cedidos ao MAPA e por ele fiscalizados, o que garantirá o cumprimento das obrigações legais em termos de inspeção sanitária, além de atender o ACT firmado ainda 2020.

Os profissionais a serem contratados, em processo seletivo, atenderão aos frigoríficos Marfrig, Seara (JBS), Pork Foods e EP Frig, cuja produção é destinada aos mercados local e, também, para exportação.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Feirantes escolhem no próximo domingo a diretoria da ASFET para o biênio 2025-27

Published

on

Cerca de 300 feirantes que atuam na Feira do Produtor do Centro elegerão no próximo domingo (04.05) a nova diretoria da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET),  para gestão da entidade no biênio 2025-27. O pleito ocorrerá através de votação secreta, das 08h00 às 11h20, em urna disponibilizada no setor administrativo da própria Feira.

Ainda não há confirmação de inscrição de chapas. Porém, segundo informações, já há movimentações no sentido de composição de chapas, com prazo até a amanhã, terça-feira (29.04), para a disputa eleitoral da entidade.

Para votar e compor chapas, o feirante associado deverá estar em pleno gozo dos seus direitos associativos e em dia com as obrigações perante a entidade. Outra exigência é que o feirante precisa ter, pelo menos, dois anos como associado. “Nossa associação é uma entidade democrática e a eleição do próximo domingo vai expressar a vontade dos nossos associados para a gestão no próximo biênio”, diz o atual presidente da ASFET, Valdeci Ferraz Aquino.

Leia mais:  Feirantes escolhem no próximo domingo a diretoria da ASFET para o biênio 2025-27

Demandas e prioridades

Para o biênio 2025-27, as prioridades para a Feira do Produtor do Centro são as obras de reforma e modernização, cujo projeto já está concebido em sua primeira etapa – correspondente ao novo escritório administrativo e a readequação das instalações elétricas -, a  a instalação de um poço artesiano e um sistema de geração de energia fotovoltaica.

A nova diretoria também terá a missão de dar continuidade à busca de solução para o gargalo verificado no estacionamento para clientes no entorno da Feira, resultante dos significativos aumentos da população e da frota de veículos da cidade nos últimos 10 anos.

Outro desafio será concluir o processo já em andamento para adequações sanitárias na manipulação, produção e comercialização de alimentos de origem animal e outros, em cumprimento da Lei 5.348/2020 e Decreto 877/2024.

(Assessoria Especial)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana