conecte-se conosco


Cidades & Geral

MT-480: Trabalhos de reconformação nos taludes da Serra de Deciolândia (vídeo)

Publicado

O trecho da MT-480 na Serra de Deciolândia passa por trabalhos de reconformação para estabilização dos taludes que sofreram a ação das fortes chuvas verificadas os primeiros três meses do ano.

A atividade é realizada – sem interrupção do tráfego de veículos – pela Associação dos Produtores da MT-480, entidade conveniada junto ao governo do Estado para manutenção da rodovia. (Assista vídeo ao final do texto)

Edilson Sampaio, no andamento das obras: “Estamos finalizando esse trabalho através da Associação, com o governo do Estado”.

Segundo o gerente operacional da associação, Edílson Sampaio, a intensidade das chuvas provocou erosão em taludes e rompimento de algumas caixas de contenção. Para correção dos problemas, é realizada a reconformação dos taludes afetados, que inclui fibromanta projetada com ‘Acetamulch’, método que consiste na aplicação hidromecânica (hidrossemeadura) de uma massa pastosa composta por fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica viva para correção do solo e nutrição do material orgânico introduzido.

Procedimento (nos locais claros) fixa no local um consórcio de plantas gramíneas e leguminosas de porte herbáceo e arbustivo de alta rusticidade.

Este procedimento fixa no local um consórcio de plantas gramíneas e leguminosas de porte herbáceo e arbustivo de alta rusticidade para cobertura do solo e sua estabilização através de um sistema radicular profundo e robusto. “O material dá mais compactação e consistência (…) Estamos finalizando esse trabalho através da Associação, com o governo do Estado”, relatou Edílson, que citou as participações das empresas Guaxe Construtora e Conspizza Soluções Ambientais.

Leia mais:  Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Após a conclusão dos trabalhos, os taludes receberão um sistema de cortinas atirantadas, que consistem em estruturas de concreto armado que, por sua vez, trabalham em conjunto com tirantes constituídos por cordoalhas ou por monobarras. Na prática, é uma parede em concreto armado com rigidez suficiente para minimizar os deslocamentos do terreno.

O trabalho será executado por empresa especializada, cuja contratação ocorrerá por certame licitatório pelo governo estadual.

publicidade

Cidades & Geral

Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Publicado

Uma forte e extensa massa de ar frio atinge o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

Em Mato Grosso, o frio poderá ser recorde a partir da noite de quarta-feira (18), com mínimas de 7°C na capital, Cuiabá, e de 5° C em Tangará da Serra. Na quinta-feira, os termômetros poderão apontar 4°C na cidade da Serra de Tapirapuã (Veja imagem abaixo).

A friagem deverá persistir por até uma semana, segundo previsões nos principais sites especializados em meteorologia do país, como o Clima Tempo, o Cptec/Inpe e o Inmet.

A figura a seguir, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresenta a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19 (quarta-feira e quinta-feira).
Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira onde as temperaturas deverão ser negativas.

Leia mais:  Governador autoriza licitação do primeiro lote de pavimentação da MT-358, no Chapadão

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana