conecte-se conosco


Cidades & Geral

MT-480: Serra receberá trabalhos de reconformação; Obra definitiva é estimada em R$ 20 milhões

Publicado

O trecho da MT-480 na Serra de Deciolândia receberá, já a partir desta semana, trabalhos de reconformação para estabilização do talude que vem sofrendo processo erosivo em razão das chuvas. É o que informa a Associação dos Produtores da MT-480, entidade conveniada junto ao governo do Estado para manutenção da rodovia.

Trecho na Serra de Deciolândia foi construído sobre uma estrutura natural, de arenito, de baixa estabilidade.

Segundo o gerente operacional da associação, Edílson Sampaio, a reconformação é uma técnica empregada no tratamento da instabilidade do talude afetado, com trabalhos de limpeza, revegetação, drenagem, instalação de canaletas, entre outras intervenções. “É um trabalho emergencial para manter a estabilidade até que seja aplicada uma cortina atirantada, que é a solução definitiva para aquele problema”, disse.

Em reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura, ontem (terça, 07), Sampaio recebeu do governo do Estado a informação de que o projeto para implantação da cortina atirantada está em fase de finalização e que, após, haverá a licitação e contratação da empresa que executará os trabalhos. A obra é estimada pelo governo estadual em cerca de R$ 20 milhões.

Leia mais:  Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

A previsão é de que estes trabalhos definitivos sejam executados no segundo semestre do ano que vem. “Enquanto isso, vamos trabalhar na reconformação do talude e fazer a manutenção até maio, quando a serra receberá a obra definitiva”, completou Edilson Sampaio.

O que é?

Modelo de cortina atirantada para contenção de taludes e encostas.

O trecho na Serra de Deciolândia foi construído sobre uma estrutura natural, basicamente de arenito, recebendo curvas de nível durante as obras.

Para terrenos como este, a cortina atirantada é uma técnica apropriada para contenção dos taludes e encostas, onde o solo – que recebe grande carga – apresenta pouca resistência e estabilidade.

Nesta técnica, as intervenções incluem estruturas de concreto armado que trabalham em conjunto com tirantes constituídos por cordoalhas ou por monobarras. Na prática, é uma parede em concreto armado com rigidez suficiente para minimizar os deslocamentos do terreno.

publicidade

Cidades & Geral

Clubes de Serviço: Rotary de Tangará da Serra iniciam nesta quinta-feira as trocas de diretorias

Publicado

Os Rotary do Distrito 4440 darão início hoje (quinta, 30) à série de solenidades festivas de trocas de diretorias para o ano rotário 2022/2023. A região 06 do Distrito, que é sediada por Tangará da Serra, é composta também pelos municípios vizinhos de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

Alfredo Nuernberg assumirá em julho como governador assistente da Região 06 do Rotary Distrito 4440.

A primeira nova diretoria a ser empossada é a do Rotary Club Tangará Cidade Alta, com festiva ocorrendo logo mais, à noite, a partir das 20hs, na Casa da Amizade. Na ocasião, tomará posse na presidência do clube o bancário Luiz Antônio Fontana Junior, em lugar do empresário Eleçandro José de Oliveira.

Até o dia 11 de julho serão empossadas as novas diretorias do Rotary Club Tangará da Serra, Tangará da Serra Centro e Tangará da Serra Águas do Sepotuba, assim como os clubes de Barra do Bugres, Denise e Nova Olímpia.

As posses em julho também ocorrerão no Rotaract, Interact, Rotary Kids e Associação das Senhoras Rotarianas (ASR). O governador assistente do Distrito 4440 para a região 06 do ano rotário 2022/2023 será o empresário Alfredo Acácio Nuernberg.

Leia mais:  Aeroporto Regional: “Previ isso ano passado”, disse Mendes, sobre falta empreiteiras no MT

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana