As preocupações com a situação da rodovia MT-358 voltaram à tona ontem à tarde, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Tangará da Serra.
O vereador Sebastian Ramos (Professor Sebastian, do PTB) reiterou cobrança pela duplicação do trecho entre o acesso ao campus da Unemat e o Distrito de Progresso, onde aponta um índice elevado de ocorrências de trânsito. “Não é preciso pesquisar muito na internet para encontrar notícias sobre acidentes naquele trecho”, disse, em sua fala na tribuna.

No teor da propositura, o vereador sugere parceria entre município e Estado para viabilizar a duplicação.
À redação do EB, Sebastian informou que a solicitação será enviada ao governo do Estado. “Estamos remetendo mais uma vez esta cobrança, na tentativa de termos uma resposta positiva (…) entendemos que esse trecho precisa ser duplicado”, disse o vereador, citando a necessidade de inclusão de ciclovia e acostamento no trajeto.
A indicação de Sebastian ao governo estadual figurou ontem no pequeno expediente sob número 215/2022. No teor da propositura, o vereador sugere parceria entre município e Estado para viabilizar a duplicação.
Precariedade
A situação precária do trajeto da MT-358 entre Tangará e a Serra dos Parecis segue motivando reclamações da população e das autoridades do município.
Ontem à tarde, em conversa com a reportagem do EB, o vereador Eduardo Sanches (UB) externou sua preocupação com o trajeto. “Há uma demora injustificável para iniciar os reparos naquele trecho”, disse, afirmando que levará o caso, mais uma vez, para discussão na capital do Estado, junto ao governo e à concessionária Via Brasil, responsável pelo trecho.
Contrato
Sob concessão desde maio do ano passado, a MT-358 tem sido um problema crônico para as populações dos municípios servidos pela rodovia – Tangará da Serra e Nova Olímpia – e pelos demais usuários que precisam por ela transitar.
Na tentativa de resolver o problema, o governo concessionou a estrada junto à iniciativa privada, mas a lentidão nas intervenções causa insatisfação entre cidadãos e autoridades locais.
Até agora, apenas o trecho Nova Olímpia – Barra do Bugres vem recebendo melhorias, desde que a concessionária assumiu a gestão da rodovia.
A partir do segundo ano de vigência do contrato, além da restauração do pavimento, está prevista a instalação de redutores eletrônicos de velocidade nas travessias urbanas de Assari, Nova Olímpia, Tangará da Serra e, também, no entroncamento com a BR-364.
Somente na travessia urbana de Tangará da Serra, o contrato prevê um redutor eletrônico, com travessia de pedestres, no início do perímetro (contorno/anel viário) para quem vem de Nova Olímpia, e outros quatro (incluindo uma rotatória vazada e três rotatórias alongadas, com passarelas de pedestres) até retomada da MT-358, através da Avenida Lions Internacional, saída para Campo Novo do Parecis.
Já no trecho até a Serra dos Parecis, o contrato prevê, nos anos seguintes, implantação de trevo no entroncamento com a MT-339, ajustes e correções no trecho em declive da serra, entre outras intervenções e melhorias.