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Infraestrutura & Logística

MT-358, no Chapadão do Rio Verde, receberá 53 km de asfalto; MT-488 também no cronograma

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A Associação dos Produtores do Chapadão do Rio Verde encaminhou projeto para pavimentação de 53 quilômetros da MT-358, no trecho desde o entroncamento com a BR-364, na localidade de Itanorte, até proximidades da Fazenda Branca.

A informação foi repassada ao Enfoque Business por representantes do governo estadual durante reunião entre o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e o Consórcio intermunicipal do Alto do Rio Paraguai, realizada no último sábado, em Tangará da Serra.

O projeto já está em análise na Sinfra-MT, que abrirá processo licitatório para viabilização das obras, que ocorrerão através de parceria público-privada, a partir de convênio a ser celebrado entre o governo estadual e a Associação de Produtores do Chapadão do Rio Verde.

Ao todo, o projeto prevê 53 quilômetros de pavimentação, divididos em duas etapas, sendo 33 quilômetros a ser executado já a partir deste ano, no período seco.

Trecho

O trecho da MT-358 em questão, localizado no Chapadão do Rio Verde, antigamente compunha o traçado da BR-364.

Segundo produtores locais, as más condições de trafegabilidade no trecho resultam em grandes prejuízos ocasionadas por atoleiros e pela necessidade de reparos emergenciais por conta dos próprios usuários. Com isso, também há atrasos na saída das carretas para escoamento, além de perdas aos caminhoneiros em razão dos dias parados e despesas mecânicas.

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As principais culturas no Chapadão do Rio Verde são soja, milho e algodão, cujas lavouras ocupam cerca de 120 mil hectares. As demais culturas são arroz, girassol, milho pipoca e feijão, que somam perto de oito mil toneladas, além da produção de cinco hectares de eucalipto e 10 mil cabeças de gado.

Para se ter uma ideia, há quatro anos (2016), o faturamento com a safra na região do Chapadão passou dos R$ 500 milhões, gerando uma arrecadação de R$ 7,4 milhões com o Fundo Especial para o Transporte e Habitação (Fethab), sem contar o transporte de gado. A atividade produtiva na localidade resulta em aproximadamente 1.000 empregos diretos.

MT-488

O governo do Estado deverá firmar parceria, também, com produtores rurais de Campo Novo do Parecis, Brasnorte e Nova Maringá. O objetivo é a pavimentação da MT-488.

A confirmação é do presidente da MT Par, Wener Santos. Segundo ele, as obras também serão viabilizadas através de convênio entre o governo estadual, prefeituras e associação de produtores. “Estamos formando outra grande parceria para pavimentar mais uma importante rodovia que serve a uma região de alta produção”, disse Wener.

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A MT-488 segue de Campo do Parecis a Tapurah, passando pelo território do município de Brasnorte e, também, pela cidade de Nova Maringá, num total de 200 quilômetros. A extensão da estrada a ser pavimentada ainda será definida, mas deverá compreender ao menos parte dos trajetos entre Campo Novo do Parecis e o município de Brasnorte (69,84 km) e, daí, até Nova Maringá (42,35 km).

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Infraestrutura & Logística

Governo publica edital para licitar pavimentação da MT-426, na região da Calcário, em Tangará

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O governo do Estado publicou no início deste mês de julho o edital de abertura de certame licitatório para obras de pavimentação da MT-426, na região da Calcário Tangará/São Jorge e Fazenda Netolândia, em Tangará da Serra.

O edital (RDC 059/2022) foi publicado com data de 01 de julho e prevê, em regime diferenciado, contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de implantação e pavimentação de 21,36 quilômetros da MT-426, desde a entrada da empresa Calcário Tangará até o entroncamento com a MT-358, proximidades da Serra dos Parecis, e, também, 17,24 quilômetros na MT-170, a partir da bifurcação com a 426, em direção ao distrito de São Jorge. Neste trecho, o projeto inclui a substituição da ponte de madeira existente sobre o rio Formoso, naquele distrito, por uma ponte de concreto. Extensão total, portanto, é de 38,60 quilômetros, com o governo estadual executando com a conclusão prevista até final de 2024, sem necessidade de parceria com associação de produtores.  (Veja, na imagem abaixo, trajeto a ser pavimentado)

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O projeto, no entanto, foi custeado com recursos privados de R$ 381 mil, através da Associação dos Produtores da MT-426/170, com aprovação pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) em março deste ano.

Região produtora

Um dos articuladores das obras que serão licitadas é Edilson Sampaio, que coordena as obras de pavimentação da MT-339, como superintendente da Associação dos Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339. Ele, que foi informado da licitação durante uma visita à Sinfra-MT na semana passada, destaca a importância da pavimentação daquela rodovia, que atende a uma região que responde por importantes atividades econômicas – como produção de calcário e pecuária. “É preciso enaltecer a proatividade do governo do Estado, que dará uma solução definitiva para um problema que se arrasta a décadas. A pavimentação vai impulsionar a economia daquela região, que sempre contribuiu em alta conta para o município e ao próprio estado”, disse.

Segundo estimativas da associação dos produtores da localidade, somente em calcário a região produziu em 2021 um total de 1,18 milhão de toneladas, o que representou cerca de 40 mil viagens de caminhões carregados, cada um, com uma média de com 30 toneladas de carga do insumo.

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Há, também, uma intensa movimentação de gado de corte na região, advinda de um grande confinamento. Segundo informações repassadas por produtores da região, a pecuária de corte movimentou, por sua vez, cerca de 15 mil cargas vivas em 2021.

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