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Infraestrutura & Logística

MT-343: Primeira etapa da pavimentação está concluída; Rodovia liga Cáceres, Porto Estrela e Barra do Bugres

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Foi concluída a primeira etapa da pavimentação de 30 quilômetros da MT-343, entre os municípios de Barra do Bugres e Cáceres, na região Oeste de Mato Grosso. As obras são de responsabilidade do governo estadual, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

Esses primeiros 30 quilômetros fazem parte de um dos três lotes de obras que estão em andamento na rodovia. Ao todo serão pavimentados 120 quilômetros da MT-343, que liga os municípios de Cáceres, Porto Estrela e Barra do Bugres, bem como a interligação das rodovias federais BR-070 e BR-364.

Primeiros 30 quilômetros fazem parte de um dos três lotes de obras que estão em andamento na rodovia.

De acordo com o engenheiro Alexandre Zigoski, superintendente de Execução e Fiscalização de Obras da Sinfra, já foi asfaltada a metade da extensão prevista no trecho entre o município de Porto Estrela e o distrito de Vila Aparecida, em Cáceres. A expectativa é de que a pavimentação desse trecho, com extensão total de 64,4 quilômetros, seja entregue no início do ano que vem.

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Além desse lote, está em andamento a pavimentação de outros 30,8 quilômetros, no trecho que vai do entroncamento da MT-246, em Barra do Bugres, até o município de Porto Estrela. Também está em andamento o último trecho da rodovia, já em Cáceres, que vai do KM 46,5 até o fim do pavimento no município. Serão asfaltados 24,6 quilômetros nesse trecho.

Ao todo serão pavimentados 120 quilômetros da MT-343, que liga os municípios de Cáceres, Porto Estrela e Barra do Bugres.

Para a pavimentação dos 120 quilômetros da MT-343, o Governo do Estado está investindo R$ 84,2 milhões. Além do asfaltamento, também está em execução a construção de quatro pontes de concreto sobre os Rios Cachoeirinha e Saloba Grande e Córregos Figueirinha e Ribeirão Três, com investimento total de R$ 8 milhões.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Marcelo de Oliveira, as obras que na MT-343 são fundamentais para a logística da região. “Essa pavimentação vai interligar a região produtora do Médio-Norte, em Barra do Bugres, diretamente ao Porto de Cáceres e à Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso, que também está em obras”, afirmou o secretário.

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(Ascom/Sinfra – Texto e Fotos)

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Infraestrutura & Logística

Obras autorizadas na 358, no Chapadão, consolidam uma solução para os gargalos logísticos do MT

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A autorização para pavimentação da MT-358, trecho Itanorte-Chapadão do Rio Verde atesta o acerto de uma modalidade que tem se apresentado como solução eficiente para obras estruturantes: as parcerias público-privadas (PPPs).

Ao firmar convênio com associações de produtores, o governo soluciona problemas de infraestrutura que representam grandes gargalos logísticos. Afinal, estradas não pavimentadas representam entraves que comprometem o escoamento e, assim, refletem diretamente nos custos de produção. “É uma fórmula inteligente, que proporciona ao governo solucionar estes gargalos através de uma parceria com entidades confiáveis, de credibilidade, que são as associações de produtores”, observa o superintendente da Associação Rio Verde, Edilson Sampaio, que estará à frente dos trabalhos na MT-358.

Governador e membros da Associação Rio Verde: Convênio e solução de gargalo logístico.

Em Tangará da Serra, as obras de pavimentação no alto do Chapadão do Rio Verde, na divisa com Campo Novo do Parecis, se converterá no quarto êxito das PPPs, que consistem em convênio entre governo do Estado e associações de produtores.

Prazos

A autorização assinada na última sexta-feira (13) pelo governador Mauro Mendes é o ‘start’ para pavimentação do primeiro lote, de 23,6 quilômetros de um trecho ainda não pavimentado de 130 quilômetros da MT-358, até o entroncamento com a MT-388, na direção oeste do estado. Serão dois anos para conclusão, contando o segundo lote, de 31 km, a ser autorizado pelo governo até 2023. A previsão para pavimentação do trajeto total – de 130 km – é de quatro anos.

Edílson Sampaio: “Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada”.

Antes do convênio com a Associação Rio Verde, o governo do Estado já havia firmado na região parcerias para manutenção da MT-480 (Associação de Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339, entre Tangará da Serra e Deciolândia) e para pavimentação da MT-339 (mesma associação, na rodovia que liga Tangará a Panorama, no oeste do estado) e da MT-240 (Associação dos Produtores da Rodovia MT-240, entre Tangará e Santo Afonso). Estas duas últimas rodovias estão com obras em andamento. “Aos poucos estamos incrementando nossa malha rodoviária regional com asfalto de boa qualidade e manutenção permanente. Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada, com a classe produtora participando destas ações”, destaca Edilson Sampaio, que coordena os quatro trabalhos.

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Ligação

O vice-presidente da Associação Rio Verde, Ildo Crestani, externou satisfação em ver um antigo problema sendo solucionado. “Iniciaremos com 23 quilômetros, mas precisamos dar sequência. Esta obra não pode parar, pois ela não se resume no atendimento às nossas demandas de produtor rural, mas também representará uma importante ligação para o oeste/noroeste de Mato Grosso e ao estado de Rondônia”, destacou o produtor, ao usar a palavra durante o ato de assinatura da autorização para o primeiro lote do trecho.

Já o presidente da entidade conveniada, Macleibert Formigoni, destacou a confiança do governo estadual e a perseverança dos produtores do Chapadão do Rio Verde para estabelecer o compromisso de pavimentar uma via que até alguns anos não constava no cronograma do governo. “Selamos uma união entre a boa vontade de um governo sério como o de Mauro Mendes e a força do agronegócio. Estamos felizes pela conquista e isto nos serve de motivação para seguir trabalhando e produzindo em nome da nossa região e de Mato Grosso”, afirmou.

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