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Infraestrutura & Logística

MT-339: Cronograma prevê mais 40 km de asfalto em 2022 e conclusão das obras em 2023

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A MT-339 receberá mais 40 quilômetros de pavimentação em 2022 e terá as obras concluídas em 2023. Esta foi a mensagem destacada na reunião que houve no último sábado (19), no município de Salto do Céu.

O encontro foi promovido pela Associação dos Produtores Rurais da Rodovia MT-480 e MT 339, na Fazenda Boa Esperança, às margens da rodovia. Além dos membros da diretoria da entidade, participaram produtores rurais, empresários e lideranças políticas, como os prefeitos de Salto do Céu, Mauto Teixeira Espíndola (Solidariedade), e de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), além de vereadores do município da região oeste e secretários municipais dos dois municípios. O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura de Tangará da Serra, Marcos Scolari, também marcou presença.

Conduzida pelo presidente da Associação, João Carlos Introvini, e pelo gerente operacional da entidade, Edílson Sampaio, a reunião contou com cerca de 50 pessoas.

Reunião definiu detalhes sobre a retomada das obras de pavimentação da MT-339.

A construção de mais 40 quilômetros de asfalto foi confirmada por Edílson Sampaio. Com isto, a pavimentação da 339, que já conta com pouco mais de 20 quilômetros (entre a MT-358 e a Curva da Santa, região do Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra), alcançará a ponte sobre o rio Sepotuba, na localidade de Nova Fernandópolis, em Barra do Bugres.

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A rodovia tem uma extensão de 122 quilômetros desde o entroncamento da MT-358, em Tangará da Serra, até a localidade de Panorama, onde encontra a MT-170, já no município de Rio Branco, região oeste do estado.

Rodovia tem uma extensão de 122 quilômetros desde o entroncamento da MT-358, em Tangará da Serra, até a localidade de Panorama, onde encontra a MT-170.

“Temos um projeto executivo sendo cumprido e nossa previsão é concluir a obra em 2023”, afirmou Edílson Sampaio, enfatizando que os trabalhos tiveram uma pausa em razão das chuvas e que a retomada da pavimentação acontecerá assim que cessar o período chuvoso. Ainda assim, segundo Sampaio, há trabalhos complementares em execução, como sinalização e drenagem de águas pluviais no trecho já pavimentado da rodovia.

Participações

De acordo com Edílson Sampaio, a reunião foi importante também para reforçar o apoio de produtores e dos municípios de Salto do Céu e Tangará da Serra. Muitos produtores presentes na reunião confirmaram colaboração nos trabalhos com disponibilização de cascalho e recursos financeiros.

“Temos um projeto executivo sendo cumprido e nossa previsão é concluir a obra em 2023”, afirmou Edílson Sampaio.

“A pavimentação desta estrada representará segurança e economia de tempo e de custos” observou o empresário e produtor rural Luit Smitt. Outro produtor, João Pedro Borgonove, de Salto do Céu, sugeriu a promoção de um leilão de gado para alavancar recursos para o custeio da obra, proposta imediatamente aprovada entre os presentes, muitos deles se disponibilizando a colaborar com a doação de animais para o remate.

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Além da colaboração de fazendeiros, a obra contará com participação dos municípios de Tangará da Serra e Salto do Céu. Vander Masson, prefeito de Tangará da Serra, anunciou que solicitará à Câmara Municipal, via projeto de lei, autorização para destinar R$ 3 milhões para as obras de pavimentação da rodovia.

Já Mauto Espíndola, prefeito de Salto do Céu, declarou que o município providenciará participação com R$ 1 milhão. “Temos interesse em comum e esta rodovia será muito importante para o desenvolvimento da região, compensando qualquer investimento que fizermos”, justificou.

As obras de pavimentação dos 122 quilômetros da rodovia MT-339 estão orçadas em R$ 176 milhões, com aproximadamente R$ 2 milhões já investidos pela Associação através de convênio com o governo do Estado.

 

 

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Infraestrutura & Logística

Obras autorizadas na 358, no Chapadão, consolidam uma solução para os gargalos logísticos do MT

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A autorização para pavimentação da MT-358, trecho Itanorte-Chapadão do Rio Verde atesta o acerto de uma modalidade que tem se apresentado como solução eficiente para obras estruturantes: as parcerias público-privadas (PPPs).

Ao firmar convênio com associações de produtores, o governo soluciona problemas de infraestrutura que representam grandes gargalos logísticos. Afinal, estradas não pavimentadas representam entraves que comprometem o escoamento e, assim, refletem diretamente nos custos de produção. “É uma fórmula inteligente, que proporciona ao governo solucionar estes gargalos através de uma parceria com entidades confiáveis, de credibilidade, que são as associações de produtores”, observa o superintendente da Associação Rio Verde, Edilson Sampaio, que estará à frente dos trabalhos na MT-358.

Governador e membros da Associação Rio Verde: Convênio e solução de gargalo logístico.

Em Tangará da Serra, as obras de pavimentação no alto do Chapadão do Rio Verde, na divisa com Campo Novo do Parecis, se converterá no quarto êxito das PPPs, que consistem em convênio entre governo do Estado e associações de produtores.

Prazos

A autorização assinada na última sexta-feira (13) pelo governador Mauro Mendes é o ‘start’ para pavimentação do primeiro lote, de 23,6 quilômetros de um trecho ainda não pavimentado de 130 quilômetros da MT-358, até o entroncamento com a MT-388, na direção oeste do estado. Serão dois anos para conclusão, contando o segundo lote, de 31 km, a ser autorizado pelo governo até 2023. A previsão para pavimentação do trajeto total – de 130 km – é de quatro anos.

Edílson Sampaio: “Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada”.

Antes do convênio com a Associação Rio Verde, o governo do Estado já havia firmado na região parcerias para manutenção da MT-480 (Associação de Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339, entre Tangará da Serra e Deciolândia) e para pavimentação da MT-339 (mesma associação, na rodovia que liga Tangará a Panorama, no oeste do estado) e da MT-240 (Associação dos Produtores da Rodovia MT-240, entre Tangará e Santo Afonso). Estas duas últimas rodovias estão com obras em andamento. “Aos poucos estamos incrementando nossa malha rodoviária regional com asfalto de boa qualidade e manutenção permanente. Essa é a nossa proposta para atender uma região que produz em escala e assegurar uma logística de transportes adequada, com a classe produtora participando destas ações”, destaca Edilson Sampaio, que coordena os quatro trabalhos.

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Ligação

O vice-presidente da Associação Rio Verde, Ildo Crestani, externou satisfação em ver um antigo problema sendo solucionado. “Iniciaremos com 23 quilômetros, mas precisamos dar sequência. Esta obra não pode parar, pois ela não se resume no atendimento às nossas demandas de produtor rural, mas também representará uma importante ligação para o oeste/noroeste de Mato Grosso e ao estado de Rondônia”, destacou o produtor, ao usar a palavra durante o ato de assinatura da autorização para o primeiro lote do trecho.

Já o presidente da entidade conveniada, Macleibert Formigoni, destacou a confiança do governo estadual e a perseverança dos produtores do Chapadão do Rio Verde para estabelecer o compromisso de pavimentar uma via que até alguns anos não constava no cronograma do governo. “Selamos uma união entre a boa vontade de um governo sério como o de Mauro Mendes e a força do agronegócio. Estamos felizes pela conquista e isto nos serve de motivação para seguir trabalhando e produzindo em nome da nossa região e de Mato Grosso”, afirmou.

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