conecte-se conosco


Cidades & Geral

Moradores precisam atualizar CadÚnico para terem direito a descontos na conta de luz

Publicado

Para ter benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica cidadãos devem manter dados atualizados

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício concedido pelo Governo Federal, mas que muitas pessoas desconhecem. A Prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), está desenvolvendo um amplo trabalho para localizar as famílias que tem direito a esse benefício. Com ele, o cidadão poderá ter descontos entre 10% e 65% na conta de luz, mas para isso é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

A secretária de Assistência Social do Município, Márcia Kiss, explica que tem direito ao benefício: famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social); famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, com portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico necessite de uso continuado de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica.

Leia mais:  Governador autoriza licitação do primeiro lote de pavimentação da MT-358, no Chapadão

“É muito importante que as pessoas estejam com o Cadastro Único atualizado, pois agora, de forma automática, após análise dos dados do CadÚnico, o Governo vai conceder descontos proporcionais às pessoas na conta de energia mensal. Imagina, receber descontos que podem ser de 10 a até 65%”, relatou a secretária.

Márcia Kiss explica que para manter as informações do CadÚnico atualizadas basta o cidadão ir a um dos CRAS do Município a cada dois anos no máximo. “Hoje, em tempos tão difíceis que a gente tem enfrentado, e você conseguir um desconto de 65% de energia é muito importante. E não há custo algum para o beneficiário, basta vir a um dos CRAS e fazer a atualização dos dados no Cadastro Único”, continuou.

“Então, eu convido a todos os moradores que se enquadram nesses requisitos, que procurem o CRAS mais perto de sua casa, com documentos pessoais e com a conta de energia, que a gente atualiza o seu cadastro e em breve, automaticamente, você vai ter esse desconto”, pontuou. Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município estão localizados nos seguintes bairros: Vila Araputanga, Jardim Rio Preto e Jardim Monte Líbano.

Leia mais:  Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Cadastro Único

O CadÚnico é uma plataforma do Governo Federal em que são inseridos dados pessoais sobre renda, moradia, entre outros, da população cadastrada. É com base nas informações deste sistema que é gerado o Número de Inscrição Social (NIS), critério para acesso aos benefícios e programas sociais Federais, Estaduais e Municipais, como o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Ser Família Emergencial, Auxílio Emergencial, Auxílio Gás, moradia (Casa Verde Amarela), dentre outros.

Tarifa Social de Energia

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) dá direito a descontos progressivos na conta de luz mensal de até 65%, concedido aos primeiros 220 kWh de consumo, para clientes residenciais cadastrados nos programas sociais CadÚnico ou BPC do Governo Federal. O desconto varia de acordo com a faixa de consumo de energia da residência.

(Assessoria)

publicidade

Cidades & Geral

Meteorologia prevê onda de frio intenso no país; Tangará da Serra poderá ter mínimas de 5°C

Publicado

Uma forte e extensa massa de ar frio atinge o Brasil a partir de domingo (15) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem.

Em Mato Grosso, o frio poderá ser recorde a partir da noite de quarta-feira (18), com mínimas de 7°C na capital, Cuiabá, e de 5° C em Tangará da Serra. Na quinta-feira, os termômetros poderão apontar 4°C na cidade da Serra de Tapirapuã (Veja imagem abaixo).

A friagem deverá persistir por até uma semana, segundo previsões nos principais sites especializados em meteorologia do país, como o Clima Tempo, o Cptec/Inpe e o Inmet.

A figura a seguir, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apresenta a previsão de temperatura mínima no início da manhã dos dias 18 e 19 (quarta-feira e quinta-feira).
Tons em azul e roxo indicam áreas com previsão de temperatura mínima menor que 12°C. Destaque para áreas das Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira onde as temperaturas deverão ser negativas.

Leia mais:  Governador autoriza licitação do primeiro lote de pavimentação da MT-358, no Chapadão

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana