TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Monitoramento indica alto risco e governo antecipa proibição do uso de fogo no Pantanal

Publicado em

O Governo de Mato Grosso deu início, nesta segunda-feira (17.06), à Operação de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal. A ação integrada das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Segurança Pública tem como objetivo antecipar a distribuição de militares em regiões estratégicas e, com isso, prevenir o combate ao fogo. Vinte e nove bombeiros já combatem dois incêndios no bioma.

“Nos últimos anos, o Governo do Estado tem intensificado sua resposta contra o fogo, com cada vez mais investimentos que possibilitam o lançamento desta operação. O objetivo é trabalhar preventivamente, atuando com todas as forças já disponíveis, ainda no início dos primeiros incêndios, para evitar cenários de desastre no futuro”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

“Além da distribuição de equipes para o combate aos incêndios, também estaremos em campo alertando a população para não usar o fogo sob nenhuma hipótese. Isso é crime, seja na zona rural ou urbana, e o Corpo de Bombeiros já está responsabilizando quem prejudica o meio ambiente, com mais de R$ 39 milhões em multas aplicadas neste ano”, completou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Mais de 50 bombeiros e brigadistas (foto acima) estarão distribuídos em Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres. A distribuição tem como objetivo cobrir, principalmente, as unidades de conservação, como os Parques Estaduais Encontro das Águas e do Guiará, além da Reserva de Patrimônio Nacional do Sesc Pantanal.

Durante o período proibitivo, o Governo de Mato Grosso irá disponibilizar, também, um avião de atuação exclusiva no Pantanal. No total, são seis aviões para combate direto aos incêndios, sendo quatro da Defesa Civil Estadual, por meio de um contrato de locação avaliado em R$ 8,6 milhões, e dois do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

Participaram da solenidade o deputado estadual Carlos Avallone e representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sesc Pantanal e demais instituições que dão apoio logístico e operacional no combate aos incêndios florestais.

Bombeiros em ação

Nesta segunda-feira, 29 bombeiros militares já combatem dois incêndios no Pantanal, nas proximidades de Porto Conceição, região de divisa entre Cáceres e Poconé, e da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Em Porto Conceição, o Corpo de Bombeiros conta com apoio de brigadistas do ICMBio.
Em ambos os incêndios, a principal ação de combate é a construção de aceiros para impedir o avanço das chamas. As equipes utilizam caminhonetes, pás-carregadeiras, barco e quadriciclo para chegarem aos locais de difícil acesso.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, monitora os dois incêndios com satélites para orientar as equipes em campo.

Novo período proibitivo

Além da operação, nesta segunda-feira se inicia o período proibitivo do uso do fogo no Pantanal. O período, previsto para 1º de julho, foi antecipado em duas semanas em razão das condições climáticas da região, com agravamento da estiagem nos próximos meses.

(Texto e fotos: Secom-MT)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Prefeitura entrega 320 títulos de propriedade a famílias de Tangará da Serra

Published

on

Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Vander Masson oficializou a entrega de 320 títulos de propriedade a famílias de diversos bairros de Tangará da Serra. A cerimônia aconteceu no ginásio da Escola Estadual Gentila Susin Muraro e reuniu autoridades, beneficiários e representantes das entidades envolvidas.

O prefeito Vander Masson (foto ao lado) enfatizou o valor simbólico e prático da conquista. “Esse título representa muito mais do que um pedaço de papel: ele é a chave para a realização de sonhos, para a segurança de um lar e para a dignidade que toda família merece ter”, declarou.

A ação foi coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano e Inovação, em parceria com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal.

Os documentos foram entregues a moradores da Poligonal de Intervenção do Projeto Parque Linear, localizado às margens do Córrego Figueira. Foram contempladas famílias dos bairros Loteamentos San Diego e San Diego II, parte do Loteamento Monte Líbano e das Vilas Alta 2, 3 e 5.

Além dessas localidades, também foram beneficiadas famílias atendidas pelo programa Regulariza Tangará, que abrange os bairros Jardim dos Ipês, Jardim Presidente, Vila Goiás, Jardim Maringá, Jardim Bela Vista, Morada do Sol, Jardim Vitória e Vila Esmeralda 1 e 2.

Com a entrega dos títulos, a Prefeitura reafirma o compromisso com políticas públicas que impactam diretamente na vida das pessoas, promovendo dignidade e fortalecendo os vínculos entre o cidadão e a cidade onde vive.

(Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana