TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Monitoramento indica alto risco e governo antecipa proibição do uso de fogo no Pantanal

Publicado em

O Governo de Mato Grosso deu início, nesta segunda-feira (17.06), à Operação de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal. A ação integrada das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Segurança Pública tem como objetivo antecipar a distribuição de militares em regiões estratégicas e, com isso, prevenir o combate ao fogo. Vinte e nove bombeiros já combatem dois incêndios no bioma.

“Nos últimos anos, o Governo do Estado tem intensificado sua resposta contra o fogo, com cada vez mais investimentos que possibilitam o lançamento desta operação. O objetivo é trabalhar preventivamente, atuando com todas as forças já disponíveis, ainda no início dos primeiros incêndios, para evitar cenários de desastre no futuro”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

“Além da distribuição de equipes para o combate aos incêndios, também estaremos em campo alertando a população para não usar o fogo sob nenhuma hipótese. Isso é crime, seja na zona rural ou urbana, e o Corpo de Bombeiros já está responsabilizando quem prejudica o meio ambiente, com mais de R$ 39 milhões em multas aplicadas neste ano”, completou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Leia mais:  Superlotação e insegurança motivam medidas urgentes em prisões de Arenápolis e Nortelândia

Mais de 50 bombeiros e brigadistas (foto acima) estarão distribuídos em Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres. A distribuição tem como objetivo cobrir, principalmente, as unidades de conservação, como os Parques Estaduais Encontro das Águas e do Guiará, além da Reserva de Patrimônio Nacional do Sesc Pantanal.

Durante o período proibitivo, o Governo de Mato Grosso irá disponibilizar, também, um avião de atuação exclusiva no Pantanal. No total, são seis aviões para combate direto aos incêndios, sendo quatro da Defesa Civil Estadual, por meio de um contrato de locação avaliado em R$ 8,6 milhões, e dois do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

Participaram da solenidade o deputado estadual Carlos Avallone e representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sesc Pantanal e demais instituições que dão apoio logístico e operacional no combate aos incêndios florestais.

Bombeiros em ação

Nesta segunda-feira, 29 bombeiros militares já combatem dois incêndios no Pantanal, nas proximidades de Porto Conceição, região de divisa entre Cáceres e Poconé, e da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Em Porto Conceição, o Corpo de Bombeiros conta com apoio de brigadistas do ICMBio.
Em ambos os incêndios, a principal ação de combate é a construção de aceiros para impedir o avanço das chamas. As equipes utilizam caminhonetes, pás-carregadeiras, barco e quadriciclo para chegarem aos locais de difícil acesso.

Leia mais:  Vigia Mais MT: CDL de Tangará da Serra recebe 84 câmeras para videomonitoramento

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, monitora os dois incêndios com satélites para orientar as equipes em campo.

Novo período proibitivo

Além da operação, nesta segunda-feira se inicia o período proibitivo do uso do fogo no Pantanal. O período, previsto para 1º de julho, foi antecipado em duas semanas em razão das condições climáticas da região, com agravamento da estiagem nos próximos meses.

(Texto e fotos: Secom-MT)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Vigia Mais MT: CDL de Tangará da Serra recebe 84 câmeras para videomonitoramento

Published

on

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou nesta quarta-feira (21.1), a entrega de 84 câmeras de videomonitoramento, do programa Vigia Mais MT à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra. A iniciativa reforça a parceria entre o Governo do Estado e o setor empresarial para ampliar a segurança no município.

A entrega contou com a presença do prefeito em exercício de Tangará da Serra, Eduardo Sanches; do presidente da CDL, Thiago de Souza Santos; do comandante do CR 7 da Polícia Militar, Ten. Cel. Murilo Franco de Miranda; do deputado estadual Dr. João, e demais membros da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Integrante da diretoria da CDL de Tangará da Serra, a empresária Kátia Berta destacou a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e ressaltou os benefícios da iniciativa para os empresários locais. “É uma satisfação muito grande, enquanto diretoria, receber essas câmeras por meio dessa parceria com a Secretaria de Segurança do Estado. Essa ação demonstra visão estratégica e atenção às necessidades dos empresários. A parceria foi muito bem aceita e recebeu total apoio do comércio de Tangará da Serra”, afirmou.

Leia mais:  Vigia Mais MT: CDL de Tangará da Serra recebe 84 câmeras para videomonitoramento

Também presente na entrega das câmeras, o tenente-coronel Wangles dos Santos, superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e representante da SESP-MT, destacou que o programa Vigia Mais MT tem fortalecido a segurança em todo o Estado, por meio das parcerias firmadas com prefeituras, associações e entidades empresariais. “O Vigia Mais MT contribui na prevenção de crimes, recuperação de veículos roubados, produção de provas criminais, entre outros crimes. A ampliação do programa com novos parceiros, como a CDL de Tangará, demonstra compromisso do setor empresarial com a segurança e com a sociedade, fortalecendo a proteção à população”, afirmou.

Para o tenente-coronel Murilo Franco de Miranda, comandante do 7º Comando Regional de Tangará da Serra, a ampliação do sistema de monitoramento contribui diretamente para o trabalho das forças de segurança.

“O programa Vigia Mais MT é uma das principais ferramentas tecnológicas da Secretaria de Estado de Segurança Pública e permite o monitoramento de áreas estratégicas, contribuindo para a prevenção de crimes, a identificação de ocorrências e o apoio às ações policiais”, completa TC Franco.

Leia mais:  Superlotação e insegurança motivam medidas urgentes em prisões de Arenápolis e Nortelândia

Vigia Mais MT

Até o momento, 129 municípios aderiram ao Vigia Mais MT e 19.900 câmeras foram entregues. Desse total, 15.900 estão em operação no Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.

(Com informações de Ascom Sesp-MT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana