conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Transformação digital, a carne suína na China, milho e CAR estão entre os destaques da semana

Publicado

O Momento Agrícola desta semana chega, como sempre, com uma grande variedade de notícias, entrevistas e informações relacionadas ao Agro. O programa é veiculado pela rede de rádios do Agro e é produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli.

O Enfoque Business repercute o conteúdo aos finais de semana. Ao final da matéria, link com a íntegra do programa.

Nesta edição, o Momento Agrícola destaca a transformação digital, uma nova tendência que se impõe em todos os segmentos, entre eles o Agro. Uma das principais novidades são as plataformas digitais, que aos poucos tem seu uso intensificado por produtores e profissionais ligados ao setor produtivo. Nesta edição do programa, Arioli faz uma abordagem muito interessante sobre esta novidade tecnológica.

China

A China tem sido notícia todas as semanas no mundo dos negócios. Nesta, o Momento Agrícola destaca o esgotamento de quase todo o estoque de carne suína congelada dos chineses. Segundo estimativa de especialistas, o gigante asiático deve ter algo em torno de 100 mil toneladas do produto em estoque, o que daria para atender cerca de três meses a demanda interna daquele país.

Leia mais:  Momento Agrícola: Avaliações e o legado do Famato Embrapa Show são os destaques

A China, vale lembrar, é o maior produtor, consumidor e importador mundial de carne suína. Ao esgotar seus estoques de carne congelada, certamente o país poderá voltar suas atenções para outros mercados fornecedores, como o Brasil. É aguardar para ver.

Milho

Ainda sobre a China, o maior país da Ásia aumentou suas importações de milho, e o motivo é a recuperação do seu rebanho suíno, já recomposto em 60% do que dispunha antes da peste suína, em 2018. Ou seja, o apetite chinês por milho seguirá em alta.

Enquanto isso, os preços do milho também estão em patamar superior. Para se ter uma ideia, na última quarta-feira a saca de milho era vendida a R$ 50,00 em Campo Novo do Parecis. O bom preço incentivou os produtores a venderem, no mesmo dia, o milho que ainda restava em seus armazéns.

Porém, no dia seguinte (quinta, 24), no mesmo município, o mercado procurou milho a R$ 52,00 a saca. Teve produtor se arrependendo de ter vendido seu produto no dia anterior.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Arioli comenta esta conjuntura com muita propriedade no Momento Agrícola desta semana.

Outros

O programa produzido e apresentado por Ricardo Arioli traz outros assuntos relevantes para o Agro. A escala dos abates de bovinos é um destes assuntos, assim como o incentivo pelo armazenamento de carbono em solos agrícolas na Europa.

E tem mais no Momento Agrícola desta semana. No segundo, terceiro e quarto blocos, o programa aborda as análises do Cadastro Ambiental na SEMA, com Mauren Lazaretti; A reunião com a SEMA e projetistas sobre o CAR, na FAMATO, com Lucélia Avi; E a Inovação e Renovação no IMEA, com Daniel Latorraca.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

 

publicidade

Agronegócio & Produção

Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

Publicado

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceira com o Sindicato Rural, realizará a partir desta sexta-feira (01.07), quatro Dias de Campo em Tangará da Serra.

Ao todo serão realizados 100 dias de campo em todo o estado. Os encontros iniciaram e junho e seguem até o dia 14 de julho, com o objetivo de divulgar os resultados já obtidos nas propriedades e reunir os produtores rurais atendidos. Por dia, até nove eventos serão realizados de forma simultânea pelo estado abrangendo as mais diversas cadeias produtivas atendidas pela ATeG em Mato Grosso. Dentre elas estão pecuária de leite, pecuária de corte, olericultura, piscicultura, fruticultura, floricultura, ovinocultura, apicultura etc.

Em Tangará da Serra, de acordo com o Supervisor da ATeG Senar, Thiago Salapata, os Dias de Campo iniciam nesta sexta-feira, dia 1º de julho, com “Bovinocultura de leite” e segue no sábado, 2, com ‘Floricultura’. Na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, serão realizados os outros dois eventos, tratando sobre ‘Olericultura’ e ‘Fruticultura’.

Leia mais:  Em Tangará: Senar-MT promove Dias de Campo sobre leite, frutas, hortaliças e flores

“Tangará da Serra contém essas quatro cadeias já sendo assistidas pela Assistência Técnica e será presenteada com esses Dias de Campo”, afirma,

ao destacar que em todos os dias, além de temas específicos relacionados a cadeia, falarão também sobre primeiros socorros na zona rural.

“Em todos os Dias de Campo temos uma estação específica, que são os primeiros socorros, que a gente viu a necessidade no campo, pois muitas vezes os cuidados iniciais que possam ser feitos, aumentam as chances de a pessoa chegar com vida até o socorro médico ou evita um agravamento maior por causa de algum acidente com animais peçonhentos, algum envenenamento na propriedade que possa ocorrer, por exemplo”.

As atividades serão realizadas em propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial. A participação é aberta ao público e destinado a todos os produtores rurais – mesmo que não sejam atendidos pela ATeG – profissionais da área, parceiros e estudantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural.

  • Data: 01/07 (sexta-feira):
Leia mais:  Momento Agrícola: Avaliações e o legado do Famato Embrapa Show são os destaques

DIA DE CAMPO “BOVINOCULTURA DE LEITE”

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio São Gabriel/ Gleba São Paulo

 

  • Data: 02/07 (sábado)

DIA DE CAMPO FLORICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Imperial/ Comunidade São José

 

  • Data: 04/07 (segunda-feira)

DIA DE CAMPO OLERICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Chácara Santo Expedito/ Comunidade São José

 

  • Data: 05/07 (terça-feira)

DIA DE CAMPO FRUTICULTURA

Horário: das 7h30 às 11h30

Local: Sítio Dois Irmãos/ Comunidade Córrego das Pedras

 

(Fonte: Sindicato Rural de Tangará da Serra e Diário da Serra)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana